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Top Seller 2017: painel debate diferenças de gerações

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As novas e antigas gerações de consumidores foi o assunto do primeiro painel ‘’Liderando as gerações X, Y, Z’’, no Top Seller Event 2017, organizado pela RCI Brasil, que ocorre nos dias 22 e 23 de novembro, no Mabu Grand Thermas Resort, em Foz do Iguaçu/PR, e teve participação de Murilo Paschoal, diretor do Beach Park; Gustavo Rezende, diretor do Grupo GR. Felipe Cavalcante, diretor do Iloa Resort e presidente da ADIT Brasil; Antônio Carlos Gomes, diretor da TC Brasil; e Maria Carolina Pinheiro, diretora-geral da RCI Brasil, como moderadora.
 
Maria Carolina iniciou o debate explicando o que são essas definições. Geração X – pessoas de 32 anos até 52, ou seja, de uma época sem internet; geração Y – pessoas de 20 até 31 anos, cresceram na era da tecnologia; e geração Z – 14 anos até 19 anos, nativos da era digital.
 
Para Murilo Paschoal, essas rotulações de gerações são simplificadas e rasas. ‘’Eu concordo que existem diferenças entre gerações. Mas o principal são os seres humanos. Todos são iguais e com as mesmas necessidades’’.
 
De acordo com o diretor do Beach Park, com essa visão que são conduzidas as equipes do resort e parque aquático, quase 2.400 funcionários. ‘’O que vejo no dia a dia, o ser humano é a mesma coisa, o principal é querer fazer um grande trabalho. E a empresa deve respeitar e criar condições para isso. Essas características independem das gerações. Fazer com que as pessoas deem o seu melhor e entender o ser humano’’.
 
Segundo Gustavo Rezende, no mercado imobiliário tradicional, pessoas de mais idade passam mais credibilidade. Ele contou que em 2010, o Grupo GR passou a conhecer o sistema de vendas de propriedade compartilhada. ‘’E as pessoas mais jovens são melhores para esse tipo de venda’’.
 
De acordo com ele, hoje, a maioria dos profissionais de vendas é mais jovens, mas as pessoas que têm comprado também estão na faixa de 30 a 50 anos.
 
Principal atributo de um líder

Maria Carolina tira uma selfie com os painelistas

Para Felipe Cavalcante, existe um modismo sobre gerações. ‘’Algumas empresas começam a falar disso para promoção. Mas são todos humanos’’, disse. ‘’ Se eu contratar alguém para minha empresa, estou preocupado com o caráter e competências’’.
 
‘’Qual o principal atributo de uma liderança?’’, indagou Felipe.
 
As respostas do público foram: alavancar performance, inspirar, resiliência, credibilidade.
 
‘’Mas no final das contas é influenciar pessoas e ter seguidores. O que influenciar pessoas tem a ver com as gerações?’’, disse Felipe Cavalcante.
 
Desafio de liderar gerações diferentes
Antônio Carlos Gomes contou as diferenças que havia na década de 1990, quando início na indústria de tempo compartilhado, e hoje. ‘’Antes de 92, já existia escritório de tempo compartilhado no país. Mas não tinha internet, nem Procon, nem Reclame Aqui’’, disse. ‘’Nós estudávamos com enciclopédias. Não existiam as facilidades que temos hoje. Realmente tínhamos que querer e buscar’’.
 
Porém, segundo ele, o que não muda no negócio, mesmo com pessoas diferente e idades diferentes –  o desafio da convergência. ‘’É conseguir o que planejou para empresa, com os valores da empresa, tem que fazer com que todos ali trabalhem com o mesmo modelo de gestão’’.
 
Características ideias para colaboradores

Gustavo Rezende listou as características que considera fundamental em um colaborador: gestão de tempo, disciplina, investir em si mesmo e não ser acomodado.
 
O diretor do Beach Park, Murilo Paschoal, citou uma frase: ‘’liderar é desenvolver a equipe para atingir meta’’. Para ele, o colaborador deve ter vontade de crescer. ‘Mas é muito difícil identificar isso, a vontade de crescer, em uma entrevista de emprego’’.
 
Segundo Murilo Paschoal, o líder deve acompanhar esse processo de enxergar o colaborador.
 
Ele contou uma brincadeira no Beach Park para entrevista de emprego, o candidato deve sorrir. ‘’Se sorrir três vezes já está contratado, se não sorrir não contratamos’’, brincou.
 
Para Felipe Cavalcante, a inteligência emocional é o mais importante para o colaborador. ‘’Tem que entender quais os seus limites e suas forças, para se esforçar. Avalie se você consegue’’.
 
Antônio Carlos apontou a índole como a característica mais importante para um colaborador. ‘’Competência se desenvolve’’, disse. ‘’Não é fácil identificar isso, mas é o principal’’.
 
Depois, ele listou a humildade. ‘’Quando o ego é maior que a competência não é bom’’. E por último, ser uma pessoa positiva. ‘’Gente que tem brilho nos olhos’’.
 

  • A Revista Turismo Compartilhado cobre o Top Seller Event a convite da RCI Brasil.
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