HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Multipropriedade: nova lei visa complementar regulamentação do setor

Alejandro Moreno, CEO da Trul Hotéis, acredita que lei complementar traz ainda mais confiança para consumidores

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Alejandro Moreno, da Trul Hotéis

A multipropriedade teve na aprovação da lei 13.777/2018, pelo Congresso Nacional, uma das suas maiores vitórias. A regulamentação permitiu que o segmento crescesse de maneira exponencial. Contudo, os pleitos no âmbito legislativo ainda não acabaram e, neste ano, o Projeto de Lei (PL) 4.001 de 2021, complementar ao aprovado há 5 anos, deve ganhar destaque.

De autoria do então deputado federal, Geninho Zuliani (DEM-SP), a PL 4.001 de 2021 “refina” a lei de regulamentação de multipropriedade, em especial questões condominiais e como cada proprietário responde apenas pela sua fração.

A última movimentação da lei no Congresso Nacional foi ainda em agosto de 2022, quando o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro, deixou a Comissão que debatia o tema. Porém, com a formação do novo Congresso, a PL deve começar a progredir nos próximos meses, com a chegada de um novo relator.

Márcia Rezeke

A advogada Márcia Rezeke, que participou do grupo de criação da lei 13.777/18 e também da 4001/21, acredita que a aprovação da PL de 2021 vai gerar ainda mais impactos positivos para o segmento de venda fracionada.

“Existem ajustes que precisam ser feitos para ‘melhorar’ a lei de 2018. A PL 4.001/21 não traz grandes inovações, mas abrange questões importantes para o dia a dia e que afetam a operacionalização da multipropriedade”, destacou.

Alejandro Moreno, CEO da Trul Hotéis, um dos pioneiros do setor no Brasil, celebrou os resultados positivos dos últimos cinco anos com a regulamentação, mas lembra que o mercado ainda pode crescer no âmbito legal.

“Estamos em franca expansão, tendo triplicado de tamanho em dois anos, no auge da pandemia em 2020 e 2021, chegando ao faturamento de R$ 108 milhões em 2022. Crescemos muito com a lei de 2018, que deu tanto proteção para o proprietário quanto para a operadora. Ainda existem algumas arestas para alinhar e acredito que a PL 4.001 trará grandes benefícios”, pontuou.

Sobre a Trul Hotéis

Criada em 2016 como uma operadora multimarcas com o conceito da customização hoteleira, a Trul chega ao mercado brasileiro com diferenciais, trazidos pelos anos de conhecimento nacional e internacional de seus fundadores nesse mercado. A empresa foca na necessidade e na experiência do consumidor, com DNA inovador traz aos seus empreendimentos o foco na maximização dos resultados através das melhores práticas em gestão e NPS acima da média de mercado. A Trul já conta com 12 hotéis sob sua administração, espalhados pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia e mais recentemente passou a estar presente em Mato Grosso e em Tulum, no México. A rede está em franca expansão, tendo triplicado de tamanho em dois anos, no auge da pandemia em 2020 e 2021.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000