HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Wyndham Hotels & Resorts revela o segredo do seu sucesso na multipropriedade no Brasil

Em uma entrevista com dois dos principais executivos da empresa responsáveis por novos negócios no País, desvendamos como a maior empresa de franquia de hotéis do mundo vem conquistando os investidores

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Gigante americana administra empreendimentos de multipropriedade no Brasil: Wyndham Olimpia Royal Hotels e Wyndham Gramado Termas Resort&Spa, são destaques e somam mais de 1500 quartos

O mercado de multipropriedade no Brasil vem se mostrando há anos um forte aliado da hotelaria. No entanto, ingressar nesse setor que a cada ano mostra crescimento consistente requer não apenas capacidade de investimento e um perfil empreendedor.

É preciso ter conhecimento pleno dos diferentes aspectos que envolvem esse negócio, que passam pela escolha do destino, projeto arquitetônico e design, estratégias de promoção e vendas e um compromisso com uma gestão precisa e transparente.

Não à toa, no Brasil, a Wyndham Hotels & Resorts, a maior empresa de franquia de hotéis do mundo com mais de 9.200 empreendimentos em 95 países, é a única companhia internacional a atuar nessa frente. E a decisão estratégica vem se mostrando acertada.

Nos últimos anos, a multipropriedade vem respondendo por cerca de 30% dos novos contratos assinados pela companhia no País e isso se deve aos cases de sucesso que a Wyndham tem em solo nacional: o Wyndham Olimpia Royal Hotels, no interior de São Paulo, e o Wyndham Gramado Termas Resort&Spa, no Rio Grande do Sul.

Empreendimentos que juntos somam mais de 1.500 apartamentos e reúnem mais de 15.000 proprietários, os indicadores alcançados com essas operações são extremamente positivos e atraem a atenção de novos investidores.

Para entender o que faz a Wyndham Hotels & Resorts ser atualmente um dos players mais desejados por investidores no Brasil, a revista Turismo Compartilhado convidou o diretor de Novos Negócios para o Cone Sul, Armando Ramirez, e a gerente sênior de Novos Negócios, Luciana Kuzuhara para uma conversa.

O resultado e os “segredos” que fazem a empresa ter sucesso nesse mercado você descobrirá a seguir.

 Qual a sua avaliação sobre o mercado de multipropriedade no Brasil?

 Armando Ramirez (AR) – A multipropriedade não tem mais espaço para amadores. O mercado cresceu e vai ampliar ainda mais e somos um exemplo disso. Já temos 23 empreendimentos no País, entre projetos e hotéis em operação, e novos que estão por vir.

Luciana Kuzuhara(LK) – Quem quer ter vida longa no setor, colhendo resultados positivos, precisa mais do que uma boa ideia e capacidade de investimento, é preciso ter bons parceiros. Quem entendeu essa combinação vem tendo sucesso hoje no mercado. 2024 começou aquecido e promete ser um  ano de muitas novidades. 

Qual o segredo da Wyndham Hotels & Resorts para ser um player tão desejado neste mercado?

AR – Entendemos do negócio. Nossos executivos têm décadas de experiência com multipropriedade e acompanham o investidor de ponta a ponta, até a entrega do empreendimento. Além disso, por nossa estrutura global,  oferecemos facilidades e diferenciais difíceis de serem copiados: isso vai desde uma área de arquitetura e construção que orienta o investidor no desenvolvimento do projeto com a elaboração dos fluxos operacionais; passa pela estruturação da convenção de condomínio; definição dos custos condominiais até o momento da operação. A partir desse momento, a Wyndham disponibiliza uma estrutura global de visibilidade e vendas e um programa de fidelidade, um dos maiores do mundo, com mais de 108 milhões de membros ativos. Com tudo isso, oferecemos estrutura e segurança, tudo que o investidor busca.

 LK – Quando falamos em multipropriedade, transparência e precisão são pontos que não podem faltar. E hoje temos um modelo de atuação que garante ao investidor e aos proprietários essa segurança. Nós gerimos aproximadamente 15.000 proprietários em dois empreendimentos, uma operação que apenas um time altamente profissional consegue suportar registrando ano a ano resultados expressivos. Temos uma comunicação afinada com os interesses dos investidores que passa por sempre oferecer um serviço singular ao hóspede.

O que faz um empreendimento de multipropriedade ter sucesso?

 AR – Atender alguns fatores é vital para ter sucesso nessa equação: estrutura atraente e funcional, capacidade e oferta de lazer, um destino com estrutura complementar ou capacidade para desenvolver, entendimento do serviço hoteleiro e uma marca forte que lhe confere visibilidade, atração e certeza de qualidade, mesmo antes de o projeto estar de pé.

LK – Uma marca que entende claramente o conceito da multipropriedade é um fator preponderante para o sucesso. Para que haja êxito é preciso o entendimento deste modelo de negócio que prevê que o proprietário da fração pode utilizar a sua semana, trocá-la por meio do intercâmbio e, além disso, ter a possibilidade de colocá-la no pool de locação.

Qual a capacidade de a Wyndham Hotels & Resorts crescer ainda mais na multipropriedade no Brasil?

Maria Carolina Pinheiro, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios América Latina
Armando Ramirez, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Cone Sul
Luciana Kuzuhara, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios Brasil

 AR – Somos uma empresa de capital aberto, com ações na Bolsa de Nova York e orientação para a geração de resultados a partir da experiência do hóspede. Diante disso, crescer é parte do nosso dia a dia. O Brasil tem uma capacidade grande de aceitação da multipropriedade e trabalhamos todos os dias  com a nosso conhecimento do setor para ajudar os investidores a desenvolver novos negócios e com isso fortalecer o turismo no Brasil.

LK – Por conta da nossa experiência no segmento, conhecemos os principais comercializadores e fornecedores e ajudamos em aspectos que vão das definições que envolvem o entretenimento, passam pela arquitetura e construção e chegam à gestão de um projeto com tal perfil. Ou seja, nossas soluções são completas, o que nos dá a certeza que somos um player muito interessante aos nossos clientes. Eles conseguem em um único lugar encontrar todas as soluções que precisam para concretizar seu projeto.

Qual a  diferença entre ter uma bandeira internacional e uma nacional em um empreendimento de multipropriedade no Brasil?

AR – Quando falamos em multipropriedade, entendemos que é um conceito complexo de operação, uma vez que temos proprietários que desejam usufruir seu bem e outros que colocam a sua semana no pool de locação. Ou seja, trata-se de uma operação que requer profundo conhecimento em gestão e hospitalidade. Adaptamos os indicadores hoteleiros já presentes em nossos hotéis pelo mundo aos projetos de multipropriedade, garantindo às operações uma administração otimizada, com controle preciso e que gera transparência e confiabilidade aos proprietários da semana. Quando falamos de uma rede como a Wyndham, além de termos essas soluções, trazemos bandeiras internacionais reconhecidas no mundo todo, o que gera maior credibilidade.

LK – Gerenciar um grupo heterogêneo de investidores, com interesses diferenciados, é algo desafiador e para isso não basta boa vontade, é preciso ter know-how e ferramentas de inteligência, gestão e comunicação que suportam um trabalho preciso e transparente. Uma empresa com a expertise de mais de 9200 hotéis ao redor mundo traz consigo essa experiência e os resultados positivos são comprovados com as operações em curso. Crescemos ano a ano e estamos prontos para expandir ainda mais.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000