Clube de férias de Ilhéus tem um importante papel na hotelaria e desenvolveu o próprio software para gestão de Vacation Clubs
Localizado em Ilhéus/BA, o Cana Brava All Inclusive Resort possui um vacation club com mais de uma década de experiência, o Cana Brava Vip Club, que, estrategicamente, desempenha um importante papel para a hotelaria do resort, com aproximadamente 4.000 membros na base, uma média de 600 novas famílias associados por ano e responsável por 15% da ocupação.
O diretor comercial do Vip Club Soluções Inteligentes, empresa que comercializa o Cana Brava Vip Club, Rui Aires, lembra que antes de 2006, o Cana Brava tinha uma ocupação média entre 45% e 60%. ”Hoje, após a início da operação do vacation club, reformulação do setor comercial, gerenciado por Maitê Teixeira e o diretor comercial Rafael Espírito Santo, dentre outras ações, incluindo a implantação do sistema All Inclusive, o hotel opera com quase 95% de ocupação anual”.
De acordo com ele, o interesse do Cana Brava em implantar a operação de timeshare veio da busca por soluções para combater a sazonalidade. ‘Ilhéus ainda é uma cidade muito tímida com relação ao turismo, com poucos investimentos no setor por parte dos órgãos públicos, fazendo com que o setor privado tenha que buscar soluções para sobreviver nesse mercado tão sazonal”.
‘’A entrada de grandes marcas hoteleiras no mercado de timeshare, como Rio Quente Resorts e Beach Park, e consequente consolidação do setor, foram fundamentais para despertar o interesse do Cana Brava pelo mercado, iniciando a operação em janeiro de 2006’’, diz o diretor do VIP Club SI
Pioneiros no Brasil em descontar All-Inclusive em pontos
Segundo Rui Aires, a implantação do sistema All Inclusive pelo Cana Brava foi um fator primordial para aumentar a ocupação da hotelaria e também um forte elemento para a consolidação do Vip Club.
O Cana Brava Vip Club foi o primeiro vacation club do Brasil a descontar alimentação em pontos. Lembrando que, normalmente, os produtos de timeshare não incluem alimentação. Porém, o diretor do VIP Club SI ressalta que isso tudo foi um aliado para a sala de vendas. ”Conseguimos um desconto especial para os nossos sócios, em que é possível descontar o valor All Inclusive em pontos”.
Centro de Capacitação
O Vip Club SI possui, atualmente, um centro de formação e capacitação de profissionais exclusivos do seguimento Timeshare, em que todos os colaboradores são capacitados com treinamentos de técnicas, conhecimentos específicos e produto, o que facilita o processo de seleção e recrutamento.
Crescimento do Vip Club SI leva a desenvolvimento de software
Uma operação de timeshare necessita muito de um sistema que gerencie todos os setores envolvidos na operação, não sendo possível gerenciar apenas com planilhas. Como o mercado ainda é recente, não há muitas empresas de desenvolvimento de software para tempo compartilhado. O Vip Club Soluções Inteligentes sentiu essa carência do mercado e desenvolveu o próprio sistema.
De acordo com o diretor do VCSI, conforme o fluxo de atendimentos, vendas e sócios aumentavam, ficava impossível e inviável gerenciar a operação sem um sistema de gestão. ‘’O que nos levou à buscar no mercado de software as opções disponíveis para gerenciamento de vacation clubs’’, conta ele. ‘’Porém, não encontramos soluções que atendessem de forma eficiente e suficiente o nosso modelo de negócio, pois os mesmos eram extremamente limitados e dependentes de outros softwares para uma gestão completa’’.
Em janeiro de 2013, o Vip Club SI montou uma equipe de desenvolvedores de software, que passou por um ano de treinamento interno conhecendo o modelo de negócio e os setores que faziam parte da unidade Vacation Club. ‘’Para, durante esse período, se familiarizar, analisar e desenvolver uma solução que atendesse todas necessidades de um clube de férias moderno’’.
No ano seguinte (janeiro de 2014), foi lançada a primeira versão do software de gestão Vip Club Manager, a qual veio vinculada com uma ferramenta essencial para o sócio: um site exclusivo, onde o mesmo poderia consultar seu extrato de utilização e financeiro, solicitar reservas e ter acesso a um chat ao vivo com a Central de Relacionamento com o Cliente. ‘’Disponibilizando, assim, um atendimento único e exclusivo aos sócios’’.
Além do site, Rui Aires lista outras funcionalidades do Vip Club Manager, como: Controle de Folha de Pagamento, Carteira de Recebimento, Controle de Comissionamento, Gerenciamento de Recebíveis (Boletos, Crédito Recorrente), Estatísticas de Performance de Vendas e de Crescimento, Módulos de Relacionamento com o Cliente (Envio de Boas-Vindas, Geração de Protocolos de Atendimento).
‘’Hoje, contamos com um sistema de gestão completo e altamente flexível, o qual atende não somente a sala de vendas, mas todos os setores dependentes, dentre outras funcionalidades fantásticas com apenas um click!’’, comemora o diretor do Vip Club SI.