HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Insights da ARDA 2024: Tendências globais em timeshare e multipropriedade

* Artigo de Pedro Cypriano, sócio da Noctua Advisory

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Aconteceu na semana passada, em Las Vegas, a ARDA 2024, o principal evento global sobre timeshare e multipropriedade, promovido pela American Resorts Development Association. Juntos, mais de 1.200 profissionais discutindo tendências do turismo compartilhado no mundo.

Como no último ano, a Noctua Advisory esteve presente e compartilharei um resumo com os principais insights do evento. Primeiro, algumas das principais métricas operacionais de 2023:

  1. Volume de vendas segue forte, em US$10,6 bilhões. Valor praticamente idêntico ao de 2019 (US$ 10,5 bilhões);
  2. Taxa de manutenção em crescimento, em US$1.260 ao ano. Valor 16,7% acima de 2019, em razão da inflação maior no período;
  3. Ocupação próxima a 77% na média do ano. Utilização é alta, sem grandes oscilações em períodos anteriores.

E algumas tendências que seguem estimulando o consumo de viagens, segundo pesquisa da ARDA:

  1. 55% têm uma filosofia de “Live for today”;
  2. 72% dizem que é importante na vida incluir experiências únicas;
  • O usuário de timeshare tem maior propensão a viagens em comparação com o viajante comum.

Outros dados interessantes, em pesquisa com mais de 750 respondentes sobre a percepção do consumidor sobre o timeshare:

  1. Destaques positivos | Acomodações grandes, facilidade para o planejamento da viagem e priorização de tempo de férias;
  2. Destaques negativos | Processo de venda, pagamento de taxas de condomínio e mercado secundário restrito.

Além de números, vamos a algumas conclusões sobre o evento:

  • Sim, o timeshare (com ou sem escritura) é um mercado global e robusto;
  • Grandes empresas com forte complaince atuam no setor;
  • Líderes são obcecados por flexibilidade, experiências e inovação;
  • Upgrades representam 2/3 das vendas, sinal de satisfação com o produto;
  • O processo de venda segue o mesmo, mas o uso de tecnologia é crescente.

Quebrando o ditado que diz “O que acontece em Vegas fica em Vegas”, é importante compartilharmos boas práticas para que os setores de timeshare e multipropriedade sigam em evolução. Volto feliz com a experiência vivida durante o evento e com a convicção de que há incríveis oportunidades para o nosso Brasil. Estamos apenas no começo da jornada.

Mais informações?

Siga a Noctua nas redes sociais para ter acesso às principais tendências da hotelaria e do entretenimento no Brasil:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/somosnoctua

Instagram: https://www.instagram.com/somosnoctua/

Pedro Cypriano é especialista em investimentos e gestão estratégica, fundador e sócio-diretor da Noctua Advisory | Inteligência em hospitalidade e entretenimento. Ao longo dos últimos 20 anos, liderou centenas de projetos junto a consultorias globais, na Europa, no Oriente Médio, na África e na América Latina. Conselheiro de empresas de multipropriedade, timeshare e hotelaria. É autor do livro Desenvolvimento Hoteleiro no Brasil, pela editora SENAC, e professor em cursos de pós-graduação e programas executivos no Brasil e no exterior.

Pedro Cypriano junto a executivos da multipropriedade e timeshare na ARDA 2024 (Crédito: Redes Sociais)
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000