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Empresários apostam em negócios em compartilhamento de imóveis de luxo

Com R$ 1,1 bilhão de investimento, Francisco Costa Neto, Paulo Henrique Barbosa e Rafael Caiado lançam marca Resid e projetam alcançar um VGV de R$ 6 bi até o final de 2024

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Sócios da Resid: Francisco Costa Neto, Paulo Henrique Barbosa e Rafael Caiado - Foto: André Porto

Visando desenvolver imóveis de luxo em destinos turísticos, os executivos Francisco Costa Neto, Paulo Henrique Barbosa e Rafael Caiado, lideranças dos setores de real estate, turismo e entretenimento, lançam uma nova marca, a Resid, que promete transformar o mercado imobiliário e fracionado de residências de férias.

Com investimento previsto para os próximos 5 anos de R$ 1,1 bilhão, serão lançados empreendimentos em 12 dos principais destinos de lazer do país, o primeiro deles ainda neste ano.  A expectativa é que até o final de 2024, a Resid alcance um VGV (Valor Geral de Vendas) acumulado de R$ 6 bilhões.

Com destinos de luxo em foco, como Búzios (RJ), Fernando de Noronha (PE), Pipa (RN), Trancoso (BA) e muitos outros, a Resid pretende criar uma nova categoria de produto no mercado brasileiro, permitindo um acesso inteligente, moderno e sustentável aos melhores empreendimentos de férias nos melhores destinos brasileiros. Para exemplificar, com R$ 180 mil será possível compartilhar uma fração de tempo em um clube de residência privada, onde o valor da residência integral poderia chegar a R$ 9 milhões.

De acordo com os sócios da Resid, os empreendimentos da marca serão lançados dentro do conceito de  Private Residence Clubs (PRCs), ou Clubes de Residências Privadas, que é uma categoria do setor de Shared Ownership (Propriedade Compartilhada), a combinação perfeita de um serviço de hotel cinco estrelas com todas as vantagens da casa própria, em destinos exclusivos, onde os proprietários possuem a escritura deste imóvel – uma fração física e de tempo.

Os PRCs incluem os tipos de comodidades e lazer que se espera de um hotel de luxo, como alta gastronomia, serviços de concierge, manobrista, mordomo, e atividades recreativas e esportivas. Empresas como The Ritz-Carlton, Four Seasons, 21-5 Club e Banyan Tree já atuam com o conceito de Private Residence Clubs na América do Norte, Europa e Ásia.

Mercado Financeiro

O mercado financeiro e de capitais em outros países tem visto as oportunidades no segmento imobiliário de luxo de férias com muito bons olhos, que pode se comprovar pelas rodadas de fundraising realizadas recentemente pela Kocomo e Pacaso. Kocomo, uma startup fundada na Cidade do México, levantou US$ 56 milhões em investimentos. A Pacaso, empresa americana, já captou um total de US$ 215 milhões em equity funding desde sua criação em 2020. Em setembro do ano passado, anunciou uma rodada de US$ 125 milhões em um valuation de US$ 1,5 bilhão.

Como funciona o compartilhamento de imóveis de férias

Também conhecido como co-ownership, o modelo da Resid transforma o setor de turismo e residências de férias no Brasil, que consiste em que o proprietário adquira uma fração do imóvel e tenha o direito de uso por um tempo pré-determinado – a ser usado de forma flexível – de acordo com seus hábitos de férias.

A divisão permite que cada proprietário Resid utilize a casa, apartamento ou bangalô em um número específico de semanas por ano. O objetivo é que o membro usufrua do seu imóvel e tenha uma experiência única, seja com a posse integral da unidade ou apenas com uma fração. A beleza do negócio está em eliminar a ociosidade do ativo, já que os integrantes do clube privado Resid compartilham tanto o custo de aquisição do imóvel, como de manutenção.

Ter um imóvel de luxo nos melhores destinos do Brasil se torna uma realidade para várias famílias, que viverão experiências e momentos memoráveis em suas férias, todos os anos. Além de ser dono do imóvel, o proprietário ainda tem outras vantagens e benefícios, sendo membro do clube Resid.

“O proprietário vai poder utilizar com quem ele quiser, quando ele quiser e onde for de sua vontade naquele momento. É claro que, para isso funcionar, existem regras para preservar a equidade dentro do nosso clube para todos os membros”, diz Paulo Henrique, CEO da Resid. O proprietário de um Resid terá acesso a outros empreendimentos pelo Brasil e pelo mundo, através de um programa de intercâmbio exclusivo (somente para membros).

Quem são os fundadores da Resid

Francisco Costa Neto é ex-CEO da Aviva – proprietária das marcas Rio Quente Resorts, Hot Park e Costa do Sauípe. Além de investidor, conselheiro e acionista de vários empreendimentos, Neto também atua como Managing Partner na boutique Beta Advisory, especializada em turismo e imobiliário de lazer.

O CEO da Resid é Paulo Henrique Barbosa, empreendedor e investidor em empresas de construção civil, startups, e na VERTA, empresa especializada em comercialização e gestão de empreendimentos imobiliários de propriedade compartilhada. Participa também como investidor e controlador no Grupo Lagoa Quente, que possui o 5º parque aquático mais visitado do Brasil.

Rafael Caiado, por sua vez, especialista em Real Estate, foi head comercial da Loteadora Água Santa, sendo hoje uma joint-venture com o Grupo EBM, a EA3 Urbanismo. Empreende e investe nos segmentos de real estate, medicina e fornecimento de internet. Também é Sócio na Verta e liderou rodadas de funding de todos os negócios que faz parte, realizando uma captação privada de aproximadamente R$ 100 milhões.

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