A adoção de práticas sustentáveis – com ações de preservação ambiental e desenvolvimento social – sempre foi uma das prioridades do Le Canton. Primeiro hotel do Brasil a conquistar o selo Carbon Free Brasil®, o resort não para quando o assunto é sustentabilidade. Prova disso é que neutralizou suas emissões de carbono e obteve o Certificado de Neutralização de Emissões de Gases do Efeito Estufa emitido e registrado pela ONU através da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, sigla em inglês).
Em 2021, o Le Canton neutralizou 1.371 toneladas de gás carbônico (CO2) através da geração e uso de energia proveniente da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Cachoeirão. Localizada no Rio Manhuaçu, em Minas Gerais, ela tem capacidade para gerar 28.05MW. A previsão é que a PCH reduza anualmente em média 34.059 toneladas de CO2e, resultando em um total de 238.415 toneladas de CO2e durante todo o período de créditos (sete anos).
“Não poderíamos estar mais felizes. O cuidado com o meio ambiente, aliado à responsabilidade social, é um dos nossos pilares de atuação. Não abrimos mão dele. O certificado emitido pela ONU confirma que estamos no caminho certo. Seguiremos trabalhando em prol de um turismo cada vez mais sustentável”, diz a diretora geral do Le Canton, Mônica Paixão.
Para Saulo Villaça, gerente administrativo e de facilities do Le Canton, e um dos autores do projeto, o certificado da ONU é um reconhecimento pelos esforços do hotel em priorizar a sustentabilidade. “Trabalhamos na mudança da nossa matriz energética, dando prioridade ao uso de energias renováveis, e investimos em educação ambiental, conscientizando a comunidade do entorno”, comenta Saulo.
Prêmio em sustentabilidade
Comprovando sua preocupação com o meio ambiente, em novembro do ano passado, o Le Canton conquistou o primeiro lugar na categoria Selo Verde do prêmio TOP Hotel RJ 2022. Diversas ações desenvolvidas pelo Le Canton ao longo dos anos foram avaliadas. Uma delas foi a adoção de duas escolas públicas municipais da região, cujos professores receberam cursos de educador ambiental e de sistema de gestão escolar. A decisão levou os alunos a participarem de atividades nas dependências do hotel.
Outra iniciativa foi a realização do inventário de Gases Efeito Estufa, que resultou no plantio de 8.132 árvores nativas da Mata Atlântica para neutralizar as 2.139, 032 Toneladas de CO² (100% do carbono emitido pelo empreendimento). A certificação deu origem à floresta Le Canton.
Além disso, o resort realiza o tratamento total de seus efluentes com um moderno sistema biológico, de tecnologia 100% nacional, que não utiliza aditivo químico nem energia. Este método possibilita tratar os efluentes e devolver em forma de água tratada classe 2 ao meio ambiente. Hoje, o sistema tem capacidade para tratar 250 m³ de água por dia.
O hotel também modernizou sua matriz energética investindo em um combustível eco eficiente, a biomassa, que é usado para o aquecimento de toda a água do resort, sendo o pioneiro na região sudeste na utilização deste biocombustível carbono free. Em 2018, o Le Canton recebeu o selo Carboneutro do Instituto Oksigeno.