Marcio Kumruian contou como a empresa se tornou uma gigante no e-commerce
Para encerrar a série de palestras e painéis do Top Seller 2019, uma história de pioneirismo, empreendedorismo, inovação e sucesso com o fundador e CEO da NetShoes, Marcio Kumruian, com a palestra ‘’Do fundo do estacionamento ao bilhão na internet’’, em que apresentou o case de como a Netshoes conseguiu ser uma gigante no comércio digital.
Organizado pela RCI Brasil, o Top Seller Event é o principal evento destinado aos profissionais atuantes no mercado de tempo compartilhado e acontece neste ano nos dias 06 e 07 de novembro, no Wish Natal by GJP, em Natal/RN.
A Netshoes foi adquirida recentemente pela Magazine Luiza por U$ 115 milhões. Mas nem sempre foi assim, valores altos. A Netshoes começou com uma loja física em 2000. Para depois de algum tempo, por conta de Márcio Kumruian procurar inovação, ser a primeira loja de tênis pela internet no Brasil. Mas nos primeiros meses da empresa na internet os resultados não forma os melhores. O primeiro mês teve zero de vendas, no segundo mês teve um, no terceiro teve dois pedidos. ‘’No inicio não foi fácil’’, lembrou o fundador da empresa.
Márcio Kumruian contou algumas estratégias da Netshoes indicando tendências para os negócios no futuro. O CEO da empresa listou algumas inovações que a Netshoes trouxe ao longo dos anos: entrega no mesmo dia, personalização, troca grátis, mobile free, central 24 horas e Whatsapp. ‘’Coisas que foram evoluindo com a experiência do cliente. Parecem simples, mas são coisas que vamos captando com os clientes’’.
É importante vender mais – como vender mais?
‘’Não há espaço para achismo. Coloque os dados no centro das tomadas de decisões. Use, verdadeiramente, os dados e pesquisas internas. Escute o que o cliente tem a dizer sobre o seu produto’’, disse Marcio Kumruian.
Outra dica que o CEO da Netshoes falou foi adequar o produto aos clientes. ‘’A linguagem de venda ao cliente – ele precisa entender o que está comprando’’, falou, exemplificando com as vendas de tênis pela Netshoes, em que a empresa teve que explicar para os clientes o que significavam as tecnologias usadas nos calçados.
Marcio Kumruian enfatizou muito a importância de sempre ter muita atenção nos dados e comentários nas redes sociais sobre os produtos. Ele disse que na Netshoes 40% dos clientes avaliam os comentários antes de comprar, 11% deixam de comprar quando o comentário não é bom. ‘’As avaliações são importantes para o que deve ser melhorado’’.
Para Marcio Kumruian, com os cruzamentos e organização dos dados, é possível oferecer os produtos certos para os clientes certos, e vender muito mais. Ele exemplificou com o Amazon Prime Day e o Single Day, da Alibaba, em que as lojas virtuais comercializam bilhões de produtos.
‘’Uma das profissões que estão mais alta hoje em dia é o chamado cientista de dados, que analisam dados e tiram conclusões, pois ajudam as empresas a maximizar os resultados. Nós destruímos o achismo, testando e olhando os resultados’’, falou o fundador da Netshoes.
Inovações nas empresas
De acordo com Marcio Kumruian, empresas que investem em inovação crescem mais no longo prazo. Ele mostrou um dado, em uma empresa inovadora cresce 9,5 vezes mais que uma que não inova.
E a inovação não significa sempre sucesso. O palestrante mostrou um painel em que mostrava os produtos lançados pela Amazon que não tiveram sucesso. ‘’Falhas fazem parte do processo de inovação e colaboradores não devem ser punidos por isso’’, disse. ‘’O erro pode fazer parte do jogo A punição inibe’’.
Como enxergamos o futuro?
De acordo com Marcio Kumruian , o futuro será com mobiles e internet cada vez mais veloz, plataformas complementares, experiências pautadas pela tecnologia.
‘’Mas não tem cultura nem tecnologia se não tem pessoas’’, salientou o CEO da NetShoes. ‘’Todo negócio é feito por pessoas’’.
Para formar uma equipe na era digital, Marcio Kumruian sugeriu humanizar a relação com seus públicos, escutar muito os clientes e colaboradores, alinhar expectativas e dar autonomia para os profissionais.
Para o fundador da Netshoes, para uma empresa crescer é necessário parcerias estratégicas, que tenham expertise, poder de execução, credibilidade e visibilidade.
Para finalizar a palestra, Marcio Kumruian trouxe um case que exemplifica tudo que disse durante sua apresentação: tecnologia, inovação, demanda, parcerias e experiência. A Netshoes criou um novo produto, uniformes completos de futebol para times amadores, em que os clientes poderiam personalizar, escolhendo as cores, colocando o escudo do time, os números, os nomes dos jogadores, etc. Os clientes recebiam o produto em sete dias.
Como reconhecimento do primeiro time que adquiriu o novo produto, o Sixteam, a Netshoes preparou uma surpresa no dia do primeiro jogo com o novo uniform: Uma torcida organizada para incentivar o time. Assista ao vídeo sobre essa ação da Netshoes:
Acompanhe a programação do Top Seller Evento em nosso site e Instagram: https://www.instagram.com/turismo_compartilhado/?hl=pt-br
- A Turismo Compartilhado cobre o Top Seller Event a convite da RCI Brasil.