- Entrevista com Adriana Chaud, sócia-diretora da TUDO Consultoria
Apesar do grande crescimento e interesse de empreendedores pelos segmentos de multipropriedade e timeshare atualmente, esses modelos de negócios já são antigos, com projetos no Brasil desde a década de 1980, e alguns dos poucos projetos lançados no século xx fizeram toda a indústria ter uma má reputação perante empresários, investidores, hoteleiros e consumidores. Porém, essa má reputação não existe mais, graças à atuação de profissionais e empresas idôneas que apostaram neste negócio há cerca de 20 anos. Quem afirma isso é a sócia-diretora da TUDO Consultoria, Adriana Chaud.
Com mais de 20 anos de atuação no segmento de turismo imobiliário, ela acompanhou a evolução do modelo de negócio e do relacionamento com clientes, podendo falar com propriedade sobre este tema. Nesta entrevista a Turismo Compartilhado, Adriana Chaud também explica sobre a necessidade de ter uma consultoria especialista como parceira em negócios de multipropriedade ou vacation club, o impacto da tecnologia nestes segmentos, o processo de vendas aos consumidores utilizado no negócio, aspectos de sua vida como empreendedora e muito mais.
Quando iniciou neste mercado?
Eu cursava Direito em 1997 quando iniciei minha trajetória como Consultora de Turismo (Liner), na Empresa Signum Las Palmas, em Goiânia, onde segui até ser gerente aos 22 anos. No final de 1999 já estava na equipe de abertura do Rio Quente Vacation Club. Daí em diante, atuei em vários empreendimentos e segmentos do Turismo, como a Valetur, CVC Viagens e Turismo, TC Brasil, dentre outros. Em 2010, fundei a minha própria consultoria: Chaud Consultoria, que em 2012 se fundiu à New Time, a qual fui sócia por quase sete anos e em abril de 2019 nasceu a TUDO Consultoria e Gestão em Multipropriedade e Vacation Club.
Como foi deixar as salas de vendas para virar empreendedora?
Desde o Las Palmas, já atuava na Gestão de Pessoas e Treinamentos, então foi um caminho natural e apesar de tantos anos de experiência, posso afirmar que o empreendedorismo sempre existiu na minha vida desde os tempos do colégio. Assim, posso dizer que eu nunca saí da sala de vendas. Tive a oportunidade de coordenar as salas de vendas do Rio Quente Resorts, Enotel, Grupo DiRoma, Casa da Montanha, Maceió Mar, Ipioca, Carpe Diem, dentre outros. E mesmo estando na coordenação, vivencio todas as áreas constantemente. Lidar com pessoas é minha paixão e desafio diário: sejam os empreendedores, parceiros, colaboradores diretos e indiretos e colegas. Realizei diversos cursos no ramo e nunca paro de aprender e de me surpreender. E todo este contato com gestão de pessoas, não só nestas empresas, mas em todas as outras por onde passei, foi o fator principal para que me tornasse a empreendedora que sou hoje, que depois de mais de 20 anos de experiência em captação, vendas e viabilidades, nos últimos cinco anos me encaminhei também pelo Pós-Vendas, Relacionamento e Gestão de Carteira. O foco da TUDO são as pessoas: formar pessoas, apoiar, aperfeiçoar, premiar, corrigir e ver que é sem fim o que podemos desenvolver.
Por já atuar no segmento de tempo compartilhado por muitos anos, como enxerga a evolução do segmento?
Enxergo que estamos cada vez mais consolidados e prósperos rumo a um crescimento sustentável. Hoje fala-se muito em tecnologia e ela é, sem dúvida, necessária e importante na evolução e otimização de resultados de todos os segmentos e o nosso não fica de fora. A evolução acontece na adaptação de produtos mundiais e sua oferta também por mídias sociais ao perfil do brasileiro, como é o caso da multipropriedade, tão em alta nos últimos anos e que já consolidou seu espaço junto a grandes construtoras e incorporadoras. Entretanto, acredito que a grande evolução está em enxergar que não há nada sem que pessoas competentes e bem capacitadas façam parte do time.
O que os players devem fazer para reduzir a má reputação que ainda existe do modelo de timeshare junto a empreendedores, hoteleiros, investidores e consumidores?
Minha opinião é de que a reputação junto a empreendedores, hoteleiros, investidores já está boa e consolidada pela atuação de profissionais e empresas idôneas, que apostaram há cerca de 20 anos que esse é um caminho vantajoso a ambas as partes. O consumidor final tem sido bombardeado com todo tipo de informação e é preciso um trabalho árduo de pós-vendas para disseminar e oferecer boas práticas em busca da satisfação final do cliente.
