HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Executivos contam medidas tomadas para mitigar crise da covid-19 durante ADIT Share 2020

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Fernando Pysklyvicz, Alessandro Cunha e José Roberto Nunes

Empresas criaram equipes estratégicas para gerir a crise e planejar a retomada

  • Fábio Mendonça

A covid-19 trouxe uma crise sem precedentes na história e as empresas do mercado do mercado de turismo compartilhado lidaram bem com esse desafio. Para apresentar as experiências de algumas empresas do segmento, o ADIT Share, no primeiro dia, trouxe o painel ‘’ Como construir um comitê de crise eficaz? Lições da pandemia para a indústria do Turismo Compartilhado’’, com participação do CEO da Planalto Invest, José Roberto Nunes, como moderador; o diretor de estratégia e desenvolvimento de negócios da Aviva, Alessandro Cunha; e o gerente geral de relacionamento ao cliente da Gramado Parks, Fernando Pysklyvicz.

Organizado pela ADIT Brasil, o ADIT Share 2020, é o principal seminário para negócio em multipropriedade e timeshare, e que acontece de forma híbrida (presencial e on-line), nos dias nos dias 26, 27, e 28 de novembro no Wish Serrano, em Gramado/RS.

José Roberto Nunes iniciou o painel questionando aos panelistas como as empresas estruturam os comitês de crises. ‘’Como que foi esse começo do comitê? Jjá havia um comitê de crise antes? Como foi estruturado? E quais os principais desafios deste comitê?

Com mais de 50 anos de história, a Aviva há passou por várias crises, como lembrou Alessandro Cunha. ‘’Nós já tínhamos um comitê estabelecido’’. Segundo ele, o time, formado por membros do comitê estratégico e colaboradores de outras áreas da Aviva, já estava monitorando desde janeiro a covid-19 e criaram três cenários: ‘’1 –  o vírus ficaria na Ásia; 2 – o vírus iria chegar, mas não haveria lockdown; 3 – haveria lockdown’’.

Em fevereiro o primeiro caso de covid-19 foi confirmado no Brasil. ‘’Em uma semana saímos do cenário 2 para o cenário 3’’, disse Alessandro Cunha. ‘’Foi difícil, mas já estávamos com esse plano desenhado. De acordo com ele, a Aviva seguiu alguns pilares: ‘’cuidar de nossos funcionários e clientes; redução de custo de despesa e investimentos; proteção de receita’’.

‘’No primeiro dia em que fechamos o complexo já tínhamos um time responsável em formatar essa reabertura. Nós desligamos mais de 2,000 funcionários, mas fomos transparentes com eles. Na retomada vermos a alegra das pessoas’’.

Fernando Pysklyvicz contou que antes da pandemia a Gramado Parks já estava com um movimento de ter mais reuniões estratégicas e não apenas comerciais. ‘’Então, já tínhamos uma equipe formada, apesar de não ter um rótulo de ser um comitê de crise’’,

De acordo com o gerente da Gramado Parks, quando começou a acontecer o lockdown, o time começou a desenhar vários cenários, positivos e negativos.’’E fomos para um  cenário positivo, pois o mercado projetava que a retomada do turismo seria para setembro do próximo ano. Mas já tínhamos bem planejados, como iriamos trabalhar’’, falou ele, que ressaltou que a Gramado Parks desligou poucos colaboradores no período, ‘’ pois acreditávamos que a retomada aconteceria em julho’’.

Fernando Pysklyvicz, contou que a Gramado Parks renegociou os contratos com os fornecedores. ‘’O pós-vendas foi fundamental, tivemos uma surpresa muito grata, o cliente se mostrou muito acessível, tiveram uma empatia muito forte’’.

José Roberto Nunes explicou que a Planalto Invest criou dois times, um focado nos projetos e cenários futuros, o que deveria mudar nos negócios; e outro na parte da crise, nas renegociações de contratos, manter o mínimo de receita e cortar custos.

‘’Tomamos uma decisão muito assertiva, de liberar as compras e contratações de tudo que precisava, pois acreditávamos que os preços iriam subir e que poderia faltar produtos no mercado’’.

Acompanhe a cobertura fotográfica do ADIT Share em nosso Instagram.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000