HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Viajantes da Geração Z usam agência de viagens tradicionais para curadoria, mas compram online

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Estudo aponta perfil de viagens desta geração, nascida a partir de 2001


A consultoria em turismo Mapie e seu blog de tendências Disque9, com patrocínio da Gol, realizaram uma pesquisa com mais de 400 viajantes da geração Z de todo o Brasil. A pesquisa foi conduzida através de questionários online, observação netnográfica e grupos focais para identificar as principais características e desejos dos pós-millennials e que mudanças eles protagonizarão no setor.
“A geração Z, ou Geração Gol como estamos chamando na pesquisa, é formada por um grupo de indivíduos mais pragmáticos e resilientes que os millennials que os antecedem. Toda geração atual corrige os excessos da geração anterior e com isso, queríamos entender que transformações podem ocorrer no universo das viagens com estas mudanças de perfil” diz Carolina Sass de Haro, sócia diretora da Mapie e pesquisadora líder do projeto.
A sócia da Mapie explica que usar o termo Geração Gol é porque a companhia área nasceu em 2001, revolucionando a aviação brasileira com uma nova proposta e modelo de negócio, democratizando as viagens aéreas no país e a ONU classifica aqueles que nasceram a partir de 2001 como os membros da Geração Z. Há alguns autores e estudos que posicionam seu nascimento a partir de 1995, mais precisamente entre 1997 e a atualidade. Foi esta data de corte usada na pesquisa.
Para entendermos o contexto e os fatores que moldaram esta geração, devemos pensar que enquanto os millennials nasceram em um dos períodos mais prósperos economicamente,  a Geração Gol já não encontrou esta facilidade toda. O crescimento econômico atual é lento ou inexistente, há forte ruptura daquilo que entendíamos como verdades absolutas e o período é marcado pela verdadeira conectividade universal.
Com tudo isto, esta geração foi ensinada pelos seus pais a desenvolver a resiliência e integridade, planejar para o futuro e evitar a futilidade e riscos desnecessários. Isso faz deles uma geração menos egocêntrica e mais voltada para soluções práticas. Além disso, são os verdadeiros nativos digitais, pois são a primeira geração nascida pós-internet, realmente conectada, móvel e que nunca conheceu um mundo sem Google.
A Geração Gol é formada por viajantes frequentes a lazer (86,59% viajaram a lazer nos últimos 12 meses) e começam agora a viajar também a trabalho (35,12%).
“É interessante observar que 22,44% dos viajantes a trabalho estenderam suas viagens para aproveitar mais do destino e ter momentos de lazer, consolidando uma tendência que está virando mainstream para todas as idades chamada de Bleisure” , complementa Carolina.
A Geração Gol viaja de 2 a 3 vezes no ano. São viagens curtas, para destinos regionais, principalmente para a praia. O principal objetivo é desconectar e relaxar com parceiros e amigos.
Ainda gastam menos que as gerações anteriores (R$ 750 comparados com os R$ 3.000 dos millennials), mas já são consumidores de toda a cadeia do turismo.

Viajam para destinos escolhidos e por isso, começam a planejar a viagem com antecedência buscando os melhores preços e promoções. O tempo médio de antecedência é 3 meses.
Dado o excesso de informações e possibilidades disponíveis, a Geração Gol utiliza as operadoras e agências de viagens tradicionais como curadoras de viagens, ajudando a fazer o filtro das opções e oportunidades. Entretanto, a conversão online é mais significativa. Os membros da geração Z são autônomos e organizam cada parte de sua viagem de forma independente, buscando aquilo que é mais autêntico e menos associado ao turismo de massa.
Consultam de 2 a 4 sites ou aplicativos antes de fazer suas reservas, especialmente para comparar preços (86,34%), checar comentários e opiniões de outros clientes (62,20%) e procurar ofertas e promoções (57,56%).
Ao comprar uma passagem aérea, buscam o melhor preço (84,51%), facilidade no processo de reserva e compra (69,01%), possibilidade de parcelamento do pagamento (65,26%), qualidade do serviço a bordo (64,79%) e opção de despachar bagagens gratuitamente (63,38%).

Canais de pesquisa e compras online


Não há grande distinção ou preferência por meios de hospedagens específicos. Todas as opções são consideradas, dependendo o estilo da viagem, da companhia e do objetivo.
Quando optam por meios de hospedagem alternativos, o fazem buscando a melhor relação custo X benefício (36,34%), porque consideram estas opções como as mais fáceis de reservas e comprar (19,02%) e porque oferecem mais liberdade e privacidade (16,59%).
Finalmente, são tecnológicos por natureza e não seria diferente nas viagens. 40,49% utilizam cartão de embarque no celular, 32,68% acessam apps de agências de viagem e 30,73% optam pelo atendimento por aplicativo de mensagens. 60,24% compartilham com frequência momentos das viagens nas redes sociais, principalmente no Instagram, com forte queda da popularidade do Facebook quando comparado aos millennials.
“O que vimos é que a Geração Gol gosta de viajar. Por ainda não terem renda suficiente, são cuidadosos nas suas escolhas, planejam com antecedências e buscam melhor preço e promoções. Em relação ao comportamento geral e hábitos de viagens, são bem parecidos com os millennials. Isso significa que veremos cada vez mais modelos diferentes e inteligentes sendo considerados e comprados por esta geração. Tudo é válido”, finaliza Carolina.

Escolha do meio de hospedagem da Geração Z


Sobre a Mapie – A Mapie é uma consultoria especializada em hotelaria, gastronomia, turismo e serviços. Somos uma empresa apaixonada por soluções inteligentes na indústria da hospitalidade.
Para poder oferecer tais soluções inteligentes, entendemos que o conhecimento é nosso principal ativo e ferramenta. Monitoramos e estudamos os mercados em profundidade, identificando tendências de comportamento e consumo que impactarão os negócios.
Sobre o Disque9 – O Disque9 é blog e laboratório de inovação e tendências da antenada equipe da Mapie. É o olhar crítico e inovador da hospitalidade, turismo e gastronomia e o ramal de conexão entre os acontecimentos disruptivos e as boas ideias do segmento e sua aplicação em produtos e conceitos transformadores. Compartilhamos para inspirar, gerar debates e trazer ainda mais conhecimento relevante para o mercado.
Fonte: Mapie

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000