Artigo de Susane Roma, gerente da WAM Fidelidade
Assim como o mundo todo, nos deparamos com um cenário sem precedentes e nosso desafio passou a ser encontrar a melhor opção, seja para as viagens, seja para nosso trabalho, seja para ver quem gostamos e diariamente nos deparamos com estes pequenos dilemas.
Na WAM Fidelidade – o que fizemos de diferente para atravessar esta fase foi buscar entender de forma rápida a situação e nos adaptar o máximo possível ao momento.
No momento em que foi comunicada a pandemia, clientes que estavam viajando queriam voltar para casa, outros correram para cancelar suas reservas, depositar seus períodos que estavam por vencer, e neste momento fizemos a diferença, nossa equipe estava preparada para ouvir o cliente e atende-lo da melhor maneira possível dentro da sua necessidade. Para isto, rapidamente flexibilizamos políticas, direcionamos o atendimento para atender e remanejar todas situações, mantendo a satisfação, experiência e segurança do cliente em primeiro plano.
Internamente, em relação ao nosso time, nossa primeira preocupação foi o cuidado com as pessoas e a primeira medida foi voltada para segurança, saúde e a preservação dos postos de trabalho de nossos colaboradores, adotamos o home office, a testagem dos colaboradores em cada retorno de quem era essencial presencialmente, apoio psicológico e transparência nas informações do que estava acontecendo na empresa. Estas ações sem dúvida ajudaram para que nossos colaboradores ficassem mais confiantes e seguros durante este processo.
Além das ações tomadas na segurança e bem estar dos colaboradores, também criamos ações estratégicas que permitissem a sobrevivência do negócio.
Uma vez superado o primeiro choque do fechamento quase que total de fronteiras, voos e comércios, passamos a planejar e desenvolver novos projetos, acreditando em uma forte retomada do turismo doméstico (local) conforme fosse surgindo flexibilizações.
Aumentamos nosso portfólio de serviços para o mercado interno, preparamos ofertas e adaptamos a forma de comunicação com o cliente. Além disso firmamos parcerias com empresas de transporte terrestre e melhoramos nosso site e aplicativo para que nossos clientes possam finalizar suas transações pela página www.wamfidelidade.com
Com a retomada gradual de voos e liberação de determinadas praças, houve uma acentuada busca pelo turismo de lazer, especialmente no mês de Setembro. Isso impacta positivamente toda a economia das regiões – desde a pessoa que faz artesanatos em alguma cidadezinha do interior até a grande rede hoteleira.
Existe um novo comportamento na sociedade, mas a demanda pelo turismo continuará existindo pois as pessoas (mais do que nunca!) querem construir novas lembranças, contarem suas histórias de viagens. É sim um “novo normal”, mas não queremos voltar ao que era, queremos voltar melhores.