Buscar

O principal evento dos parques e atrações do Brasil ocorre no Rio de Janeiro entre 12 e 14 de maio

SINDEPAT Summit 2026 será realizado no Rio de Janeiro  

Compartilhar:

Porta de entrada de turistas estrangeiros e um dos destinos mais desejados pelos brasileiros, o Rio de Janeiro é a cidade escolhida para sediar a próxima edição do SINDEPAT Summit, principal evento dos parques e atrações turísticas do Brasil. A sétima edição do encontro ocorre de 12 a 14 de maio no ExpoRio, no coração da cidade. “O SINDEPAT Summit tem crescido a cada edição e o Rio de Janeiro é o destino ideal para consolidarmos esse crescimento”, diz o presidente do Conselho de Administração do SINDEPAT, Pablo Morbis. “Vamos realizar o maior SINDEPAT Summit na cidade que bateu recorde de visitantes internacionais no ano passado e que registrou sua melhor temporada de verão em 25/26”, completa.

A programação começa na noite de 12 de maio, com o coquetel de abertura para os participantes e convidados. Nos dias 13 e 14, são abertas a Plenária e a Área de Exposição do Summit. As principais tendências do setor em tecnologia, economia da experiência, segurança, inovação e sustentabilidade, entre outros temas, serão apresentadas na plenária do evento, palco já consagrado para a divulgação do Panorama Setorial – Parques, Atrações e Entretenimento, estudo que apresenta os resultados do setor no ano anterior. 

Na Área de Exposição, fornecedores divulgarão as novidades em produtos e serviços para o setor, com destaque para a ampliação do quadro de associados internacionais do SINDEPAT e para a expansão do mercado brasileiro de soluções para parques e atrações. O Summit contará novamente com o Business Hub, área dedicada a reuniões oferecida como benefício aos associados e expositores.

“É uma grande satisfação ver que o Summit está se consolidando como um momento anual para encontro dos principais players do nosso setor”, conta a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “O evento volta a apresentar as tendências para parques e atrações, tanto na plenária quanto na área de exposição, e reforça os momentos de networking entre os participantes com a programação dos eventos à noite”, acrescenta. “Acreditamos que realizaremos no Rio de Janeiro o maior SINDEPAT Summit da nossa história”, defende.

As inscrições serão abertas em breve no www.sindepatsummit.com.br e o evento já conta com patrocinadores e expositores confirmados, como a Doppelmayr (patrocinador Gold); DOF Robotics; Endurescreens; Fluidra; Grupo WTEC; Itaipu Parquetec; Jeff Ellis; MSV Adventure; e Oceano Arquitetura, entre outras. 

Networking em cartões-postais

As oportunidades de networking ganharão cenários de cartão-postal no Rio de Janeiro, tanto no coquetel de abertura, na noite de 12 de maio, quanto no encerramento dos dois dias de Plenária e Exposição do Summit, no ExpoRio. Na sexta-feira, 15 de maio, a programação é dedicada às visitas técnicas aos associados SINDEPAT na capital fluminense, como o AquaRio, BioParque do Rio, Paineiras Corcovado, Parque Bondinho Pão de Açúcar e Trem do Corcovado. Além deles, o Estado do Rio reúne ainda os associados Guapi Parque das Águas, em Guapimirim; Parque Nacional do Itatiaia, com sede em Itatiaia; Terra dos Dinos, em Miguel Pereira; e Aldeia das Águas, em Barra do Piraí.

Um dos principais destinos turísticos do Hemisfério Sul, o Rio de Janeiro alcançou o recorde histórico 12,5 milhões de turistas no ano passado, sendo 10,5 milhões de visitantes brasileiros e 2,1 milhões (16,9%) de turistas estrangeiros. O total de visitantes internacionais representou 45% mais que em 2024. Juntos, os visitantes representaram impacto econômico de R$ 27,2 bilhões para a cidade. Os dados são do Observatório de Turismo da SMTUR-Rio.

SINDEPAT Summit 2025, em Campos do Jordão (SP)

 Sobre o SINDEPAT Summit

O SINDEPAT Summit chega a sua sétima edição consolidado como o principal evento da indústria de parques, atrações e entretenimento do Brasil. O Summit tem o objetivo de proporcionar palestras e painéis com cases e tendências do setor, em sua plenária, além de apresentar produtos, serviços e inovações tecnológicas para a indústria de parques e atrações turísticas, tanto na plenária quanto na área de exposições. Promove o networking entre os principais players do setor, contando com a realização de eventos de abertura e encerramento, além de um dia extra para visitas técnicas. Em Campos do Jordão (SP), a última edição do Summit reuniu 470 participantes.

 Sobre o SINDEPAT

Associação sem fins lucrativos que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil. Fundado em 2003, o SINDEPAT representa e defende os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado. Tem como objetivo estabelecer bases sólidas para um contínuo e sustentável crescimento dos negócios no País, reforçando a importância dos parques e atrações como indutores do desenvolvimento turístico nacional: www.sindepat.com.br.

Picture of Por: Fabio Mendonça

Por: Fabio Mendonça

Redação Turismo Compartilhado