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Humanitudo: a verdadeira tendência do pós-vacina

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Karina Andrade (Mapie), Rodrigo Cunha e Alessandra Vianna (Nazadarovia), Carolina Sass de Haro, Daniele Volcov (Nazdarovia - de Paris no celular), Júlia Nunes (Nazdarovia) e Juliana Justus (Mapie)

Durante o Tendências360, a gastronomia, o entretenimento e o turismo estiveram em pauta ao longo de três dias de evento, mas o que está por vir é ainda mais necessário

Há uma semana começava o Tendências 360, evento on-line que reuniu mais de 350 observadores e trendsetters de comportamento, e que apresentou cases de empresas inovadoras e palestrantes em debates inspiradores e muitos insights importantes para o futuro do entretenimento, da gastronomia e do turismo. Os painelistas trataram de diversos temas relevantes, muitas vezes com visões diferentes entre si o que enriqueceu o debate e apontou para uma macro-tendência muito relevante: a HUMANITUDO.

Humanitudo é tendência criada pelos curadores do evento que representa indivíduos, produtos, serviços, negócios, empresas, comunidades e uma sociedade baseada nas necessidades e desejos humanos, com plena consciência, respeito, liberdade e responsabilidade. Quer saber mais sobre como eles chegaram até ela? Confira a seguir os seis principais pensamentos compartilhados e repense hoje o futuro da humanidade e da sociedade:

  1. Carol Soares, co-fundadora do OCLB, foi categórica em dizer que precisamos substituir o “OU” pelo “E”. Em outras palavras, quando se trata de transformações do comportamento e tendências, há diversos caminhos possíveis, inclusive aqueles contraditórios que coexistem e sua aplicação e validação depende das características de cada negócio, do estágio de maturidade em que se encontram e do perfil de clientes.
  2. O importante é ter a mente aberta e um olhar curioso. Bill Aulet, professor do MIT e autor do best-seller “Empreendedorismo Disciplinado”, destacou que devemos adotar, como sociedade, um espírito empreendedor e anti-frágil e isso não se limita aos donos de empresas. O modelo mental do empreendedorismo, de criar, buscar conhecimento, testar, aprender com os erros, reagir rapidamente e enxergar oportunidades na adversidade pode ser adotado por indivíduos, membros de time, instituições e pela própria comunidade.
  3. Ter maior consciência sobre a necessidade de uma atitude mais responsável com o planeta e os impactos que produtos, negócios e serviços geram. A curiosidade sobre o que se consome, com mais acesso à informação sobre a cadeia produtiva se tornará cada vez mais presente e a responsabilidade será cobrada por consumidores e necessária para as empresas, inclusive tornando-se financeiramente atrativa para negócios. Isso vale para todos os setores, desde destinos mais focados em um turismo regenerativo até proprietários de restaurantes que valorizam ingredientes e produtos locais.
  4. Criar comunidade e personalização da jornada também foram assuntos recorrentes em diversos momentos da programação. Consumidores estão mais atentos ao propósito e valores das empresas, principalmente em questões como inclusão e diversidade. Com isso, optam por marcas aderentes aos seus valores, criando vínculos estreitos. Também querem acesso a jornadas customizadas e isso acontece através do uso inteligente de dados. Há uma busca por alternativas mais humanas e responsáveis, que também devem ser personalizadas para cada indivíduo.
  5. Derrube mitos, especialmente relacionados ao trabalho remoto e às transformações no ambiente organizacional, aos desejos dos consumidores em relação aos hábitos alimentares e suas escolhas de viagens. O universo de games e e-sports também deve derrubar estereótipos consolidados, mostrando-se uma oportunidade para marcas que querem conversar com um público jovem, diverso e em pleno crescimento.
  6. A retomada no pós-vacina já mostra uma luz no fim do túnel e os sinais positivos de certa normalidade começam a aparecer, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Ingressos esgotados para diversos festivais de música, como mencionado pelo Luis Justo, CEO do Rock In Rio e pela Marta Pallares, do Primavera Sound, são apenas alguns exemplos desse movimento. Mas não se pode esquecer da insegurança que ainda há em relação ao estado da pandemia, questões econômicas e o próprio gap entre o fim da pandemia e a possibilidade de normalização completa, especialmente para o setor de entretenimento. Tem-se consumidores ávidos por celebrar, se reunir e desfrutar, mas também há aqueles cautelosos, aguardando os próximos desdobramentos. A Dra. Mellanie Fontes-Dutra, biomédica e pesquisadora de diversos grupos de análise da Covid-19, destacou que manter as medidas preventivas como uso de máscara e distanciamento são fundamentais e que uma maior flexibilização só será possível, após a vacinação em massa com segunda dose.
As tendências que foram destaque durante o evento e levaram a Humanitudo

Agora dá pra entender por que Humanitudo é uma tendência?

Em breve, será disponibilizado o relatório completo de tendências para os participantes que optaram pelo ingresso figital, mas alguns spoilers serão publicados nas redes sociais do Tendências 360.

Como o conteúdo ficará disponível até 29 de agosto para ser visto e revisto na área logada no site do evento, ainda dá tempo de garantir o acesso completo ao conteúdo e ainda contribuir com as três ONGs apoiadas pelo Tendências 360 – Garupa, Gastromotiva e Playing for Change – já que toda a renda captada com a venda dos ingressos é beneficente.

O Tendências360 tem patrocínio de Brocker Turismo, Elo, PMWeb e Sebrae.

Fonte: B4TComm

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