Grupo Tauá realiza benchmarking na China

Diretor de Tecnologia da Informação da rede hoteleira relata como a inovação e tecnologia são realidades nos empreendimentos chineses, com automação e personalização da experiência do hóspede

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Diretores do Grupo Tauá visitaram várias empresas e viram as inovações tecnológicas na China (Arquivo/Fabio Estevez)

Com o objetivo de explorar de perto as inovações que estão redefinindo a experiência do hóspede e trazer insights aplicáveis para o mercado brasileiro, o Grupo Tauá de Hotéis organizou uma missão de benchmarking de quinze dias em empreendimentos hoteleiros na China para alguns membros de sua diretoria.

Para o Diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Tauá, Fabio Estevez, tecnologia, personalização e sustentabilidade estão no centro dessa transformação. “Xangai é um lembrete vivo de que o futuro não espera. E os hotéis ficam para trás. Foi uma oportunidade de aprender com quem está ditando o ritmo da hospitalidade no mundo”, comentou ele.

O CIO do Grupo Tauá contou que ficou surpreso logo que desembarcou do avião, já se surpreendeu: havia muitas pessoas, mas nada de filas. Já no hotel, a experiência tecnologia continuou: o check-in era automático; um robô simpático deu as boas-vindas, carregou malas (até 100kg) e os acompanhou até o quarto do hotel. No apartamento, o conforto era high-tech: do controle de luz e temperatura por voz até o delivery de alimentação que chega até o hóspede.

O executivo explicou como na hotelaria chinesa a automação já faz parte do dia a dia e mostra como a eficiência operacional está em outro nível. Ele exemplificou algo que pode parecer um pequeno detalhe, mas que diz muito sobre como a personalização e a experiência do cliente são levadas a sério: durante o café da manhã, a máquina imprimiu o símbolo do Tauá na espuma do café.

“Lá a inovação não é só um diferencial, é parte da experiência criada sob medida. Tudo pensado para otimizar tempo, facilitar processos e surpreender o hóspede em cada detalhe”, disse Fábio Estevez.

Ficção científica

Outro momento da missão destacado pelo executivo foi a visita ao FlyZoo Hotel, um hotel quase 100% automatizado. Ele explicou que os desenvolvedores do hotel perceberam os problemas rotineiros da hotelaria, mas que são difíceis de resolver, como check-in demorado, experiência do cliente travada, custo alto com operação e um hóspede cada vez mais digital.

No FlyZoo Hotel o check in é via reconhecimento facial, robôs que entregam comida e itens no quarto, luz, temperatura e cortinas controladas por voz (ou app), e pagamento automático ao final da estadia – tudo integrado ao ecossistema digital da marca e sem perder o conforto.

Fabio Estevez listou os resultados desta automatização: redução expressiva de custos operacionais, mais agilidade e uma experiência diferente de tudo o que se espera de um hotel tradicional

Segundo CIO do Grupo Tauá, o case do FlyZoo Hotel mostra como a inovação aliada à tecnologia bem aplicada resolvem dores reais. “Vimos uma jornada simples, fluida e centrada no usuário. E isso vale para hotelaria ou para qualquer outro negócio”, garantiu o especialista em tecnologia.

Oportunidades para hotéis e resorts

Robôs são muito utilizados na hotelaria na China (Arquivo/Fabio Estevez)

As oportunidades são inúmeras, segundo o executivo. “Não é sobre tecnologia. É sobre como ela amplia a experiência. Não é sobre robôs. É sobre tempo, fluidez, encantamento”.

Para Fabio Estevez, a missão foi um verdadeiro passeio pelo futuro, com decisões de negócio no presente. Se a hospitalidade já está nesse nível, como podemos desenhar o amanhã para quem nos escolhe hoje?, indaga o diretor de tecnologia que voltou com muitas ideias disruptivas e aplicáveis.

Missão Hoteleiros China 2025

Um programa de imersão que promove o networking, a inovação e a cultura na hotelaria. A viagem aconteceu entre março e abril de 2025. O roteiro incluiu visitas ao Alibaba Hema Supermarket, Tencent, Huawei e BYD e participação nas feiras Hotelex e HDEEXPO, conhecimento de empresas líderes em robótica, software e soluções para hotelaria e exploração de Xangai.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!