Além de fomentar a cultura musical e ser um espaço de entretenimento, o Rock in Rio movimenta toda a cadeira turística da região com a geração de mais de 28 mil empregos diretos. Além disso, mais de 60% do público vem de fora da cidade, o que faz com que o visitante possa aproveitar os atrativos turísticos e conhecer um pouco mais do Rio de Janeiro.
O setor hoteleiro é outro segmento beneficiado com a realização dos shows. Segundo pesquisa feita pelo site Hotéis RIO, a média de quartos reservados para a primeira semana do festival – 02 a 04/09 – é de 77,74%. O estudo destacou os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado – 84,69% de ocupação – seguido de Ipanema e Leblon – 81,58% – Leme e Copacabana – 74,57%, – Flamengo e Botafogo – 71,72% – e Centro do Rio, com 68,42%.
Na segunda semana do festival – 08 a 11/09 – os números são ainda melhores, com média de 83,61%. Ipanema e Leblon registram 89,61%, já o Centro 85,43%, a Barra da Tijuca e São Conrado 84,05%, o Leme e Copacabana 81,82% e o Flamengo e Botafogo 81,26%.
Ainda de acordo com o Hotéis RIO, na última edição do festival, em 2019, a primeira semana de shows registrou uma presença média de 78% superior à do evento de 2017, que ficou em 75% da lotação. Já na segunda semana, a presença atingiu 87%, também maior que o registrado em 2017, quando ficou em 82%.
Durante o Rock in Rio, os aeroportos também recebem maior movimentação. O Aeroporto Internacional Tom Jobim/RIOgaleão espera incremento em torno de 22 mil passageiros no período de 1º a 15 de setembro, com base nos voos previstos até o momento. O aumento será de 11% em relação aos primeiros 15 dias de agosto, mês anterior ao festival. No total, são esperados 133 voos extras para o período reforçando rotas já existentes como São Paulo, Maceió e Recife, e adicionando três novos destinos: Curitiba, Florianópolis e Salvador.
SOBRE O EVENTO – O Rock in Rio completa 37 anos em 2022. O evento nasceu no Rio de Janeiro, em 1985, e já viajou o mundo, atravessando continentes e sendo realizados em países como Portugal, Espanha e Estados Unidos. São 21 edições no total que levam a imagem da cidade maravilhosa para o mundo.
No Brasil, o evento traz nomes renomados da música do rock e do pop nacional e internacional. São sete dias de atrações no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que se transforma em uma verdadeira Cidade do Rock, com mais de 250 shows, 670 artistas e 500 horas de entretenimento. Além de grandes shows, há apresentações de dança, games, experiências imersivas, ritmos e culturas do Brasil e do mundo. Os palcos do atrativo buscam abarcar a diversidade do cenário musical contemporâneo. São eles: Palco Mundo, Palco Sunset, New Dance Order, Espaço Favela, Rock District, Rock Street Mediterrâneo, Rota 85, Supernova, Uirapuru, NAVE e Gameplay Arena.
Fonte: Ministério do Turismo