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Tecnologia nas operações de multipropriedade

TUDO Consultoria aponta como as operações comerciais poderão utilizar os avanços tecnológicos

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Estação de trabalho de vendas online da TUDO Consultoria

As inovações tecnológicas nunca estiveram tão em evidência. Em todas as áreas, negócios estão sendo impactados pela tecnologia diariamente, inclusive tornando um desafio acompanhar todas as soluções inovadoras que surgem para os mais diversos mercados. Há um amplo debate sobre quais as próximas transformações em cada setor da economia, já que a tecnologia também influencia no comportamento dos consumidores. De acordo com uma pesquisa da Neotrust, responsável por auditar as vendas do e-commerce nacionalmente em diversas categorias de produtos, o comércio eletrônico no Brasil registrou um faturamento recorde em 2021: mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior.

Também há reflexo da tecnologia nas operações no setor de multipropriedade. A pandemia obrigou as empresas do segmento a avançarem na utilização das vendas online, fazendo com que hoje a maior parte dos players possuam canais de comercialização pela internet. Ainda que a maior fatia das vendas venha do presencial, o online tem uma parte importante no resultado final, além de vantagens em relação à sala física. A utilização de canais de venda digitais abre um leque de oportunidades, como por exemplo, atingir públicos geograficamente antes indisponíveis.

A CEO da TUDO Consultoria, Adriana Chaud, confirma que a pandemia impulsionou as vendas online e atualmente esse canal se mostra eficiente. “Apesar de ser uma nova modalidade, foi responsável por grande parte do crescimento do mercado durante a pandemia. É um canal de vendas independente, que já está em funcionamento nos empreendimentos que atendemos, representando uma fatia importante do resultado”.

Nas operações em que a TUDO trabalha, as vendas online vêm em um ritmo constante de crescimento mensal de 30%, mas o melhor deste modelo é o índice de cancelamentos, que fica próximo a zero. “Sendo um canal atraente para o empreendimento e para os profissionais envolvidos, quando existe a gestão eficiente e adequada”, pontua Adriana.

Equipe de vendas online do Ipioca Beach Residence

Além das vendas online, outras implementações tecnológicas avançaram com a pandemia nas operações, como a utilização de assinaturas eletrônicas e a captação de clientes através das mídias sociais. Mas muito antes da pandemia as operações de multipropriedade já discutiam a utilização de mais ferramentas tecnológicas, além dos sistemas de gestão. A maioria das operações estava abandonando as apresentações de vendas apenas com papel, caneta e um folder ou book mostrando imagens dos empreendimentos e resorts da rede de intercâmbio de férias, substituindo por tablets ou até computadores nas mesas. Outras operações já utilizavam óculos de realidade virtual e projeções mapeadas para melhorar a experiência dos clientes.

A TUDO Consultoria aponta outras ferramentas tecnológicas que poderão ser implementadas nas salas de vendas físicas da multipropriedade: realidade virtual ou aumentada em substituição as maquetes; eliminação de quase todos os processos administrativos em papel, substituindo por automatização com sistemas integrados da recepção ao pós-vendas; ficha de atendimento com preenchimento automático via aplicativo, com integração com outras fontes de dados como Facebook, por exemplo (cruzamento de dados); KPIs em tempo real via sistema e/ou aplicativo para gerenciamento total e micro gerenciamento individual de performance; captação através de aplicativo de indicação, georeferenciamento e mini vac via impacto em mídias sociais, em substituição à captação agressiva e excessiva de rua e complemento ao puro telemarketing; experiências imersivas com vídeos 360 graus, tecnologia 5D; telas interativas para demonstração e ilustração do produto, com visualização realista dos empreendimentos através do metaverso e imersão nas marcas.

Equipe de vendas online do Brava Mundo
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