25.5 C
Caldas Novas
terça-feira, 24 novembro, 2020

Caldas Novas além dos parques aquáticos

Região das águas quentes oferece experiências variadas para visitantes e não apenas piscinas

Famosa por suas águas termais, resorts, hotéis e parques aquáticos, Caldas Novas oferece outros tipos de atrações para seus visitantes, ampliando a experiência e diversão: atrações para família, ecoturismo, museus, monumentos, turismo histórico e cultural, além de contar com restaurantes de alta gastronomia e vida noturna agitada.

Confira algumas dessas atrações e aproveite a Região das Águas Quentes:

Casarão dos Gonzaga

Construído em 1907 para a sede da fazenda do primeiro prefeito da cidade, o Casarão é o monumento histórico onde o visitante poderá conhecer a história de Caldas Novas. O Casarão dos Gonzaga é um dos pontos turísticos de Caldas Novas mais representativos, pois se trata de uma obra estilo colonial do século XIX, única construção que guardou todas as características da época, com portas, janelas e pé direito altos que se destinavam a amenizar o calor. Seu acervo conta com objetos típicos de uma casa da época, como o tear, a carda e a roca. Abriga uma exposição de artesanato local, como rendas, colchas, tapetes, botinas e licores, e peças de cerâmica, pintura e escultura de artistas locais.

Parque Estadual da Serra de Caldas

Cacheira Cascatinha

Indicado para quem quer curtir turismo ecológico, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas está localizado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, distante somente 5 km do centro de Caldas Novas. Com uma área de 123 km2 em formato elipse, o parque oferece trilhas com lindas paisagens naturais pelo cerrado, belíssimas cachoeiras, além de ter um museu de animais empalhados. São duas trilhas que os visitantes podem escolher, ambas terminam com cachoeiras e piscinas naturais: a Trilha da Cascatinha, com pouco mais de 700 metros de extensão, percorridos em aproximadamente meia hora; e a Trilha do Paredão, com caminho um pouco mais longo e íngreme, com cerca de 1 km e muitos degraus.

Lago de Corumbá

Lago de Corumbá

Perfeito para a pratica de esportes náuticos e passeios de barcos, lanchas e jet skis, o Lago de Corumbá tem 65 km²  e conta com natureza abundante e inúmeras cachoeiras. O local também é utilizado para a prática da pesca esportiva, além de ter bares, hotéis, condomínios e parques aquáticos.

Esplanada do Rio Quente

Camping Esplanada

Brotando no Parque das Fontes, no complexo Rio Quente, a cerca de 30 km de Caldas Novas, as águas termais atravessam o Hot Park e seguem seu rumo pelo bairro Esplanada, no município de Rio Quente, passando por outros hotéis e condomínios e perdendo a temperatura. Mas ainda é possível aproveitar esse rio.

O melhor local para conhecer esse rio é no Camping Esplanada do Rio Quente, pois a água ainda está quentinha. O local conta com infraestrutura com restaurante, banheiros, além da área de camping, para receber os visitantes.

Jardim Japonês


Construído pelo japonês Toshiyuki Murai, o Jardim Japonês é um local de grande significado espiritualista e que deve ser visitado na companhia de um guia local treinado, que fará a interpretação dos vários componentes do Jardim.  O lugar tem um lago com peixes, animais como avestruz, pavão, tartarugas, além pequenos monumentos da cultura japonesa para deixar tudo com um ar um pouco mais oriental.

Dois grandes destaques deste lugar não são orientais e fazem parte da história da cidade: a enorme gameleira, árvore com mais de 150 anos e tronco grande; e a Casa Goiana, a segunda mais antiga da cidade, construída no século XVIII, e que abriga um pequeno museu com objetos das famílias que ali viveram durante várias épocas diferentes.

Santuário de Nossa Senhora Salete

Localizado no pé da Serra de Caldas, o Santuário de Nossa Senhora Salete é uma atração religiosa em Caldas Novas. Com uma bela e arquitetura, o Santuário também conta com belos vitrais.

Horário de missas:

Segunda-feira – 19h
​Quarta-feira – 19h
Sexta-feira – 15h
Sábado – 19h
Domingo – 10h e 19h

Cachaçaria Vale do Rio Quente

Em uma estrutura arquitetônica rústica e aconchegante, a Cachaçaria Vale do Rio Quente proporciona aos visitantes a oportunidade de presenciar o processo de fabricação da cachaça, a degustação e uma viagem ao passado do Brasil e dos engenhos. Além da cachaça de Caldas Novas, também são produzidos açúcar mascavo, rapadura, melado e licores artesanais de pequi, curiola, murici, bacupari, jenipapo, gabiroba, mangaba, entre outros. E claro, o famoso sorvete de rapadura com cobertura de melaço, servido em uma bolacho tipo waffle.

