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‘’Seremos a maior comercializadora do mundo do mercado de tempo compartilhado’’

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Entrevista – Marcos Freitas – sócio-acionista da WAM Brasil

Entrevista com Marcos Freitas, um dos sócios-acionistas da WAM Brasil, sobre a celebração dos cinco anos da empresa, os planos futuros e o amadurecimento e evolução do mercado de multipropriedade compartilhada.


Quais os principais motivos de comemoração da WAM nesses 5 anos?
São muitos, porém, destaco o principal na minha opinião, o crescimento exponencial da WAM neste período. Poucas empresas no Brasil tiveram crescimento desta magnitude. Os números por si só demonstram este fato: em 2017 foram comercializados R$ 1,4 bilhão de VGV (volume geral de vendas). A WAM, além de ser a maior comercializadora da América Latina, com estes valores comercializados no ano de 2017, passou a figurar como a 3ª. maior incorporadora do Brasil, ficando atrás das gigantes MRV e Cyrella, e na frente de outras gigantes, como Tenda, Even, Gafisa, Helbor, Eztec, Rossi e Direcional. Para 2018, a previsão é de atingirmos R$ 2 bi de VGV e calculamos que seremos a maior comercializadora do mundo em vendas de contratos do mercado de tempo compartilhado.
Quais as principais evoluções do mercado nesses cinco de WAM Brasil?
Vejo três evoluções no mercado de multipropriedade nos últimos anos: a aprovação pelo Senado da Lei 54/2017, que regulamentará o mercado e que a WAM teve uma participação ativa no grupo que estudou e propôs a lei; a entrada de players financeiros nos projetos, a WAM já captou alguns milhões de reais para três projetos com objetivo de acelerar as obras e entregar o empreendimento antes do prazo estipulado – faço uma ressalva: a captação de recursos financeiros, ainda caros no Brasil, deve ser detalhadamente estudada e simulada no Estudo de Viabilidade do projeto, pois já constatamos que alguns projetos de concorrentes, que tomaram estes recursos, ficaram sem rentabilidade para os empreendedores e os investidores estão indo para dentro da operação para salvar o seu capital. Por último, uma mudança por parte dos players comercializadores – vejo que o fim dos consultores tradicionais está bem próximo, ficarão no mercado os comercializadores que entenderam a indústria de multipropriedade (o começo, meio e fim de cada projeto).
Vender somente por vender não cabe mais na indústria. Deve ter um projeto sustentável,  avaliado por um bom consultor de mercado, uma boa estruturação jurídica, associação a um clube de vantagens e de intercâmbio que não seja responsável e causador de cancelamentos de contratos, um incorporador ciente do projeto e das suas particularidades e uma administradora hoteleira com características diferentes das existentes no mercado, pois é neste período, após a entrega do empreendimento e início da operação, que a incorporadora vai começar a receber o seu lucro. Tudo isso a WAM percebeu já no início da sua existência, por isso foi desenvolvido o modelo WAM – os 5 alicerces que dão sustentação a indústria.
Acreditamos também que os empreendedores do ramo compartilhado precisam tomar cuidado com as informações que divulgam: “falam” e têm “discursos” soltos. Divulgar informações e números no mercado sem validação por uma auditoria séria e isenta é irresponsabilidade. Vemos todos os dias empresas falando o que querem, mas não conseguem comprovar. E isso é uma questão muito séria e que a WAM respeita e sempre evidencia.

A WAM Brasil teve um gigantesco crescimento em pouco tempo, como foi a estruturação da empresa para conseguir crescer de forma sustentável?
Iniciamos com um pequeno escritório em Goiânia – hoje estamos em três lajes de um grande prédio comercial da capital goiana, com mais de 200 profissionais divididos nas empresas: WAM Brasil, a comercializadora; Club Cia, o clube de vantagens; WPA, de relacionamento com o cliente e gestão de carteira de recebíveis; BrasilTrip, a empresa hoteleira; e UniWam, que é a universidade corporativa.  A WAM conta com uma estrutura profissional qualificada, tendo os sócios como CEO´s da empresa, um CFO e um COO, além de toda estrutura tradicional corporativa, com gerentes advindos de grandes empresas do Brasil. Nas operações, temos os diretores regionais que respondem para o COO e são responsáveis pelos resultados da operação. Atualmente, contamos com 1400 profissionais em todo o Brasil. Na parte de gestão empresarial temos a ISO 9001, para o processo de venda; planejamento estratégico e orçamento empresarial acompanhado trimestralmente por todos os sócios e diretores; estrutura de cargos e salários; gerência de inteligência de mercado; gerência de inovação, processos e projetos, remuneração variável por resultado para todos os níveis; gerência de TI; gerência de desenvolvimento humano; auditoria externa KPMG; assessoria financeira SRB e prêmio de melhor empresa para se trabalhar, conquistando o selo da Great Place to Work .
O que as entregas dos empreendimentos em Caldas Novas e Olímpia significarão para a WAM Brasil?
Para alguns seriam o fim do processo, porém, para nós significa a etapa mais importante do processo, a entrega dos empreendimentos e a sua operação. É a partir daí que os empreendedores colherão os frutos (lucro) do seu trabalho, do risco assumido. Portanto, uma falha nesta etapa joga-se por terra a finalidade de qualquer empreendimento, a obtenção do lucro. Além disso, é importante frisar que a WAM é a empresa que mais entregou empreendimentos para operação, até o final de junho serão cinco: Marina e Atrium em Caldas Novas já entregues e operando com sucesso; dia 26 de maio foi entregue o Olímpia Park Resort e nos próximos meses entregaremos Ilhas do Lago e Alta Vista, ambos em Caldas Novas. É a consolidação da WAM no Brasil, como comercializado e incorporadora. Além destes empreendimentos entregues, nos próximos anos (2019 a 2021), a WAM Brasil entregará mais 5 empreendimentos, consolidando os negócios de fracionados no Brasil.
 Quais os planos para o futuro?
A frase que eu mais gosto é “Crescer com os grandes”. Para isso estamos desenvolvendo parcerias importantes que darão suporte para um crescimento ainda maior no futuro, priorizando projetos com valores agregados cada vez maior. A demanda tem sido muito grande por parte de empreendedores, porém, infelizmente não daremos conta de atender todos os projetos, o nosso foco é com projetos de VGV cada vez mais elevados e o mais importante, em destinos turísticos que possamos dar continuidade em outros projetos. Entre as parcerias podemos citar duas, que já são de conhecimento público – o H.U. (Hotel Urbano), o maior vendedor de diárias on-line do Brasil; e a segunda parceria é a XP Investimentos, o nosso parceiro financeiro.

Olímpia Park Resort

 
 

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