A Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquia de hotéis do mundo, com mais de 9200 empreendimentos em 95 países, finalizou 2023 com um ritmo forte de assinatura de contratos e expansão da rede no Brasil e em toda a região da América Latina e Caribe. Ao longo de 12 meses foram 45 contratos assinados na região, que tem à frente a vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios para América Latina, Maria Carolina Pinheiro. Isso representou uma adição de mais de 8.000 apartamentos ao portfólio da companhia.
Somente no Brasil, foram 13 assinaturas e quase 3 mil quartos, ou seja, representatividade de mais de 30% do País frente à região a qual está compreendido. Com esses números, a companhia atinge a marca de 258 hotéis abertos e em funcionamento na região LATAMC, com mais de 41.000 apartamentos, cabendo ao Brasil 38 unidades e mais de 8.000 quartos. O que posiciona o país em terceiro lugar em número de empreendimentos na região, apenas atrás do México e Argentina.
Quando o tema é multipropriedade, a companhia acumula ao longo dos últimos anos 14 contratos assinados, sendo que dois empreendimentos já estão em operação – Wyndham Olímpia Royal Hotels e Wyndham Gramado Termas Resort & Spa – e 12 estão em desenvolvimento. A gigante norte-americana é a única empresa internacional a atuar com franquia e/ou gestão de multipropriedade no Brasil.
E os resultados operacionais dos empreendimentos de multipropriedade já em funcionamento também são positivos.
Wyndham Gramado e Wyndham Olímpia cresceram em faturamento bruto 7% e 14%, respectivamente, de 2022 para 2023. No caso de Gramado, o resort ainda teve alta de 12% na diária média e 6% na receita de quartos. Já em Olímpia, houve avanço de quase 18% em RevPar e 11,5% em diária média. Quando a análise é mais extensa, o crescimento é ainda mais acentuado. No caso do Wyndham Gramado, de 2019 a 2023, o faturamento bruto do hotel aumentou 227%.
“A região vem crescendo de maneira acelerada e isso inclui o Brasil. A multipropriedade é de suma importância para a nossa estratégia no País para os próximos anos e 2024 é um ano diferenciado para a consolidação de nossa expansão. Temos a meta de atingir 50.000 apartamentos até o final deste ano na América Latina e nos consolidarmos como o player mais importante da hotelaria internacional na região. As oportunidades estão lançadas, ainda mais com o aquecimento da movimentação hoteleira, que espera alta de 5% sobre 2019, ou seja, o ano pré-pandemia”, Maria Carolina Pinheiro , Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Wyndham para América Latina.
Para a executiva, o forte aquecimento do turismo e da multipropriedade no Brasil juntamente com uma estratégia arrojada de desenvolvimento que compreende levar a marca Wyndham para destinos fora das capitais – sem esquecer das capitais – vem sendo a combinação perfeita. Além disso, ela destaca que o mercado latino-americano vem percebendo a importância de ter uma marca global em seus empreendimentos, uma vez que significa distribuição em larga escala associada a uma padronização respeitada e desejada.
Sobre a Wyndham Hotels & Resorts
Wyndham Hotels & Resorts (NYSE: WH) é a maior empresa de franquias hoteleiras do mundo por quantidade de propriedades, com aproximadamente 9.200 hotéis em quase 95 países em seis continentes. Através de sua rede de aproximadamente 872.000 quartos atrativos para o viajante cotidiano, a Wyndham conta com presença líder nos segmentos econômico e midscale da indústria de hospitalidade. A empresa opera um portfólio de 24 marcas hoteleiras como Super 8®, Days Inn®, Ramada®, Microtel®, La Quinta®, Baymont®, Wingate®, AmericInn®, Hawthorn Suites®, Trademark Collection® e Wyndham®. A Wyndham Hotels & Resorts também é um fornecedora líder de serviços de administração hoteleira. O Wyndham Rewards, o premiado programa de fidelidade da companhia oferece a 106 milhões de membros afiliados a oportunidade de trocar pontos em milhares de hotéis, resorts e casas de férias em todo mundo. Para obter mais informações, acesse www.wyndhamhotels.com