A Cachaçaria Vale das Águas Quentes fica aberta diariamente à visitação do público, que pode acompanhar o processo de fabricação de seus produtos e visitar a exposição fotográfica e o acervo de objetos da época colonial. A deliciosa cachaça produzida na região é envelhecida naturalmente em barris de madeira nobre, como nos antigos alambiques das fazendas coloniais. Os licores tradicionais de frutas são fabricados à partir de uma cachaça bi-destilada onde todos os extratos são produzidos artesanalmente.

Parque de Diversões

As famílias que visitam Caldas Novas têm diversão para o período noturno. Trata-se do Kitakas Park. Localizado próximo a Prefeitura Municipal, o ‘’Parquinho’’, como é conhecido na cidade, conta com atrações para todas as idades, desde o carrossel para crianças menores, montanha russa e atrações mais radicais, para adolescentes e adultos.

Feira do Luar

Com quase 20 anos de existência, a Feira do Luar está localizada abaixo do Parque de Diversões, é totalmente coberta e conta com mais de 153 estandes com alimentos e produtos com artesanato da cidade. Ali pode-se encontrar, além da culinária goiana, outros tipos de alimentos como: espetinhos, yakisoba, batata frita, peixada, crepe, pamonha, acarajé, pizzas, salgados, doces, bolos, tortas, salgados, pastel, sucos, refrigerantes, cerveja, chopp, sorvetes, crepes, esfirras, churrasco grego e muito mais. E claro, muitos souvenirs de Caldas Novas para levar como lembrança: camisetas personalizadas, chaveiros, canetas e muito mais.

Monumento das Águas

Localizado na entrada da cidade, o Monumento das Águas é formado por uma estrutura que homenageia as águas quentes da região, formado cascatas e jardins. Parada obrigatória para tirar fotografias para todos os visitantes que passam pelo local.

Passeio de Trenzinho

Tradicional na cidade, em Caldas Novas há várias opções de passeios de trenzinhos, contando com luzes, personagens de desenhos animados e músicas infantis. É certeza de sucesso com as crianças, além dos trenzinhos passarem pelas principais atrações turísticas da cidade.

Cachoeira do Maratá

Restaurante fica próxima da queda d´água

Localizada entre os municípios de Pires do Rio/GO e Caldas Novas/GO, cerca de 50 km de distância da capital das águas quentes, a Cachoeira do Maratá é um ótimo passeio de turismo ecológico para família, inclusive com filhos pequenos. Com 55 metros de queda e local de fácil acesso, aliás, com facilidade até para chegar perto da queda d´água, a Cachoeira Maratá possui ótima infraestrutura, com restaurante e banheiros.

Museu de Cera

Caldas Novas também conta com um Museu de Cera, atração que já grande sucesso em destinos turísticos nacionais como Gramado e Olímpia, e até em destinos no exterior. O Museu de Cera de Caldas Novas contém 15 cenários com mais de 35 personagens, divididos entre personalidade do mundo dos esportes, pop, cinema e infantis, com os personagens replicados possuem aproximadamente a estatura e peso da celebridade na época de sua retratação.

Bonecos Gigantes de Olinda

A tradição pernambucana está em Caldas Novas no museu Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigante de Olinda. Com grande realismo das expressões faciais e figurinos, os Bonecos Gigantes homenageiam celebridades e grandes ícones da história e da cultura brasileira, assim como personalidades mundiais.

Curtiu? Compartilhe!

Notícias Relacionadas

Aviva oferece descontos de até 40% na Black Friday

Em 2020 a cada reserva efetuada pelos canais diretos da companhia doarão uma cesta básica para famílias em estado de vulnerabilidade nas cidades de...

Rio Star coloca ingressos promocionais na Black Week

Visitantes podem comprar as entradas pela internet pelo preço de R$ 39 A Rio Star, maior roda-gigante da América Latina, entrou na semana de promoções...

Costa do Sauípe confirma Réveillon 2021

Complexo bahiano da Aviva apresenta programação especial Com o mote "Perto do Mar, A Gente É Mais Feliz", a Costa do Sauípe, a cerca de 76 km...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

×