Falando sobre as soft skills fundamentais na vida, seja pessoal ou profissional, a executiva e pedagoga Érika Linhares apresentou a palestra “nomimimi”, durante o Top Seller 2022. De acordo com ela, há mais de 50 habilidades comportamentais, mas cinco delas são mais importantes.
Organizado pela RCI, o Top Seller Event é um evento destinado aos profissionais da multipropriedade e timeshare e acontece este ano no Rio Quente Resorts, em Goiás, nos dias 09 e 10 de novembro.
Especializada em comportamento humano nas organizações, Érika tem uma trajetória de entregar resultados nas áreas comerciais das empresas, desenvolvendo as soft skills – habilidades comportamentais – das equipes, os tornando pessoas mais autônomas, engajadas, felizes e produtivas.
Contando um pouco de sua trajetória profissional, de como saiu do interior de Minas Geraisl, em Sete Lagoas, depois que seu pai faliu e perdeu tudo, e sua vida mudou completamente, até chegar a direção de vendas da TIM, desenvolvemdo o seu time de vendas e batendo recordes, sempre deixando claro que as dificuldades nunca a abalaram. “Não existe herói que te salva, ninguém te deve nada desse mundo, não adianta ficar comparando problemas”.
Habilidades comportamentais
Após sair da TIM, ela montou sua própria empresa, a B Have para ensinar as pessoas. “Existem mais de 50 soft sklls, mas 5 são fundamentais atualmente, além de ser estudiosa, eu as coloquei em prática”.
Érika explicou que soft skills significam habilidades comportamentais. “Eu falar inglês ou italiano é uma habilidade técnica. Já eu saber me comunicar é uma habilidade comportamental”.
A primeira soft skill mencionada foi Capacidade de Resolução de Problemas. “Existem três problemas na vida: os sem solução, que tem solução e que não existem”.
Ela explicou que problemas sem solução significam aqueles que não controlamos. “Vai ter crise e temos que conviver e nos reinventar”. Para problemas com solução, Érika cravou que devem ser resolvidos. “Não procrastine”. E por último, problemas que não existem. “Não invente problemas”.
A segunda habilidade comportamental é a Adaptação. “É a disposição para reaprender, ter leitura correta do cenário (mudança de mercado, liderança, trabalho) e entender que mudar é necessário”
A próxima soft skill é a Inovação. “Não é necessário ser um Steve Jobs”, brincou a palestrante. “São pequenas inovações no dia a dia; deve-se estudar, pois não existe inovação sem conhecimento; entender que só não erra quem não tenta; e também é preciso um ambiente de confiança”.
Seguindo com as habilidades comportamentais fundamentais, há a Autonomia. “Significa saber a diferença entre culpa e responsabilidade; ser protagonista da sua carreira; engajar-se e se comprometer com suas metas/entregas; e entender que toda função e importante”.
A última soft skill recomendada por Érika é ter Empatia. Ela frisou que há uma diferença entre simpatia e empatia, além de promover a diversidade e inclusão, aprender a se comunicar, e entender que tolerar não é concordar, mas respeitar.
“Com faço para ser empático no mundo dos negócios? Seja leal ao seu chefe, parceiro de seus pares, cuide dos funcionários e conquistar os clientes”, disse ela. “Você precisa do chefe para ser promovido, então seja leal; o chefe precisa dos funcionários para bater meta, deve cuidar deles; todos precisam dos pares para cumprir as tarefas, tenha parceria; e a empresa precisa dos clientes para crescer, deve-se conquistá-los”.
Inimigos das soft skills
Por outro lado, a palestrante apontou que alguns sentimentos são inimigos das habilidades comportamentais. “Vaidade te impede de aprender; a preguiça não deixa resolver os problemas; a reatividade não deixa você se adaptar; o medo não deixa inovar; o vitimismo não te deixa ter autonomia; e o egoísmo não deixa ter empatia”.
Para ela, conseguindo desenvolver essas cinco soft skills você se torna uma pessoa feliz. “Por que ser feliz? Porque gente feliz não enche o saco”, conclui Érika Linhares sua palestra com a frase que também é título de seu livro.
- O Turismo Compartilhado cobre o Top Seller 2022 a convite da RCI
Confira mais fotos do evento em nosso Instagram @turismo_compartilhado