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TUDO Consultoria e Gestão celebra cinco anos

Adriana Chaud, CEO da consultoria, conta a história, desafios e perspectivas da empresa no mercado de multipropriedade

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Atuar no mercado e se manter atualizado sobre as tendências, inovações e tecnologias, para continuar relevante, essa é proposta da TUDO Consultoria e Gestão de Multipropriedade & Vacation Club, que comemora cinco anos de empresa em 2024. Porém, a história da TUDO começa bem antes, a fundadora da empresa, Adriana Chaud, atua na multipropriedade e timeshare há 27 anos.

Mercado marcado por uma certa resistência de alguns players em evoluir o modelo de negócio, a TUDO veio com a visão de abraçar o novo, colocando os clientes no centro dos projetos e utilizando a tecnologia para melhorar a jornada de compra e pós-vendas.

Confira a entrevista com Adriana Chaud sobre os cinco anos da TUDO, as evoluções do mercado e a necessidade de sempre buscar a inovação:

Celebrando cinco anos de TUDO Consultoria, quais os desafios enfrentados pela empresa nesses anos?

 A TUDO nasceu de uma forte vontade em fazer diferente do que se encontra no mercado e a gota d’água foi uma dissolução societária, antes ao Covid-19. Nos planejamos para ter um primeiro ano de ajustes e adequações de propósitos e quando estávamos nos lançando ao mercado, um ano depois, veio a pandemia, tivemos que recuar para reestruturar novamente nossos propósitos. Muitos desafios, inovações e mentalidade disruptiva nos levou a ter a gestão do melhor departamento de vendas digitais, vendas de relacionamento (proveniente do refugo de indicações de prospects de salas de vendas) além da implantação e desenvolvimento de vendas de produtos de alto padrão e luxo.

Apesar de ter vinda do mercado de multipropriedade e timeshare tradicional, com sala de vendas, a TUDO investiu em vendas online e mercado de luxo. Ter a mente aberta para novos modelos é um caminho para consultorias se manterem relevante no mercado atualmente?

 Sem dúvidas, parte desse “input” veio da necessidade na pandemia, mas o desenvolvimento e aperfeiçoamento vieram da nossa constante não acomodação com o “só dá certo assim…”. Nossa longa e sólida parceria com o Grupo Maceió Mar Empreendimentos (MME), que sempre apostou em nossas novas demandas, a fim de inovarmos, trouxe robustez e expertise do segmento digital de fornecedores que abraçaram nossas necessidades especiais para desenvolver o que precisávamos, com isso termos incrementado cerca de 15 a 20% às vendas com uma equipe completamente digital.

Por outro lado, o segmento alto padrão e luxo está cada vez mais latente no Brasil, com o modelo de compartilhar custos e maximizar os bônus de experiências incríveis, personalizadas e à disposição do proprietário, praticamente quando este desejar está no desenho dos principais produtos hoje existentes no país e nós acreditamos completamente.

Com 27 anos de atuação no mercado, como surgiu a oportunidade de empreender e ter a própria consultoria?

 Em 1997, iniciei minhas atividades na área do turismo, na empresa Signum Las Palmas, e, em seguida, no Rio Quente Resort, onde permaneci até 2002, com um período à frente de operadoras de viagens como a Valetur (também do grupo Aviva) e CVC Viagens e Turismo, além de atuar como Gerente Geral da TC Brasil entre 2007 a 2010, momento em que fundei a Chaud Consultoria.

A Chaud Consultoria foi uma das primeiras empresas especializadas em elaboração de planejamento estratégico, consultoria, implantação, desenvolvimento e gestão plena dos projetos de timeshare e multipropriedade. Nesse momento, implementávamos para os clientes a central de relacionamento com clientes e seu gerenciamento de carteira.

Em 2012, a Chaud Consultoria fundiu-se à outra consultoria que nascia naquele momento, sendo sócia diretora por quase sete anos, atuando em vários estados do Brasil. Em 2019, nasce a TUDO Consultoria com a proposta de diferenciação na prestação de serviço pela bagagem de 25 anos de experiência: focada no cliente final através da alta formação de pessoas e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico no ramo turístico e imobiliário.

Em 2021, foi criada a Chaud Properties voltada aos empreendimentos de luxo e alto padrão. E, em 2023, demos um mais um passo frente à inovação, encabeçando a gestão plena de uma “house” no segmento imobiliário de primeira residência com imóveis de alto padrão e luxo. E é só o começo…

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Quais as mudanças e evoluções mais significativas do mercado nesse período?

 Nos últimos anos, presenciamos mudanças e evoluções significativas. O mercado de multipropriedade e timeshare no Brasil vem crescendo a passos largos, impulsionado por diversos fatores, como a busca por maior flexibilidade nas viagens, o desejo de experiências únicas, a crescente popularidade do turismo nacional.

Em 2018, foi sancionada a Lei 13.777/2018 que dispõe sobre o regime jurídico da multipropriedade e seu registro, trazendo mais segurança jurídica para o mercado, definindo regras claras para a compra, venda e uso de imóveis em multipropriedade. Isso fez com que aumentasse mais investimentos no setor, possibilitando a maior oferta.

Em 2020, enfrentamos a pandemia da Covid-19, causando impactos devastadores em vários setores econômicos, sociais e estruturais. No entanto, vimos a multipropriedade crescer, se mostrando um produto seguro e versátil e, recentemente, tivemos a vitória da manutenção do PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) em apoio, também, ao setor turístico, segmento fundamental ao crescimento do país.

Já citamos vendas online, vendas de relacionamento, entrada de produtos de luxo no segmento, mas as inovações são atribuídas também às mudanças nas salas de vendas, desde o uso da tecnologia que proporciona uma experiência sensorial muito dinâmica e agradável, porém, nada substitui equipes mais treinadas, que de modo caloroso, personalizado e humano entendem cada vez mais que, como diz Carl Jung, “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”.

Hoje, no Brasil existem cerca de 200 projetos distribuídos em mais de 80 cidades, incluindo 83 lançados ou em construção. E a estimativa para o VGV (Valor Geral de Vendas) seria de R$ 79,5 bilhões, de acordo com a consultoria Caio Calfat Real Estate Consulting, reafirmando o crescimento contínuo do mercado. Esse aumento na construção de novos projetos, proporciona uma maior variedade de destinos a serem escolhidos pelos clientes, atingindo vários públicos que buscam, de maneira econômica e sustentável, formas de usufruírem de hotéis e resorts que antes eram acessíveis a uma fatia menor da população. Para nós, o acesso às melhores férias da vida, ano após ano, é o grande filão da propriedade compartilhada.

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