Em 2017, no Top Seller Event, Rogério Calado vestiu uma camiseta com a frase: “‘Captadores, vocês são os pulmões do tempo compartilhado!” a ideia da camiseta veio para valorizar e homenagear esta profissão, ao qual ele iniciou sua carreira, como promotor de marketing em 2002.
Rogério, que já atuou em grandes projetos de tempo compartilhado no Brasil em diferentes cargos, atualmente, ocupa a função de coordenador de projetos da TC Brasil, apoiando as operações em que a empresa presta consultoria, e se preparando para o início da implantação de multipropriedade do Curupy Acqua Park Hotel, em Sinop (MT), que deverá ter abertura de vendas ainda este ano.
“Estou muito animado com este desafio, Sinop está se desenvolvendo muito no turismo nacional, como podemos verificar com a ampliação do terminal do seu aeroporto, que terá voos diretos de São Paulo, trazendo um maior potencial de clientes do que já existe, além disto, o grupo já é consolidado com muita credibilidade na região e já possui uma estrutura de lazer consolidada, com um parque aquático estruturado e conhecido”.
Graduado em Gestão em Marketing e pós-graduado em Psicologia Organizacional do Trabalho e Coach, Rogério alcançou cargos de liderança na multipropriedade e timeshare. O executivo se orgulha em dizer que procura seguir um modelo de gestão de pessoas baseado no exemplo, e uma das formas de consolidar sua filosofia de trabalho está nos cursos de aperfeiçoamento que sempre buscou se dedicar, assim como participação em eventos e missões técnicas, com a finalidade de se atualizar nas boas práticas para implantação e gestão das operações.
“Sempre fui fiel à minha essência, acredito que um líder precisa ter como objetivo ser inspirador e motivador de pessoas, também sempre busquei atuar de forma humana, tendo a consciência que este é um atributo essencial na gestão de pessoas. Minha liderança sempre foi pautada no diálogo, buscando incentivar o que cada um da equipe tem de melhor para oferecer. Meus direcionamentos possuem o foco para que o profissional conquiste algo mais, para que se destaque e, assim como eu, busque uma carreira promissora em um segmento pulsante e cheio de oportunidades como o nosso. Até chegar em cargos de liderança tive alguns anos de estrada, com alguns desafios e falhas, a trajetória poderia ter sido mais fácil, mas este aprendizado com certeza enriqueceu minha experiência e fez com o que eu consiga agregar ainda mais para meus times, onde sempre prevalece o espírito de equipe focado na alta performance”, afirma Rogério.
Início no tempo compartilhado
Natural de São Paulo (SP), Rogério se mudou para o Rio Quente, em Goiás, para iniciar no mundo da propriedade compartilhada em 2002. Naquela época, ele não atuava no setor de Turismo, havia concluído um Curso de Hotelaria e Turismo no ano anterior e trabalhava durante os dias de semana na parte administrativa de uma gráfica e aos finais de semana em uma empresa de entretenimento e lazer, em festas e eventos.
“Foi nessa época que fiquei sabendo da vaga na Pousada do Rio Quente, para a área de Esportes e Lazer, primeiro semestre de 2002. Enviei o meu currículo, mas as vagas para recreação já haviam sido preenchidas. Então, o Valdeir Ribeiro, mais conhecido como “Bira”, que na época era o líder de captação, me indicou para vaga de promotor de marketing para a temporada de julho de 2002”.
Foram quatro anos atuando no Rio Quente Vacation Club (atual Aviva Vacation Club), na prospecção de clientes nos hotéis, no parque Hot Park, nas ruas de Caldas Novas, salas off sites e itinerantes, além de atuar também como consultor de vendas posteriormente.
No entanto, a trajetória não foi tão fácil, “O primeiro desafio foi mudar de cidade, sair de São Paulo para o Rio Quente, para morar em um alojamento de colaboradores do resort, e ainda aprender uma nova profissão. Cheguei na metade da temporada, comecei a atuar sem passar por treinamento pois não houve tempo, já tive que chegar atuando, o resultado é que ao final de três meses acabei sendo desligado da empresa.” revela.
Em setembro daquele ano, demitido do Rio Quente, Rogério retornou para São Paulo, mas havia gostado da experiência de atuar como captador de clientes no resort. “Enxerguei que o segmento e a empresa estavam crescendo, além de que as pessoas que estavam na operação tinham boas perspectivas de ganhos e de carreira”.
Ele manteve contato com os profissionais da operação em Rio Quente, na época não havia redes sociais e smartphones, mesmo assim buscou uma recolocação para uma segunda oportunidade. “No verão de 2003, tive a chance de ingressar novamente na mesma empresa, tendo em mente, de que desta vez não valeria o segundo lugar, precisava ter foco e disciplina para ficar em primeiro, já que eu queria construir uma carreira no segmento. Desta forma, voltei a atuar na equipe que fazia prospecção no parque e em Caldas Novas”.
Com o bom desempenho na temporada e evolução profissional, Rogério foi efetivado na companhia e se mudou de vez para o Rio Quente. Como o RQVC estava em expansão, abrindo salas off sites e participando de eventos com salas itinerantes, ele foi um dos primeiros a se candidatar a ter experiências profissionais em outras cidades.
Desta forma, surgiu uma oportunidade de deixar sua posição de promotor de marketing, para atuar como consultor de vendas na sala de vendas em São Paulo, em que o gerente era Kendgy Amano.
