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Experiência robótica para hotelaria

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Palestra no Equipotel Regional e Conotel apresenta robô para levar novas experiências para hóspedes


‘’Olá, eu sou Tinbot e estou aqui para encantar as pessoas e fazer muitas selfies, quero logo ser o funcionário do mês, hehehe…’’, assim se apresentou o robô Tinbot aos presentes na palestra de Rogério Gonçalves de Souza, diretor de inovação da DB1 Global Software, ‘’É possível potencializar a experiência do hóspede por meio de um rôbo?’’, durante o Equipotel Regional e 61ª Conotel, que acontecenos dias 08,09 e 10 de maio, em Goiânia/GO.
A resposta para a pergunta do tema da palestra foi sim. O palestrante pontuou que atualmente, em virtude da alta concorrência, as empresas têm os desafios da inovação e levar experiências diferenciais aos seus clientes, e usar a tecnologia, inteligência artificial e robótica são soluções que podem atender as expectativas dos consumidores. ‘’Hoje é possível e viável investir em um robô’’.
Ele apresentou o robô Tinbot, que é uma evolução das atuais inteligências artificiais utilizadas na hotelaria e empresas em geral, pois esse robô leva uma experiência diferenciadas às pessoas, pois tem uma personalidade e interação. A versão do Tinbot que o palestrante apresentou pode ser conferida no programa de televisão Zero 1, apresentado por Tiago Leifert, que passa nas madrugadas de sábado para domingo na Rede Globo. ‘’O Tinbot é um robô inteligente, que consegue-se programar conforme a necessidade de cada empresa e segmento’’.
O Tinbot, além da personalidade e interação, possui as seguintes funcionalidades: faz reconhecimento de fala síntese de voz, captação de fotos reconhecimento facial, programação simples, com informações mais básicas, e programação avançada, com controles, toca música, mexe a cabeça e a bateria tem autonomia de 2 horas.
Robôs na hotelaria
Segundo Rogério Souza, há três tipos de máquinas robóticas utilizadas na hotelaria, com o objetivo de diminuir o trabalho e melhorar os serviços. ‘’Essas tecnologias podem ser definidas das seguintes maneiras em um hotel – entre a automação e a experiência’’, disse.
A primeira, uma máquina totalmente usada para automação, pode ser chamada de ‘’Foldmate’’, e sua programação é para dobrar e passar roupas.
A segunda, de acordo com o palestrante, seria um robô no meio termo entre automação e experiência, também já utilizado em alguns hotéis, chamado de ‘’Reley’’, que realiza o room service, levando e trazendo alimentos, bebidas e outros objetos para os hóspedes em seus apartamentos.
‘’Por fim, temos o Tinbot, que traz a experiência diferenciada, não traz automação nem diminui o trabalho e interage com os hóspedes’’, falou Rogério Souza. ‘’As pessoas adoram conversar com o robô. O Tinbot traz experiências para o hotel e hóspedes’’.
Inteligência Artificial

Diretor da DB1 apresenta o Tinbot

O Tinbot também pode ser considerado uma evolução nas tecnologias de inteligência artificial, tipo Chatbox, utilizada pelos hotéis e resorts. ‘’Hoje já há inteligência artificial, em que se consegue pedir informações, são robôs para atendimentos pessoais, mas o Tinbot é uma personalidade, ele fala, pisca, se movimenta, tem interação’’, disse o diretor da DB1
Programação para o dia a dia
O palestrante salientou que a programação do Tinbot é simples, podendo ser realizada pela própria empresa que adquirir o robô. ‘’É uma solução robótica, uma plataforma que integra hardware e software, para a empresa programar o robô assistente’’.
‘’Como é fácil de programar, cada empresa programa para ser uma persona diferente, cada uma utiliza de uma forma. Pode ser recepcionista em uma faculdade ou escola, para interagir cm crianças e país’’, exemplificou Rogério Souza.
De acordo com ele, há três níveis de programação do Tinbot. A primeira etapa é uma programação mais simples, com perguntas e respostas, para ajudar com dúvidas dos clientes.
O segundo nível de programação já é um pouco mais complexo, podendo ter mensagens de boas-vindas no check in, reconhecimento dos hóspedes habituais, saber datas de aniversários de clientes, notificar quando o quarto estiver pronto, aviso sobre início do almoço e despedida no check out.
E o terceiro e último nível da programação do Tinbot, segundo o palestrante, é criar um personagem, com personalidade própria, que consiga interagir com hóspedes e até contar piadas e charadas, como essa: ‘’Qual raça de cachorro pode pular mais alto que um prédio? Qualquer uma, pois prédios não pulam’’, brincou o Tinbot.

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