Aconteceu na semana passada, em Las Vegas, a ARDA 2024, o principal evento global sobre timeshare e multipropriedade, promovido pela American Resorts Development Association. Juntos, mais de 1.200 profissionais discutindo tendências do turismo compartilhado no mundo.
Como no último ano, a Noctua Advisory esteve presente e compartilharei um resumo com os principais insights do evento. Primeiro, algumas das principais métricas operacionais de 2023:
- Volume de vendas segue forte, em US$10,6 bilhões. Valor praticamente idêntico ao de 2019 (US$ 10,5 bilhões);
- Taxa de manutenção em crescimento, em US$1.260 ao ano. Valor 16,7% acima de 2019, em razão da inflação maior no período;
- Ocupação próxima a 77% na média do ano. Utilização é alta, sem grandes oscilações em períodos anteriores.
E algumas tendências que seguem estimulando o consumo de viagens, segundo pesquisa da ARDA:
- 55% têm uma filosofia de “Live for today”;
- 72% dizem que é importante na vida incluir experiências únicas;
- O usuário de timeshare tem maior propensão a viagens em comparação com o viajante comum.
Outros dados interessantes, em pesquisa com mais de 750 respondentes sobre a percepção do consumidor sobre o timeshare:
- Destaques positivos | Acomodações grandes, facilidade para o planejamento da viagem e priorização de tempo de férias;
- Destaques negativos | Processo de venda, pagamento de taxas de condomínio e mercado secundário restrito.
Além de números, vamos a algumas conclusões sobre o evento:
- Sim, o timeshare (com ou sem escritura) é um mercado global e robusto;
- Grandes empresas com forte complaince atuam no setor;
- Líderes são obcecados por flexibilidade, experiências e inovação;
- Upgrades representam 2/3 das vendas, sinal de satisfação com o produto;
- O processo de venda segue o mesmo, mas o uso de tecnologia é crescente.
Quebrando o ditado que diz “O que acontece em Vegas fica em Vegas”, é importante compartilharmos boas práticas para que os setores de timeshare e multipropriedade sigam em evolução. Volto feliz com a experiência vivida durante o evento e com a convicção de que há incríveis oportunidades para o nosso Brasil. Estamos apenas no começo da jornada.
Mais informações?
Siga a Noctua nas redes sociais para ter acesso às principais tendências da hotelaria e do entretenimento no Brasil:
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/somosnoctua
Instagram: https://www.instagram.com/somosnoctua/
Pedro Cypriano é especialista em investimentos e gestão estratégica, fundador e sócio-diretor da Noctua Advisory | Inteligência em hospitalidade e entretenimento. Ao longo dos últimos 20 anos, liderou centenas de projetos junto a consultorias globais, na Europa, no Oriente Médio, na África e na América Latina. Conselheiro de empresas de multipropriedade, timeshare e hotelaria. É autor do livro Desenvolvimento Hoteleiro no Brasil, pela editora SENAC, e professor em cursos de pós-graduação e programas executivos no Brasil e no exterior.