Da mesma forma que, com a informação chegando de forma mais fácil e rápida, é possível que muitas pessoas conheçam o sistema de tempo compartilhado sem necessariamente ter passado por uma sala de vendas, o que contribui para que este sistema esteja cada vez mais difundido e presente na realidade das pessoas. E para que o mercado continue crescendo de forma saudável, devemos sempre passar a verdade e sermos francos com nossos clientes, pois o público de hoje, tão bem informado e conectado, busca a transparência e excelência nos serviços prestados, e é desta forma que buscamos sempre a melhor reputação para o timeshare.
Passados alguns meses que a Lei de Multipropriedade, Lei 13.777/18, entrou em vigor, já consegue-se perceber mais interesse de novos empreendedores em investir neste segmento? E em relação aos consumidores, há mais confiança deles neste modelo de férias?
Sem dúvidas a Lei de Multipropriedade trouxe mais credibilidade e benefícios para o nosso ramo, trazendo garantias e legitimando os conceitos da comercialização do nosso segmento, tanto para novos empreendedores que pretendem investir no Sistema de Multipropriedade, bem como para os consumidores deste produto. A referida lei também contribui com o sistema fracionado de imóveis ao dar um direcionamento para a administração do empreendimento, deixando claro suas atribuições, ao mesmo tempo que elenca os direitos e obrigações do multiproprietário. Vemos claramente o consumidor final se sentindo mais confiante em um produto/serviço embasado em uma Lei do que somente em verdades individuais. Com certeza foi uma grande vitória.
Qual o papel da consultoria e comercializadora para o sucesso de um projeto de multipropriedade e timeshare?
Nós acreditamos que ter uma consultoria especializada é imprescindível para garantir o sucesso almejado. O nome “consultoria” é até um tanto injusto pois não se trata apenas de mapear e apontar o que deve ser feito. A atuação da nossa consultoria, por exemplo, é desde o nascimento da ideia, realizando todo o planejamento estratégico e estudo de viabilidade comercial, os quais são de suma importância para o êxito da operação. Na sequência, a TUDO, então, irá desenvolver, administrar e comercializar os produtos e serviços desde a formação do produto, contratos, anexos, montagem da sala de vendas, mapeamento de pontos e meios de captação, gestão plena das equipes à partir de seleção de pessoal, treinamentos de capacitação para marketing, vendas, apoio, além do serviço de relacionamento com o cliente, pós-vendas e gerenciamento de carteira, que são peças chaves para um negócio de sucesso. Desta forma, o papel da TUDO como consultoria é alinhar todos os serviços e demandas inerentes ao desenvolvimento de um projeto com o mesmo foco que o empreendedor.
Como explicar para hoteleiros e empreendedores o processo de venda de impacto como parte importante do modelo de negócio?
Antigamente, os imóveis eram usados como instrumentos financeiros, no qual se vendia metros quadrados em contratos rígidos. Mas, o público mudou. As pessoas, atualmente, buscam qualidade de vida, tempo com qualidade, elas querem viver experiências memoráveis com quem amam e isso também já chegou ao mercado hoteleiro e imobiliário convencional. Entretanto, o fato de lidarmos com um produto misto (imobiliário e turístico), em que deve-se vender sonhos, o alcance – assim como no timeshare – é maior se for feito individualizado por perfil e o processo de venda de impacto faz exatamente isso: personaliza o produto de acordo com o perfil e tem êxito no fechamento do contrato imediato. Não temos tido dificuldades em explicar esse processo de vendas.
É muito comum empresários que querem investir em multipropriedade procurarem sócios ou investidores para seus projetos. Como uma consultoria especializada no segmento pode ajudar esses empresários a encontrarem os parceiros para desenvolver os empreendimentos?
Ao longo dos anos nos mantivemos sempre conectados ao que acontece dentro do mercado de multipropriedade e vacation club, estando sempre presentes nos principais eventos deste ramo, criamos nossa rede de relacionamentos e contatos por referência de projetos e empreendimentos prósperos. Todo esse networking nos impulsiona a estar à frente nas buscas de parcerias entre players nos mais diversos níveis. Nós procuramos constantemente integrar pessoas e projetos e este networking, certamente, contribui bastante para criar relações prósperas entre investidores que possuírem o mesmo interesse e objetivo. Não somos especialistas, por exemplo, em constituição de assembleia de condomínio, mas é preciso saber a quem indicar e isso só vem com experiência, vivência e uma boa rede de relacionamento e contatos.