“Como eu estava com certa experiência como captador/promotor, imaginava que chegaria à sala e seria top vendedor, mas não foi o que eu esperava, e então tive que enfrentar mais um desafio. Acho que minha autoconfiança foi tanta que me frustrei, foram quase três meses para me enquadrar na função de consultor de turismo, e ainda com o agravante que em uma cidade grande como São Paulo o atendimento era noturno, os convidados muitas vezes chegavam cansados da rotina de trabalho, stress com o trânsito, entre outras questões.”
Virando líder no setor
Em meados de 2006, a TC Brasil prestou serviços no Maranhão e implantou um projeto de timeshare, o Brisa Mar Hotel. Rogério foi convidado para ser líder de marketing em São Luiz (MA), e depois auxiliou implantação de uma sala de vendas off site do mesmo projeto em Brasília. “No Brisa Mar Hotel iniciei meu ciclo liderança de equipes. Fiquei praticamente um ano como líder de captação e tive a oportunidade de apoiar e adquirir experiência no pós-vendas”.
“Naquela época, eu já me sentia preparado para assumir uma posição de liderança, me considerava com certa experiência e maturidade profissional, pois estava sempre estudando e investindo em cursos de aperfeiçoamento para melhorar o meu trabalho”, conta ele. “Foi a partir daí que entendi a importância do pensamento Macro, da atuação com planejamento, focado no desenvolvimento de estratégias para a alavancagem dos resultados da equipe”.
Enotel Vacation Club
“Saindo deste projeto iniciei um novo desafio. O Enotel foi um divisor de águas na minha carreira profissional”, afirma Rogério Calado, que chegou ao resort em Porto de Galinhas (PE) para ser líder de marketing, em abril de 2008 e ficou até 2020, quando deixou o empreendimento como coordenador do projeto. Com a pandemia, o Enotel decidiu encerrar a operação comercial do vacation club, atualmente opera apenas com relacionamento dos clientes da sua base.
Inaugurado em 2006, o Enotel foi o primeiro resort no Brasil, do grupo hoteleiro português, onde o vacation club do empreendimento teve início em 2008. “A captação era dentro do hotel, praias e na vila de Porto de Galinhas. Os desafios em fazer prospecção no início do projeto eram que os turistas não conheciam a empresa que estava iniciando sua operação, além disso era o primeiro resort all inclusive em Porto de Galinhas, um conceito ainda novo na região. Outra questão importante, era a concorrência com os outros hotéis e resorts que já operavam há mais tempo”.
O resort se consolidou no mercado nacional, grande parte mérito dos excelentes resultados obtidos com a venda do programa de férias, que superava ano após ano os números, passando a ser um dos mais importantes empreendimentos de vacation club do Brasil.
Rogério atuou como coordenador de todas as áreas do Vacation Club de 2017 a 2020, atuando em parceria com a TC Brasil Consultoria durante todo o período. “O Enotel participava de todos os eventos do mercado, Lasos, ADIT Share e Top Seller. O networking e experiências compartilhadas de grandes players nos ajudaram muito. Foi muito gratificante ver o crescimento exponencial do Enotel Vacation Club, nossa equipe estava sempre no pódio do Top Seller Event, em marketing, vendas e pós-vendas, entre os quatro maiores clubes de férias do Brasil, junto ao Rio Quente, Beach Park e DiRoma”.
Em 2020, Rogério deixou o Enotel como coordenador do projeto, responsável pelo marketing, vendas e pós-vendas.
Desafio na retomada após pandemia
Encerrando suas atividades no Enotel, Rogério iniciou a prestação de serviços junto a TUDO Consultoria, na retomada do setor pós pandemia. “Acredito que a pandemia foi um período desafiador para todo setor de turismo no geral, nosso foco era trazer credibilidade e confiança tanto da equipe, como dos convidados para a sala de vendas”.
“Na retomada, trabalhei muito com a expressão corporal, e em ferramentas em que os clientes se sentissem à vontade em participar da divulgação do produto, trazendo confiança, credibilidade e demonstrando nossa preocupação em manter todos os cuidados necessários”.
Após a experiência na TUDO, Rogério atuou nos empreendimentos My Mabu, em Foz do Iguaçu, e posteriormente no Costao do Santinho, em Florianópolis. “Foram também momentos especiais na minha carreira, onde pude contribuir e aprender com estes empreendimentos de renome da hotelaria nacional, e “cases” de muito sucesso na propriedade compartilhada do Brasil”.
Contribuição para crescimento do mercado
Atuando novamente com a TC Brasil, Rogério enxerga a consultoria como mais um importante passo para o seu desenvolvimento profissional, tanto pela oportunidade de atuar em vários empreendimentos, como pelo formato de atuação da empresa, que sempre direcionou seu time e seus executivos na busca de melhorias e aprendizado constante, buscando as melhores soluções para seus parceiros.
Quando questionado sobre o futuro, ele encerra sua entrevista dizendo: “Quero me especializar cada vez mais no mercado, sempre há algo novo para se aprender e se aprofundar! Também sinto muita satisfação em compartilhar o meu conhecimento com as pessoas que estão iniciando nesta indústria tão especial e promissora, na qual dediquei todos os meus esforços em consolidar minha carreira. Gosto de liderar equipes, estar com pessoas e compartilhar um pouco da minha trajetória como palestrante em eventos e painéis. Temos uma responsabilidade em trazer para as novas gerações de profissionais do nosso segmento a mesma dedicação e cuidado com nossa indústria, para que esta cada vez cresça de forma exponencial e sustentável por muitos anos”, conclui.