- Entrevista com Luciano Rocha – diretor executivo do Club Cia
A startup Club Cia Viagens e Vantagens, empresa que nasceu na tendência do mercado compartilhado, está presente há cinco anos no mercado e oferece aos seus 50 mil associados descontos e serviços em 250 mil hotéis, espalhados em 180 países no mundo.
Com mais de 15 anos de experiência no segmento de turismo e hotelaria, com passagens por grandes empresas, como Accor Hotels e Decolar, o turismólogo Luciano Rocha, ou Rocha, como também é conhecido, ocupa o corpo diretivo do Club Cia.
Nessa entrevista, Luciano Rocha aborda os novos comportamentos de consumo, o novo perfil do viajante, as viagens multigeracionais e os planos da empresa para o ano de 2019.
Como o Club Cia acompanha as mudanças e o comportamento do consumidor? A empresa busca novas ferramentas que se adaptam a essas mudanças?
Vivemos no mundo da hiperconectividade e na era do compartilhamento. Estamos atualizados o tempo todo e os novos comportamentos de consumo têm sido uma tendência mundial e não só do brasileiro. A economia compartilhada tem sido reflexo desse momento que passa de tendência para uma necessidade. Esse novo modelo de negócio aproxima as pessoas de um sonho que antes era distante.
Lembro-me de épocas atrás, quando comprávamos para acumular e hoje, as pessoas buscam gastos mais inteligentes e pagam apenas pelo o que utilizam. Considero esse modelo como a melhor maneira de realizar um sonho e não só o sonho da segunda moradia. Afinal, outros bens como carros de luxo, barcos, lanchas, helicópteros e casas de veraneio, por exemplo, também podem ser adquiridas nesse formato que permite maior mobilidade para as nossas vidas.
O Club Cia, clube que nasceu junto à tendência do mercado compartilhado, já disponibiliza aos seus clientes, a possibilidade de experimentar o futuro desse modelo de negócio. Hoje, através do programa de intercâmbio de destinos, nossos associados utilizam a unidade como moeda de troca, permitindo que conheçam novos lugares. Aliado à essas mudanças, temos investido em tecnologia, como CRM (Customer Relationship Management), BI (Business Intelligence), site com uma plataforma de busca responsiva e fácil e um aplicativo integrado. Essas ferramentas além de auxiliar cada gestor em sua tomada de decisão, trazem maior flexibilidade e autonomia na compra de nossos clientes.
Qual a importância de um clube de vantagens para o sistema de propriedade compartilhada?
A casa de férias é um sonho a ser construído. E a busca por viajar, é uma necessidade imediata. Por isso, o nosso clube de férias é especialista em trade hoteleiro, oferecendo aos nossos associados serviços que vão desde a compra da passagem aérea a consultoria no retorno da viagem. Aliado aos novos comportamentos de consumo, é relevante pontuarmos o novo perfil do viajante, que tem pensado em tempo, experiência e personalização.
O intuito é que os nossos associados tenham vantagens e ainda um atendimento exclusivo de uma equipe altamente especializada. Nossos benefícios possibilitam preços competitivos, conforto e qualidade. O Club Cia atende hoje mais de 50 mil brasileiros que investiram e investem no modelo de negócio compartilhado.
O nosso clube possui serviços como: aluguel de veículo, ingressos em parques, transfers in/out, passeios, viagens de negócios e lazer, seguros viagem, passagens aéreas, intercâmbio de destinos e a consultoria personalizada.
O Club Cia promove viagens multigeracionais? Quais os benefícios desse tipo de modalidade de viagem?
A era do compartilhamento faz com que esse encontro de gerações aconteça não só em viagens. Já dizia Fernando Pessoa: “Para viajar basta existir”. E nós, do Club Cia, existimos e insistimos, em qualquer idade, com o incontrolável desejo de viajar.
Jovens, idosos, crianças e adultos, quem não gosta de desconectar-se do dia a dia e descobrir lugares novos e vivenciar novas culturas e aventuras? Viagens que reúnem pessoas de no mínimo duas gerações diferentes, podendo ser ou não da mesma família, são consideradas viagens multigeracionais e o Club Cia promove viagens para esse encontro de gerações.
Quais os planos do Club Cia para o próximo ano?
Imagine como seria se, a partir da aquisição da multipropriedade imobiliária, o proprietário além de trocar seu período em um dos empreendimentos associados ao Club Cia, tivesse a opção de monetizar o mesmo período e obter uma nova experiência inovadora conosco.
A monetização permitirá ao associado transformar seu período em crédito, gerando poder de compra para os diversos serviços oferecidos pelo clube. Em 2019, isso será possível. O Club Cia entregará aos seus associados mais esse benefício.
Aliado a esse projeto e aos investimentos em tecnologia, ora citados, o Club Cia disponibiliza aos associados um site com a plataforma de busca responsiva e fácil e um aplicativo totalmente integrado. O nosso objetivo é que os nossos clientes viajem mais e que estejam cada vez mais próximos.