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Timeshare como solução para empreendimentos hoteleiros – Renan Azevedo

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Visando diminuir essa sazonalidade o timeshare vem como um “colchão” para cobrir custos operacionais nas épocas de menores taxas de ocupação, garantindo assim durante todo o ano, taxas de ocupações melhores


 
O Timeshare nos últimos anos vem se expandindo de forma exponencial no mercado de turismo brasileiro. Essas mudanças são oriundas do aquecimento do turismo no país, bem como as organizações hoteleiras buscam um desenvolvimento eficiente e eficaz em seus processos para manter seu negócio sustentável durante todo o ano.
 
O conceito de timeshare é percebido facilmente em nosso cotidiano, basta olharmos a implantação de políticas públicas de mobilização urbana nas grandes cidades do país. O timeshare nada mais é que o compartilhamento de uma propriedade para uso coletivo.
 
No Rio de Janeiro, por exemplo, foi implantado o sistema de bicicletas compartilhadas, onde mais de um usuários pode usufruir do meio de transporte sem ter que comprar um.  Isso torna o uso barato ao consumidor e rentável ao fornecedor, maximizando essa ideia e fazendo um paralelo com a hotelaria, é isso que ocorre. O timeshare nada mais é que o uso compartilhado de uma unidade hoteleira de forma econômica por um período determinado em contrato de uso de direito de imóvel.
 
Sabemos que existem sazonalidades no turismo, por exemplo, os meses de férias da escola é o período em que mais as pessoas viajam para lazer, aproveitam as férias dos filhos e o recesso do trabalho para viajar e ter experiências diferentes, basta olharmos nos sites das companhias aéreas para observamos o quanto os preços de passagens se tornam mais caras em determinados períodos do ano…
 
Visando diminuir essa sazonalidade, o timeshare vem como um “colchão” para cobrir custos operacionais nas épocas de menores taxas de ocupação, garantindo assim durante todo o ano, taxas de ocupações melhores. Em alguns hotéis, por exemplo, as taxas de ocupação saíram de 25% em baixas temporadas e alcançaram a incríveis 60%, o que denota que o produto cada vez mais torna-se rentável tanto ao consumidor quanto ao proprietário do empreendimento.
 
Outro benefício desse sistema é a antecipação de valores, o que ajuda a pagar os custos operacionais e ainda manter uma rentabilidade do negócio em períodos bastante complicados para o turismo, em contra partida o hoteleiro tem a certeza de dinheiro em caixa para arcar com seus compromissos sem ter que recorrer a auxílios bancários, ou outros tipos de tomada de créditos.
 
Em época de recessão o timeshare torna-se um forte aliado para economia do negócio. Um cliente que já pagou de forma antecipada suas férias e pode usufruí-la, por que não aproveitar esse benefício com a família? Então nos perguntamos:  como um cliente que já pagou o seu contrato, a empresa já recebeu o valor e com certeza deve ter investido vai gerar receita pro negócio? O timeshare é venda apenas de direito de uso, ou seja, hospedagem. Logo o cliente no hotel ou resort vai querer agregar produtos e serviços a sua viagem, sem contar que a probabilidade desse cliente renovar é muito grande.
 
O timeshare é o investimento mais apropriado em épocas de recessão econômica para a hotelaria, o que fortalece cada vez mais o desenvolvimento sustentável do negócio, mantendo um nível de rentabilidade adequado ao negócio sem preocupar-se com o que pode acontecer. Um hotel tem como seu principal objetivo vender hospedagem, se as taxas de ocupação mantem-se e os clientes estão indo ao empreendimento, certeza que o negócio está trilhando para bons caminhos.
 
 

* Renan Azevedo é Onboarding Specialist na Wyndham Club Brasil – cargo responsável por auxiliar com dados para melhorar as performances de vendas das operações da WCB.

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