Foram pesquisados 102 empreendimentos no modelo de timeshare e multipropriedade
A ADIT Brasil divulgou, durante o seminário ADIT Share 2019, a segunda edição do estudo “O mercado de turismo compartilhado no Brasil: análise do mercado nacional de Timeshare e Multipropriedade 2019’’, uma parceria entre a entidade e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O ADIT Share é o principal seminário para o mercado de timeshare e multipropriedade e acontece nos dias 06, 07 e 08 de junho, em Foz do Iguaçu/PR.
O pesquisador da FGV, Jimmy Medeiros, explicou que o objetivo do estudo é de estabelecer um monitoramento do perfil e das características estruturais dos empreendimentos atuantes no setor do turismo compartilhado, bem como o tamanho do mercado para os anos de 2018 e 2019.
‘’Para isso, pretendeu-se identificar as principais características dos modelos de negócios adotados pelos empreendimentos, além de mensurar a quantidade de clientes ativos, a quantidade de programa de férias comercializados, os valores de venda (bruto e líquido), contratos cancelados, retenção deste cancelamento, a quantidade de unidades habitacionais, os tipos mais comuns, a localização pelo Brasil, assim como o ano de inauguração, entre outras variáveis’’, disse o pesquisador.
O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa quantitativa por telefone com os responsáveis pelos empreendimentos, CEOs, proprietários, além de gerentes e diretores dos programas de turismo compartilhado. Em 2019, as entrevistas foram realizadas entre os dias 24 de abril e 24 de maio. No ano de 2018, o trabalho de campo transcorreu entre os dias 10 de abril e 16 de maio.
O total de entrevistas realizadas em 2019 é 102 e em 2018 foram obtidas 94 entrevistas com empreendimentos localizados em todas as cinco regiões do país.
Confira os resultados da pesquisa:
- A Revista Turismo Compartilhado cobre o ADIT Share a convite da ADIT Brasil