Em palestra, o vice-presidente do Grupo Experiências XCaret, na Riviera Maya, México, contou a história do parque
Quando uma marca se transforma em destino foi assunto da palestra de Carlos Constandse, do Experiências XCaret, no último dia do LASOS (Latin American Shared Ownership Summit), evento promovido pela RCI (Resorts Condominiums International), que ocorreu nos dias 17 a 19 de outubro, em Buenos Aires, Argentina.
Experiências XCaret, como o nome sugere, não é apenas um parque ou resort, mas uma verdadeira experiência na gastronomia, natureza, cultura e história mexicana. O vice-presidente do XCaret, Carlos Constandse, contou para os participantes do LASOS 2017 o que faz com que essa marca seja tão fantástica, a ponto de se transformar em um destino turístico.
‘’A melhor forma de transmitir o que é Experiências XCaret é contando a nossa história’’, afirmou Constandse. ‘’Nós somos parte da história de Cancun’’. Ele lembrou que a cidade de Cancun tem apenas 45 anos e o X Caret quase 30 anos.
‘’Criamos experiências turísticas sustentáveis e únicas, inspirado no respeito pela natureza, a cultura mexicana e a vida’’, definiu Carlos Constandse.
Constandse apresentou alguns dados dos grupos hoteleiros de Cancun. De acordo com ele, 90% dos resorts da cidade operam no modelo de timeshare e all inclusive. ‘’Há tantas atividades nos resorts que os turistas não querem sair’’, afirmou.
A história
O projeto XCaret começou em 1980 quando Carlos Constandse e família se mudaram para a Riviera Maya e depois foram para Cancun, para fazer condomínios. ‘’Seguindo a intuição empresarial’’.
Em 1984, eles conheceram Miguel Quintana, sócio do XCaret, é iniciaram o projeto do parque, em local que unia meio ambiente, natureza exuberante e história, com sítios arqueológicos da civilização Maia. ‘’O local era um paraíso com características muito especiais’’.
Em 1990 começou o sonho – a abertura do XCaret. Com o ingresso custando U$ 3,00 e 90 colaboradores (hoje o parque possui 5.000 funcionários), o parque ainda não estava completamente concluído. ‘’Construir um parque leva tempo’’, afirmou Constandse
Mas o sucesso foi enorme. Tanto que em poucos meses o XCaret teve de aumentar o preço da entrada para reduzir o número de visitantes. ‘’Não havia espaço suficiente’’.
Projetos de sustentabilidade
Em 1993, o XCaret desenvolveu um projeto de cunho ambiental, buscando preservar as aves. ‘’Para colaborar com o meio ambiente, para preservar a fauna e flora’’, disse Constandse.
‘’Nós orgulhamos por esse projeto. Teve um aumento de 90% no número de araras no México’’, afirmou Constandse.
Como continuar crescendo
Constandse usou a história do XCaret para aconselhar os participantes do LASOS. ‘’É importante estar atendo as oportunidade’’, afirmou. Em 1994, o grupo lançou o parque Xe-Há, em uma restinga.
‘’É importante sair da zona de conforto para continuar crescendo’’, aconselhou Constandse. Em 1995, o XCaret lançou um espetáculo musical. ‘’Um espetáculo único em nosso país’’.
Mesmo os momentos difíceis Constandse afirmou ter de encará-los como oportunidades. ‘’Desastres e furacões foram oportunidades para nos reinventarmos’’, afirmou. ‘’Nos ajudou a construir parque a prova de furacões’’.
Em 2008, o turismo do México sofreu por conta de duas situações: a crise do mercado imobiliário nos Estados Unidos fez com que os americanos viajassem menos e a maior parte dos visitantes no México vêm de seu vizinho de cima; e também houve no mesmo ano e 2009 a pandemia da gripe suína no país, o que afastou os turistas. ‘’A indústria do turismo ficou prejudicada’’.
Constandse contou que essas crises foram importantes para mostrar como os funcionários do XCaret amavam o parque, já que a maior parte dos trabalhadores aceitaram continuar em suas funções com salário reduzidos.
Resort all-fun inclusive
No fim da palestra, Constadse apresentou o Hotel XCaret México, com abertura em dezembro desse ano e que tem um conceito diferenciado na hotelaria: ‘’All-Fun Inclusive’’. Segundo slide da apresentação de Constandse, o hotel será uma evolução no sistema de timeshare de Cancun.
Além desse conceito de diversão, o Hotel XCaret tem um sistema para captar informações dos hóspedes, para conhece-los melhor, e assim tornar suas experiências cada vez mais personalizadas. Os hóspedes do hotel devem usar uma pulseira inteligente, que serve para quase tudo no hotel, entrar nos apartamentos, comprar, etc. Com a pulseira, o hotel pode captar os comportamentos dos clientes.
Planos para o futuro
Constadse apresentou ao LASOS os planos do Experiências XCaret para os próximos dez anos: quatro parques; doze hotéis (6.000 apartamentos); o maior centro de negócios da indústria de turismo mexicana; um centro de espetáculo para 12 mil pessoas; 10 mil empregos diretos e 40 mil indiretos.
- A Revista Turismo Compartilhado cobriu o LASOS 2017 a convite da RCI Brasil.