Um case de uma empresa nova e com estratégias para expandir no mercado foi o tema da palestra de Carlos Alberto Carneiro Moreira Junior, o Carlinhos, sobre o Cartão Elo, no Top Seller Event 2017, organizado pela RCI Brasil, nos dias 22 e 23 de novembro, no Mabu Grande Thermas Resort, em Foz do Iguaçu/PR.
Carlinhos atuou muitos anos na Caixa Econômica Federal, onde foi um dos responsáveis pela criação do Cartão Elo. O Elo foi criado em 2011, é 100% nacional e é propriedade de três bancos: Bradesco, Caixa e Banco do Brasil.
Ele contou que em seis anos o Elo possui 12% de Market Share do mercado de cartões de crédito e débito. ‘’Como estamos em um mercado competitivo, almejamos ser a maior empresa do mundo. Enquanto não conseguimos, fazemos algo diferente’’.
As projeções do Elo para 2017 são: 113 milhões de cartões, 2,5 bilhões em transações e mais de 50 bilhões em vendas.
Carlinhos contou as ações e estratégias do Cartão Elo para crescer cada vez mais. O primeiro desafio foi a aceitação pelos estabelecimentos. ‘’Até 2015 poucas empresas aceitavam o Cartão Elo, apenas 2 millhões. Em 2017, são 4 milhões de pontos de vendas’’.
Benefícios para clientes
Carlinhos contou que a Elo pensou em se diferenciar das outras empresas de cartões de crédito em relação a benefícios. ‘’O que o brasileiro mais quer, em relação a cartões?’’, perguntou. ‘’Pontos’’.
Por isso, os cartões da Elo dão mais pontos que os concorrentes. ‘’Qual outra coisa que o brasileiro mais quer?’’, perguntou novamente. ‘’Wi-fi grátis’’.
E os clientes Elo têm wi-fi gratuito em alguns estabelecimentos.
Estratégia de regionalização
O Elo lançou uma campanha publicitária na TV e redes sociais em que mostra locais e costumes dos estados, com objetivo de melhorar a aceitação. Já foram lançados os vídeos para São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia.
Patrocínios e parceria
‘’Estamos patrocinando o Carnaval do Rio de Janeiro. Esse ano, pela primeira vez, foi possível comprar o ingresso com cartão de crédito’’, disse Carlinhos.
Outros patrocínios que o Elo realiza são no futebol: patrocinador oficial da Copa do Brasil. Pacote de futebol da Rede Globo, placas em campos de futebol na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Também, o Elo investe em shows internacionais. A empresa já trouxe para o Brasil: Paul McCartney, James Taylor, Elton John, e no próximo ano trará Ozzy Osbourne e Gorillaz, além de ter parcerias com casa noturnas em algumas cidades brasileiras.
Turismo – a última fronteira para o Elo
‘’Já somos grandes, mas queremos mais’’, afirmou Carlinhos. ‘’ Um segmento que temos que atingir é o segmento de turismo’’.
Para alcançar esse objetivo, o Elo desenvolveu uma série de ações de marketing, promocionais e sociais.
O Projeto Destinos Elo já é um sucesso. ‘’ A gente não quer apenas chegar na cidade e colocar nossa marca, queremos o apoio da comunidade’’.
Em Pirenópolis/GO, cidade histórica, Patrimônio Histórico Nacional, o Cartão Elo remodelou a Rua do Lazer, sem impactar na arquitetura colonial
‘’Vamos fazer em outros lugares, melhorando a estrutura. Estamos percorrendo o Brasil’’, disse Carlinhos.
Outro destino que o Elo fez ações de sucesso foram em Jericoacoara/CE. ‘’Fizemos plaquinhas e uniformes para restaurantes e barracas. Os principais restaurantes aderiram ao Elo’’
Outras campanhas
Esse ano o Elo fez a primeira promoção com uma companhia Aérea, a Aerolíneas Argentinas, para voos para Buenos Aires. Também com a empresa RCA, que vende ingresso para parques no mundo inteiro, clientes Elo tinham 20% de desconto.
No site de viagem online, Viajanet, o cliente Elo pode comprar em até 10 vezes sem juros e ganha pontos. Também com empresas de aluguel de carro, com salas vips de aeroportos, e em breve, cruzeiros e mais companhias aéreas.
‘’De fato, temos investido no segmento de turismo e entretenimento, não tem como desvincular turismo e cartão de credito’’, finalizou.
- A Revista Turismo Compartilhado cobre o Top Seller Event a convite da RCI Brasil.