Top Seller 2025: Palestra aborda como construir confiança

éo Farah encerrou primeiro dia do evento da RCI

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Léo Farah

Com uma palestra inspiradora de Léo Farah, “Especialistas no Impossível”, trazendo uma visão de motivação para equipes de alta performance e enfrentarem o inesperado, um convite à reflexão profunda sobre os pilares da alta performance e da resiliência, o Top Seller 2025 encerrou o primeiro dia do evento.

Organizado pela RCI, o Top Seller Event é o principal evento para profissionais da propriedade compartilhada no Brasil e acontece nos dias 29 e 30 de outubro, no Wish Serrano, em Gramado (RS), contando com dois projetos-sede – Grupo Wish e Gramado Parks. 

‘’Com essa palestra, vocês vão ver que pessoas podem fazer coisas quase impossíveis’’, disse o palestrante.

Com a experiência forjada nas situações mais críticas da vida real, Farah desdobrou o conceito de confiança, essencial em sua jornada como Capitão da reserva do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e especialista em gestão de desastres.

Farah, um engenheiro geotécnico com formação em diversas instituições internacionais e atuação em tragédias como as de Mariana e Brumadinho, ressaltou que a profissão de bombeiro é a que mais inspira confiança no imaginário popular. Mas, como se constrói essa confiança? “Isso aprendemos desde o primeiro dia de bombeiro”, afirmou ele, introduzindo os quatro pilares fundamentais: Comunicação, Competência, Consistência e Cuidado.

Os Quatro Pilares da Confiança

  1. Cuidado: O palestrante sublinhou que o cuidado não reside em grandes gestos, mas nas atitudes cotidianas e aparentemente pequenas. É a atenção genuína, a preocupação com o bem-estar do outro, que pavimenta o caminho para um relacionamento de confiança. Em um mercado onde a relação com o cliente é primordial, essa vertente se traduz em um serviço que percebe e valoriza o indivíduo.
  2. Competência: Para Farah, a competência vai além do conhecimento técnico; é a capacidade de resolver problemas, de fazer o seu melhor “independentemente da missão”. Ele enfatizou a importância de dominar o básico com excelência antes de se aventurar em desafios complexos. “Primeiro deve fazer o básico muito bem-feito, para depois ir para as missões difíceis”, disse. Essa maestria no fundamental não só gera confiança em quem a executa, mas também nos outros. Ele exemplificou com sua experiência como tenente no resgate de Mariana, onde a primeira preocupação era quem poderia acompanhar no resgate, destacando que a liderança, em momentos críticos, exige manter a calma para tomar as melhores decisões, mesmo sabendo que a certeza da correção só virá depois. Admitir erros e corrigi-los rapidamente é parte intrínseca desse processo, com a recompensa de ter a consciência de que se fez o melhor.
  3. Comunicação: Farah desafiou a noção de que comunicar é apenas falar muito. Na verdade, é sobre “saber o que o outro está precisando”. Muitas vezes, a pessoa já sabe o que quer e só precisa confiar em alguém para tomar a decisão. A escuta ativa, a empatia na comunicação, são ferramentas poderosas para construir pontes de confiança, permitindo que os profissionais entendam as necessidades inusitadas e os desafios de seus clientes.
  4. Consistência: A consistência foi apresentada como o diferencial em momentos de adversidade. Léo Farah compartilhou sua jornada para publicar um livro, que levou quatro anos e inúmeras negativas até o primeiro “sim”. Assim como em sua formação no Corpo de Bombeiros, onde a resiliência foi testada ao limite, a persistência é o que separa o sucesso da desistência. “A dor do processo e a dor do arrependimento. As duas são difíceis. Só vai viver o propósito quem suportar os tempos difíceis”, pontuou. 

O Compromisso do Líder e o Poder do Encantamento

Avançando para sua experiência como Capitão em Brumadinho, Farah revelou uma lição crucial: não se pode prometer resultados, mas pode-se garantir o máximo empenho. “Só podemos prometer o que podemos cumprir”, afirmou, reforçando a integridade nas relações. 

O verdadeiro poder do encantamento, segundo o palestrante, reside nas coisas simples da vida, nos pequenos detalhes, e não nas grandes ações. Saber o nome do filho do cliente, por exemplo, é um gesto que humaniza e provoca uma conexão profunda. São essas pequenas missões diárias, executadas com dedicação, que motivam e preparam para os grandes desafios. “A gente tem que fazer o simples todo santo dia. Se você conseguir fazer o básico, quando a grande missão acontecer, você vai saber que é capaz.”

Léo Farah encerrou sua inspiradora fala com uma mensagem sobre a coragem de tomar decisões em momentos críticos. ‘’O difícil é ter coragem de tomar decisões nos momentos críticos e o que a vida quer é isso. Para que quando olhar para o espelho, ao longo de sua jornada, tudo vai fazer sentido’’, concluiu ele.

  • O Turismo Compartilhado cobre o Top Seller Event 2025 a convite da RCI.
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!