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Viajantes brasileiros querem empresas com práticas sustentáveis, aponta pesquisa

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De acordo com estudo Relatório de Viagens Sustentáveis, os turistas querem ver o dinheiro gasto em férias retornando para comunidades locais

Tendência nas viagens já comentada há algum tempo e intensificada com a pandemia, a procura por destinos e empresas sustentáveis cada vez fica mais evidente para o mercado turístico. Quando falamos empresa sustentáveis significa companhias comprometidas com práticas ESG, ou seja com estratégias para reduzir impactos ambientais, valores éticos com clientes e colaboradores, compromisso no desenvolvimento da comunidade local e boas práticas governança empresarial.

Recentemente, a plataforma de viagens Booking.com divulgou o estudo Relatório de Viagens Sustentáveis*, em que mostra que as pessoas estão mais conscientes em relação ao papel social e ambiental das empresas de turismo.

De acordo com o levantamento, os brasileiros são a segunda nacionalidade dentre os 30 países pesquisados que mais querem ver o dinheiro gasto em suas viagens voltando para a comunidade local (81%), atrás apenas dos tailandeses. E 92% dos viajantes do país dizem que farão atividades/visitarão pontos turísticos para garantir que o impacto econômico de sua viagem seja distribuído igualmente por todos os níveis da sociedade – seja por meio de compras em pequenas lojas independentes ou pela participação em experiências autênticas representativas da cultura local. Entre os viajantes mais comprometidos com essa ideia estão os brasileiros (85%), italianos (84%) e espanhóis (82%). Esse é um bom indicador de que, quando for seguro viajar novamente, as pessoas pensarão em como suas viagens podem ter um efeito regenerativo de longo prazo para ajudar as comunidades locais.

Além disso, a pesquisa mostrou que muitas pessoas desejam ter uma compreensão mais profunda da cultura dos seus destinos de viagem, assim como ajudar as comunidades locais a se reerguerem. É o caso de 76% dos viajantes brasileiros, por exemplo, que dizem que estão determinados a ter experiências genuínas e que reflitam a cultura local na sua próxima viagem. Isso se traduz em jantares em restaurantes autênticos ou na participação em atividades organizadas pelas comunidades.

Inclusive, 78% dos entrevistados do país revelaram que o impacto da pandemia do Coronavírus os encorajou a fazer viagens mais sustentáveis no futuro. E para 94%, aumentar a compreensão cultural e a preservação do patrimônio cultural é um aspecto importante das viagens sustentáveis.

Iniciativas sustentáveis de viagem que têm como base a comunidade não são novidade. Já há empresas de todos os tamanhos trabalhando nesse setor, e a Booking.com está procurando maneiras de integrar mais dessas opções em seus anúncios. Além disso, a empresa já apoia e oferece mentoria a iniciativas desse tipo, como start-ups e organizações do mundo todo, cujo foco é conectar viajantes com experiências locais autênticas que beneficiem as comunidades dos destinos.

Para ser reconhecida, pela comunidade, clientes e mercado, como empresas sustentáveis, comprometida como prática ESG, há várias consultorias e selos, como foi mostrado pela Turismo Compartilhado.

* Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com 29.349 entrevistados em 30 países. Para participar, todos deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2021, e serem responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em março de 2021.Fonte: Assessoria de Comunicação da Booking.com

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