HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

OMT e ministros do Turismo das Américas garantem a retomada do segmento no continente

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Ministros debateram desafios para retomada do turismo na América Latina

Líderes estabeleceram os acordos e mecanismos de colaboração para o relançamento do turismo na região, em uma reunião convocada pela Organização Mundial do Turismo em Punta Cana, na República Dominicana

Em reunião convocada pela OMT (Organização Mundial do Turismo), na sexta-feira, 07/05, em Punta Cana, na República Dominicana, 16 ministros de Turismo e quatro vice-ministros de diferentes países da América Latina pontuaram os desafios para a retomada do Turismo e a padronização de medidas e protocolos entre os países

Durante o evento, foram apresentados os resultados e recomendações elaborados pelo Comitê Mundial de Crise para o Turismo da OMT. Os líderes de turismo das Américas se comprometeram em reativar o turismo de maneira conjunta, fazendo do setor uma prioridade geral e adotando protocolos internacionais. Essa reativação aposta na inovação e na transformação digital, assim como em seguir avançando no turismo sustentável e reforçar os mecanismos de apoio aos profissionais e empresas afetadas pela pandemia.

A padronização seguiria quatro etapas de trabalho conjunto: mapa codificado por cores, em que classifica os países de acordo com sua situação de risco para a Covid-19; criação de corredores sanitários para promover destinos, facilitar a mobilidade, reduzindo riscos; implementar soluções digitais de saúde, como o certificado digital de vacinação que, segundo a OMT, não seria obrigatório, apenas recomendável; e adoção de um sistema de monitoramento global com status atualizado de restrições pelos países a fim de orientar os viajantes e governos.

Ministro do Brasil destaca potencial do país na retomada do turismo

Ministro Gilson Machado Neto representou o Brasil na reunião de ministros do Turismo das Américas. Crédito: Roberto Castro/MTur

Em sua fala, o ministro do Turismo do Brasil Gilson Machado Neto ressaltou ainda que, mesmo em meio à pandemia, o Brasil continua recebendo um aporte de investimentos milionários, a exemplo do leilão de aeroportos realizado no último mês, que garantiu um investimento de R$ 6,1 bilhões, e da construção de 147 novos hotéis no país. “Isso serve de exemplo para todos nós. Vamos ter sim, não uma simples retomada, vamos ter ‘a’ retomada”, frisou o ministro.

Machado Neto destacou o potencial de geração de emprego e renda do Brasil e fez um apelo ao debate sobre a melhoria da legislação trabalhista que, segundo ele, possui alguns entraves a serem vencidos. “O maior esforço que temos hoje é na recuperação do emprego. Seria muito produtivo se a OMT fizesse um documento falando especificamente sobre a legislação trabalhista. Por exemplo, em um voo de São Paulo a Sidney, na Austrália, não é permitido ter tribulação brasileira, justamente porque a legislação trabalhista não é unificada”, pontuou.

A restauração da confiança nas viagens, a proteção das empresas e postos de trabalho e a garantia de que os benefícios da atividade de reativação do turismo sejam sentidos muito além do próprio setor, foram alguns dos principais temas de debate, no qual marcaram presença, além do ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado, os ministros e vice-ministros de turismo da Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Representantes de outros países participaram de forma virtual, como Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Nicarágua e Peru. As reuniões foram realizadas sob a coordenação, como país anfitrião, do Ministério de Turismo de República Dominicana e contou com a participação de representantes da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), a Autoridade de Aviação Civil Internacional (OACI) e a Associação de Hotéis e Turismo da República Dominicana, entre outros órgãos do setor.

No encerramento da reunião, os participantes firmaram a Declaração de Punta Cana, mediante a qual os líderes da região se comprometem em fazer do turismo um pilar do desenvolvimento sustentável e garantir um plano de ação eficaz e pertinente de recuperação pós-Covid.

Fonte: Ministério do Turismo e AFT Comunicação Digital

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000