HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Mtur e Embratur planejam ações para mais segurança no Turismo

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Estão previstas ações de capacitações da força de segurança que atuem no Turismo. Crédito: Joel Rodrigues / Agência Brasília

A criação de índices de segurança pública nos principais destinos turísticos do país foi uma das propostas debatidas pelo grupo

O Ministério do Turismo e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) se reuniram nesta terça-feira (15.06) em prol do aprimoramento da segurança pública em benefício do turismo no país. O encontro faz parte de um conjunto de ações que estão sendo desenhadas para subsidiar políticas integradas com outros órgãos federais, estaduais e municipais para ampliar a sensação de segurança nos destinos turísticos. Esta é a quarta reunião do grupo, que já debateu outras propostas, como as relações de consumo entre empresas do setor e a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o assunto é uma das prioridades do governo. “Precisamos mudar a percepção da violência do turismo no Brasil. Nossa ideia é que, a partir da divulgação de indicadores, com a qualificação de nossos trabalhadores e das forças de segurança e com a definição de políticas, possamos demonstrar que as pessoas podem viajar com segurança pelo nosso país e aproveitar as maravilhas e encantos que só o Brasil tem”, disse.

Entre os assuntos debatidos estão a criação de indicadores precisos de segurança turística junto aos órgãos responsáveis e a criação de um “Fórum de Segurança Turística”. Além disso, estão previstos a sensibilização de prestadores de serviço para prevenção ao uso de drogas e entorpecentes no turismo, o mapeamento de delegacias especializadas para serem apresentadas de forma acessível aos turistas e a identificação de onde denunciar práticas irregulares no setor.

Na última semana, o ministro Gilson Machado Neto se reuniu com representantes do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG – PM/CBM). Na pauta do encontro esteve o desenvolvimento de projetos para ampliar a percepção de segurança na atividade turística do Brasil, como a criação de indicadores relacionados à segurança pública nos principais destinos e atrativos. Outro tema discutido foi a oferta de capacitação em inglês para a força policial para que, caso seja necessário, os profissionais possam prestar um atendimento mais qualificado também ao turista estrangeiro.

Oficina de segurança no turismo

Nas últimas semanas, o Ministério do Turismo e a Embratur estão realizando uma série de encontros para debater assuntos relacionados à segurança turística no país. Além da segurança pública, a Oficina de Segura Turística planeja trabalhar em outros eixos que envolvem as seguintes áreas: Vigilância Sanitária; Relações de Consumo; Prevenção à Exploração de Crianças e Adolescentes no Turismo; Defesa Civil; Transporte e Comunicação Positiva. Entre as contribuições estão a possibilidade de realização de campanhas que incentivem os turistas a adotarem o “Turismo Responsável” e que impulsionem a adesão de empresas ao Código de Conduta Brasil, que tem por objetivo orientar e estabelecer padrões de comportamento ético quanto a prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Fonte: Ministério do Turismo

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000