A digitalização das vendas das empresas do mercado de multipropriedade já uma realidade, mas ainda geram dúvidas. Para esclarecer e explicar a importância, as vantagens e benefícios da comercialização pela internet, a Interval International trouxe o presidente executivo da Growth Venture e sócio da 2Share, Sérgio Estevam, com a palestra “Os desafios do marketing digital e das vendas online”, durante o seminário da Interval International, que aconteceu no dia 27/10, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo (SP).
Atuando no mercado de multipropriedade desde 2019, com a 2Share, Sérgio apontou algumas diferenças entre salas de vendas físicas e digitais. “Sala de venda de impacto é para quem é incorporador greenfield, que precisa construir e fazer o fundo de caixa rápido, necessitando de velocidade de venda”.
Como a venda digital é um processo mais leve, em que a entrada de caixa é mais lenta, é ideal para projeto em que o empreendimento já está pronto.”O tempo de compra na sala de venda de impacto é de cerca de uma hora, no digital tem uma inversão, é de sete a quinze dias, tem lead que compra depois de seis meses”.
Mas nada impede, como salientou o sócio da 2Share e Growth Ventrure, que o projeto possa ter os dois canais de vendas. “Nós acreditamos no modelo de multicanais, onde possa utilizar uma alavanca para crescimento de seu negócio, para trazer mais VGV. Mas existe um grau de maturidade para aplicar isso”.
Sérgio destacou que o digital trabalha melhor com o lead que não comprou o produto. “O que vocês fazem com os leads que não compram nas suas salas de vendas? No digital você consegue fazer esse reaquecimento da base, aproveitando os leads de forma mais inteligente”.
Ele esclareceu que o modelo de vendas digital da multipropriedade é escalonável e não escalável. “O modelo escalável funciona para assinaturas, como plataformas de Streaming“, explicou. “O escalonável é passo a passo, disse Sérgio, que completou que deve-se duvidar de quem promete vender números grandes no digital em pouco tempo.
Pilares do digital para a multiprorpiedade
Para o sócio da 2Share, há quatro pilares para as vendas digitais no mercado de multipropriedade. O primeiro são os canais de tráfego. De acordo com ele, esses canais podem ser as redes sociais, portais de notícias, influenciadores digitais, etc. “Aonde estão as pessoas que compram o produto”.
O segundo pilar é o SEO. “É otimizar o motor de buscas na internet”, disse. “Quando se digita ‘multipropriedade São Paulo’, preciso estar bem ranqueado para aparecer”, exemplifica.
O terceiro são os influenciadores digitais. “Não contrate um que apenas vende post, ele não vai contextualizar o que é multipropriedade. Faça ele virar embaixador da sua marca”.
E o quarto pilar é o conteúdo. ”Gere conteúdo para melhorar seu posicionamento na internet”, afirmou o palestrante. “Precisa ter constância nos portais de notícias e redes sociais”.
Case Hard Rock Hotel
O primeiro grande case da 2Share no mercado digital na multipropriedade foi a comercialização dos empreendimentos Hard Rock Hotel. Iniciando a operação durante a pandemia, a comercializadora atingiu números gigantes. “O cenário digital pré-pandemia era um, durante pandemia outro e pós-pandemia um diferente”.
Na pandemia, utilizando toda a estrutura, inteligência, tecnologia e processos, a 2Share atingiu a marca de mais de 9 mil frações e mais de R$ 500 milhões em VGV, com um tíquete médio de R$ 70 mil.
Ele revelou que durante a pandemia teve mês que a 2Share conseguiu vender R$ 19 milhões. “Hoje, no máximo R$ 3,5 milhões por mês, com um número de consultores bem dimensionados”.
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