Vai começar a época da Vindima na Serra Gaúcha!

Vinícolas gaúchas promovem atrações para celebrar a colheita da uva. Temporada, que vai até março, movimenta o turismo e a economia da Região Sul do país

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Marcos e Celso Valduga, proprietários da Vinícola Dom Cândido, mostram os parreirais e onde será construído o Castelos do Vale Resorts

Todo início de ano é tempo de festa no Rio Grande do Sul. Isso porque em janeiro começa a temporada da Vindima no estado, período de ouro do enoturismo no país, quando milhares de turistas visitam a região para participar das celebrações da colheita da uva e da produção de sucos, vinhos e espumantes.

Entre janeiro e março as vinícolas das cidades que fazem parte do Vale dos Vinheiros – Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul -, além de outros municípios vizinhos, oferecem uma vasta programação recheada de uva e de atividades que envolvem a fruta, como visitas guiadas aos parreirais, a tradicional pisa das uvas e degustação de vinhos. Ao mesmo tempo, os visitantes podem vivenciar a história da imigração italiana no Brasil e conhecer alguns de seus costumes e tradições.

Em Bento Gonçalves, por exemplo, uma das cidades mais visitadas no período da Vindima, as festividades tiveram início no último final de semana e se estendem até 20 de março. Confira a programação completa AQUI.

Uma das vinícolas que se destacam na época da Vindima em Bento Gonçalves é a Vinícola Dom Cândido, que recentemente lançou a comercialização do empreendimento de multipropriedade Castelos do Vale Resorts, uma parceria com a Mundo Planalto, que será o primeiro resort dentro de uma vinícola do Brasil.

A Vindima da Dom Cândido acontece todos os sábados de fevereiro até o começo de março. O conceito é o resgate da tradicional Vindima Italiana, que a própria família Valduga, proprietária da vinícola, realizava antigamente. A experiência começa logo pela manhã, quando as famílias recebem funis e tesourinhas e vão para os parreirais para colher uvas. Depois acontece um café da manhã típico italiano, com salame, cuca, torta tirolesa, queijos, polenta, suco de uva, degustação de vinho, aprende-se a sabrar garrafas de espumantes, além de ter um grupo tocando músicas tradicionais italianas.

Depois deste café da manhã, a Vindima da Dom Cândido leva as famílias para a tradicional pisa das uvas, para finalizar a experiência com um almoço temático. Além de ter o tour pela manhã, a Dom Candido também faz este mesmo passeio à noite.

Este ano, pela primeira vez, Gramado também vai celebrar a Vindima. De 10 de fevereiro a 6 de março, sete vinícolas e cantinas da região vão oferecer atrações diferenciadas aos visitantes. Confira a programação AQUI.

Texto: Turismo Compartilhado e Ministério do Turismo

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000