Para concretizar o requintado projeto arquitetônico, serviços e experiências únicas prometidas aos clientes, o Poehma Lago Negro, em Gramado, na Serra Gaúcha, contará com empresas referências em suas áreas de atuação para a construção e gestão hoteleira do empreendimento, que deverá ser inaugurado em dezembro de 2023. Contando com o auxílio da Plátano Consultoria, com seu know-how e experiência nos segmentos de multipropriedade, hotelaria e imobiliário, a Liberhaus Incorporações Hoteleiras, incorporadora do empreendimento, definiu as duas empresas parceiras.
A construção do Poehma Lago Negro será realizada pela Construarte, empresa do Rio Grande do Sul com mais de 50 anos de atuação e expertise em obras de hotéis e multipropriedades. “Diversas empresas foram analisadas, mas na multipropriedade precisamos de uma construtora que possua excelência em suas obras e experiência na construção de empreendimentos hoteleiros”, explica Eduardo Aquino, sócio da Plátano Consultoria. “A Construarte possui grande experiência no nosso segmento e isso fez toda a diferença”.
Com orientação da Plátano sobre todas as fases da obra de um empreendimento de multipropriedade e a importância da construtora estar comprometida com os valores e padrões de qualidade, além de indicar algumas empresas, sempre reforçando os prós e contras de cada uma, a Liberhaus pode tomar a melhor decisão.
“Sem dúvida alguma, a Construarte atende a todos os nossos pré-requisitos. Montamos um cronograma a quatro mãos, com o objetivo de superar as expectativas dos clientes do Poehma Lago Negro”, afirma Aquino.
Gestão da multipropriedade
Outra grande tomada de decisão da Liberhaus foi a definição da empresa que realizará a gestão hoteleira do Poehma Lago Negro. Com a assessoria da Plátano, a incorporadora fechou a parceria com a Livá Hotéis.
Apesar de possuir um grande know-how sobre operação hoteleira para clientes de multipropriedade, a Plátano entende a necessidade de trabalhar com empresas especializadas neste segmento, pois eleva a qualidade dos serviços oferecidos ao cliente final. “É isso o que buscamos diariamente, a satisfação completa dos proprietários”, diz o sócio da Plátano.
Neste trabalho de definição de uma gestora hoteleira, a Liberhaus e a Plátano listaram pré-requisitos indispensáveis para a empresa que faria a gestão da multipropriedade. “Com nossa experiência, pudemos reduzir o trabalho do incorporador em pesquisas de mercado e análises de empresas, indicando as melhores opções do mercado”, conta Aquino.
Seguindo essas premissas para a gestão do Poehma Lago Negro, a Livá foi a empresa que melhor atendeu as necessidades e exigências, principalmente por ser especializada no fracionado. “A empresa de gestão hoteleira precisa ter um olhar especial para os multiproprietários”, frisa. “Nossa expectativa é que trabalhem com o mesmo nível de atenção e qualidade que trabalhamos no processo de vendas e pós-vendas”.
Plátano participa do ADIT Share 22
Com o objetivo de reforçar seu posicionamento no mercado e impulsionar ainda mais o crescimento da empresa, a Plátano Consultoria foi patrocinadora do Adit Share 2022. No evento, que é considerado o principal fórum de multipropriedade e timeshare do Brasil, a Plátano teve um grande destaque, com um estande para apresentar seus serviços e know-how na multipropriedade e uma palestra de um dos sócios da empresa, César Mór.
Com o tema da palestra “Concepção e lançamento de produtos multipropriedade”, o sócio da Plátano explicou a importância da definição do público-alvo e o estudo de viabilidade para formatar um projeto de frações imobiliárias, além de apresentar o propósito nos negócios da consultoria.
Durante a palestra, Cesar Mór apontou a importância de a cidade escolhida ter um bom fluxo de visitantes e estudar as opções de entretenimento, serviços, parques e o tempo médio de estadia dos visitantes no destino.
Com esses dados em mãos, a Plátano consegue realizar as análises e estudos para a estratégia comercial e financeira. “É indispensável tomar as decisões com base em um planejamento bem estruturado”, disse o palestrante.
Com a definição do perfil e do estudo de viabilidade, o empreendedor já consegue desenhar o melhor produto e o quanto que precisará investir no projeto. “A multipropriedade é um produto de incorporação e condomínio, mas também de hospitalidade. Precisa-se pensar em diferenciações no momento da incorporação. O cliente precisa perceber valor no produto e serviços, não apenas o preço”, explicou o sócio da Plátano.
Entre as diferenciações que podem ser pensadas para o produto, ele citou: experiências oferecidas ao cliente, tamanho do apartamento e da cama, tipo de enxoval, amenities, gastronomia, concierge especializado, entretenimento, atrações infantis, parcerias de alto valor agregado, etc.
Com assessoria contínua da Plátano, Poehma Lago Negro tem 75% do empreendimento já comercializado
Há pouco mais de um ano, a Plátano assumiu a comercialização do Poehma, promovendo muitas alterações no conceito e distribuição do produto, gerando excelentes resultados.
Na época, primeiro semestre de 2021, após passar um período difícil na pandemia, o Poehma possuía apenas 30 contratos ativos. Atualmente, o projeto conta com mais de 900 clientes na base, 75% do empreendimento já foi vendido e com uma perspectiva de mais de R$ 100 milhões em VGV (Valor Geral de Vendas). Junto a incorporadora Liberhaus, a Plátano já planeja a abertura de mais uma sala de vendas.
Entre as alterações coordenadas pela consultoria, há a conversão da planta do apartamento para quatro pessoas; algumas melhorias, como uma lareira no dormitório do casal e, em vez de sofás-camas, como a maioria dos apartamentos de multipropriedade, a sala de estar contará com uma marcenaria especial, onde uma cama de casal será embutida.
A apresentação do produto na sala de vendas também teve inovações, com uma venda mais reflexiva, mas sem deixar de trazer resultados. Os clientes compram o produto por entender a importância do tempo em família, das férias e diversão de seus filhos, sendo que em nenhum momento o formato de investimento é oferecido ao turista.
A parceria entre a Plátano Consultoria e a Liberhaus Incorporações Hoteleiras deverá ser ampliada, já que a incorporadora estuda lançar mais empreendimentos no modelo de multipropriedade.