O mercado de multipropriedade no Brasil vem se mostrando há anos um forte aliado da hotelaria. No entanto, ingressar nesse setor que a cada ano mostra crescimento consistente requer não apenas capacidade de investimento e um perfil empreendedor.
É preciso ter conhecimento pleno dos diferentes aspectos que envolvem esse negócio, que passam pela escolha do destino, projeto arquitetônico e design, estratégias de promoção e vendas e um compromisso com uma gestão precisa e transparente.
Não à toa, no Brasil, a Wyndham Hotels & Resorts, a maior empresa de franquia de hotéis do mundo com mais de 9.200 empreendimentos em 95 países, é a única companhia internacional a atuar nessa frente. E a decisão estratégica vem se mostrando acertada.
Nos últimos anos, a multipropriedade vem respondendo por cerca de 30% dos novos contratos assinados pela companhia no País e isso se deve aos cases de sucesso que a Wyndham tem em solo nacional: o Wyndham Olimpia Royal Hotels, no interior de São Paulo, e o Wyndham Gramado Termas Resort&Spa, no Rio Grande do Sul.
Empreendimentos que juntos somam mais de 1.500 apartamentos e reúnem mais de 15.000 proprietários, os indicadores alcançados com essas operações são extremamente positivos e atraem a atenção de novos investidores.
Para entender o que faz a Wyndham Hotels & Resorts ser atualmente um dos players mais desejados por investidores no Brasil, a revista Turismo Compartilhado convidou o diretor de Novos Negócios para o Cone Sul, Armando Ramirez, e a gerente sênior de Novos Negócios, Luciana Kuzuhara para uma conversa.
O resultado e os “segredos” que fazem a empresa ter sucesso nesse mercado você descobrirá a seguir.
Qual a sua avaliação sobre o mercado de multipropriedade no Brasil?
Armando Ramirez (AR) – A multipropriedade não tem mais espaço para amadores. O mercado cresceu e vai ampliar ainda mais e somos um exemplo disso. Já temos 23 empreendimentos no País, entre projetos e hotéis em operação, e novos que estão por vir.
Luciana Kuzuhara(LK) – Quem quer ter vida longa no setor, colhendo resultados positivos, precisa mais do que uma boa ideia e capacidade de investimento, é preciso ter bons parceiros. Quem entendeu essa combinação vem tendo sucesso hoje no mercado. 2024 começou aquecido e promete ser um ano de muitas novidades.
Qual o segredo da Wyndham Hotels & Resorts para ser um player tão desejado neste mercado?
AR – Entendemos do negócio. Nossos executivos têm décadas de experiência com multipropriedade e acompanham o investidor de ponta a ponta, até a entrega do empreendimento. Além disso, por nossa estrutura global, oferecemos facilidades e diferenciais difíceis de serem copiados: isso vai desde uma área de arquitetura e construção que orienta o investidor no desenvolvimento do projeto com a elaboração dos fluxos operacionais; passa pela estruturação da convenção de condomínio; definição dos custos condominiais até o momento da operação. A partir desse momento, a Wyndham disponibiliza uma estrutura global de visibilidade e vendas e um programa de fidelidade, um dos maiores do mundo, com mais de 108 milhões de membros ativos. Com tudo isso, oferecemos estrutura e segurança, tudo que o investidor busca.
LK – Quando falamos em multipropriedade, transparência e precisão são pontos que não podem faltar. E hoje temos um modelo de atuação que garante ao investidor e aos proprietários essa segurança. Nós gerimos aproximadamente 15.000 proprietários em dois empreendimentos, uma operação que apenas um time altamente profissional consegue suportar registrando ano a ano resultados expressivos. Temos uma comunicação afinada com os interesses dos investidores que passa por sempre oferecer um serviço singular ao hóspede.
O que faz um empreendimento de multipropriedade ter sucesso?
AR – Atender alguns fatores é vital para ter sucesso nessa equação: estrutura atraente e funcional, capacidade e oferta de lazer, um destino com estrutura complementar ou capacidade para desenvolver, entendimento do serviço hoteleiro e uma marca forte que lhe confere visibilidade, atração e certeza de qualidade, mesmo antes de o projeto estar de pé.
LK – Uma marca que entende claramente o conceito da multipropriedade é um fator preponderante para o sucesso. Para que haja êxito é preciso o entendimento deste modelo de negócio que prevê que o proprietário da fração pode utilizar a sua semana, trocá-la por meio do intercâmbio e, além disso, ter a possibilidade de colocá-la no pool de locação.
Qual a capacidade de a Wyndham Hotels & Resorts crescer ainda mais na multipropriedade no Brasil?
AR – Somos uma empresa de capital aberto, com ações na Bolsa de Nova York e orientação para a geração de resultados a partir da experiência do hóspede. Diante disso, crescer é parte do nosso dia a dia. O Brasil tem uma capacidade grande de aceitação da multipropriedade e trabalhamos todos os dias com a nosso conhecimento do setor para ajudar os investidores a desenvolver novos negócios e com isso fortalecer o turismo no Brasil.
LK – Por conta da nossa experiência no segmento, conhecemos os principais comercializadores e fornecedores e ajudamos em aspectos que vão das definições que envolvem o entretenimento, passam pela arquitetura e construção e chegam à gestão de um projeto com tal perfil. Ou seja, nossas soluções são completas, o que nos dá a certeza que somos um player muito interessante aos nossos clientes. Eles conseguem em um único lugar encontrar todas as soluções que precisam para concretizar seu projeto.
Qual a diferença entre ter uma bandeira internacional e uma nacional em um empreendimento de multipropriedade no Brasil?
AR – Quando falamos em multipropriedade, entendemos que é um conceito complexo de operação, uma vez que temos proprietários que desejam usufruir seu bem e outros que colocam a sua semana no pool de locação. Ou seja, trata-se de uma operação que requer profundo conhecimento em gestão e hospitalidade. Adaptamos os indicadores hoteleiros já presentes em nossos hotéis pelo mundo aos projetos de multipropriedade, garantindo às operações uma administração otimizada, com controle preciso e que gera transparência e confiabilidade aos proprietários da semana. Quando falamos de uma rede como a Wyndham, além de termos essas soluções, trazemos bandeiras internacionais reconhecidas no mundo todo, o que gera maior credibilidade.
LK – Gerenciar um grupo heterogêneo de investidores, com interesses diferenciados, é algo desafiador e para isso não basta boa vontade, é preciso ter know-how e ferramentas de inteligência, gestão e comunicação que suportam um trabalho preciso e transparente. Uma empresa com a expertise de mais de 9200 hotéis ao redor mundo traz consigo essa experiência e os resultados positivos são comprovados com as operações em curso. Crescemos ano a ano e estamos prontos para expandir ainda mais.