Entre 14 e 16 de maio, Campos do Jordão (SP), no coração da Serra da Mantiqueira, será o endereço da sexta edição do SINDEPAT Summit, o evento dos parques e atrações do Brasil, realizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT). Tradicional destino de inverno de São Paulo, Campos do Jordão é famosa por ser a cidade mais alta do Brasil, a 1.628 metros, e tem se destacado na diversidade de produtos e atrações para atrair visitantes durante todo o ano.
A localização geográfica estratégica favorece isso, estando a 170 km da capital paulista e a 350 km do Rio de Janeiro. O Aeroporto Internacional de Guarulhos está a 2h20 da cidade, que conta ainda com o Aeroporto de São José dos Campos, a 80 km (voos da Azul e Gol). Com infraestrutura completa para o turismo de lazer, a cidade ganha relevância também no segmento de eventos e congressos.
“Analisamos detalhadamente os destinos que poderiam receber o SINDEPAT Summit em 2025 e é uma alegria poder divulgar a realização do evento em Campos do Jordão”, diz a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “A cidade reúne todas as condições que buscamos para nosso Summit: um excelente espaço para nosso evento, o Campos de Jordão Convention Center; hotelaria diversificada; boa infraestrutura de acesso para os visitantes brasileiros e internacionais; e uma crescente variedade de parques e atrações turísticas, possibilitando a realização de visitas técnicas, algo incorporado definitivamente ao nosso Summit”, justifica.
Entre os parques e atrações da cidade, estão o Parque Capivari, no coração de Campos do Jordão, com seu renovado teleférico e atrações como o trenó de montanha e a roda gigante, além do primeiro shopping em parque ao ar livre do Brasil; e o Prana Park, parque natural com atrações como o balanço mais alto do Brasil, mega tirolesa e bike aérea, para quem encara pedalar a 600 metros do chão. A oferta gastronômica de Campos do Jordão é uma atração à parte, com destaque para a produção de cervejas artesanais, assim como sua arquitetura, inspirada nas vilas de montanha europeias.
Essa é também a inspiração para o Campos do Jordão Convention Center, que receberá a sexta edição do SINDEPAT Summit. O espaço buscou referências nos centros de convenções de cidades de montanha da Europa e dos Estados Unidos, reunindo sofisticação e flexibilidade em seus ambientes. “Alcançamos uma edição recorde do Summit neste ano, em Foz do Iguaçu, por isso tivemos que ter muita atenção com o espaço que receberá nosso próximo Summit. O evento cresce a cada ano, tanto em participantes quanto em expositores, e precisamos estar preparados para acolher essa expansão, resultado do bom momento vivido pelo setor de parques e atrações turísticas no Brasil.”
O evento
O SINDEPAT Summit chega a sua sexta edição consolidado como o principal evento da indústria de parques, atrações e entretenimento do Brasil. O Summit tem o objetivo de proporcionar palestras e painéis com cases e tendências do setor, em sua plenária, além de apresentar produtos, serviços e inovações tecnológicas para a indústria de parques e atrações turísticas, tanto na plenária quanto na área de exposições. Além disso, promove o networking entre os principais players do setor, tendo incorporado em sua última edição a realização de eventos de abertura e encerramento, além de um dia extra para visitas técnicas.
A última edição do SINDEPAT Summit, realizada em Foz do Iguaçu de 8 a 10 de maio, reuniu mais de 360 participantes, cerca de 40 empresas expositoras de 11 países e programação com quatro visitas técnicas aos principais parques e atrações da cidade. Além disso, o Summit foi o local de lançamento da 2ª edição do Panorama Setorial: Parques, Atrações e Entretenimento no Brasil e da 1ª edição do Anuário SINDEPAT.
Para fotos e mais informações sobre a última edição do SINDEPAT Summit, acesse: https://sindepat.com.br/evento/balanco-do-sindepat-summit-2024-confira
Sobre o SINDEPAT
Fundado em 2003, o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil. Representamos e defendemos os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado, buscando estabelecer bases sólidas para um contínuo crescimento dos negócios e reforçando a importância dos parques e atrações para o turismo nacional. Nossos parques e atrações turísticas são, em muitos destinos, âncoras do desenvolvimento econômico e social. O setor responde por mais de 180 mil empregos (diretos e indiretos) e tem estimativa de movimentar 128 milhões de visitantes anuais (2o Panorama Setorial de Parques, Atrações e Entretenimento – Sindepat/Adibra/Noctua).