A atuação dos profissionais da propriedade compartilhada envolve desafios constantes: mudanças no comportamento do consumidor, novas tecnologias e obstáculos regulatórios nos destinos turísticos. Diante desse cenário, a profissionalização, a capacitação técnica e o reconhecimento de boas práticas tornaram-se elementos centrais para o crescimento sustentável do setor.
Buscando soluções para impulsionar a qualificação de profissionais da linha de frente (captação de clientes, consultores e supervisores), do backoffice (pós-vendas e administrativo) e das lideranças, Fabiana Leite, diretora de Desenvolvimento de Negócios da RCI América do Sul, destaca a necessidade de união entre os players do mercado. Ela também ressalta o papel vital dos eventos como catalisadores de conhecimento e inspiração.
A executiva frisa que a capacitação profissional está diretamente ligada a um dos principais gargalos do mercado: a contratação de mão de obra. “São produtos complexos. Encontrar profissionais prontos é raro, e muitos precisam ser treinados do zero”, explica.
Para Fabiana, a união do setor em torno da qualificação — por meio de um cursos padronizados — pode gerar frutos ainda mais robustos. “Quando o setor foca esforços em um objetivo comum, conseguimos avançar. Foi assim com a criação da Lei da Multipropriedade (Lei 13.777/18) e com o Manual de Boas Práticas.” Ela defende que entidades como a ABROTEC (Associação Brasileira dos Operadores de Tempo Compartilhado) e a ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil) devem liderar a criação de módulos de certificação para os profissionais.
Eventos que inspiram
Seguindo essa mesma linha, eventos como o Top Seller Event — organizado pela RCI, que chega à sua 13ª edição em 2025 — são considerados essenciais para os profissionais que atuam diretamente na operação. O evento deste ano acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, em Gramado (RS), com apoio da Gramado Parks e do Grupo Wish. “É um evento extremamente importante para quem está na linha de frente da indústria”, afirma Fabiana Leite.
A programação do Top Seller foca em inovações, debates sobre o mercado, melhores práticas, cases e trajetórias de sucesso. “Apresentamos histórias de muitas pessoas que hoje são líderes, diretores e CEOs, mas que começaram nas salas de vendas ou na captação de clientes”, comenta. “Esta indústria permite isso. A partir do momento em que se trabalha com seriedade, dedicação, estudo e busca por conhecimento, é possível construir um futuro promissor nesse mercado.”
Além do conteúdo, o evento também premia os melhores profissionais dos empreendimentos afiliados à RCI. “É como um grande Oscar da propriedade compartilhada. Os profissionais valorizam muito esse reconhecimento”, diz Fabiana.
Reconhecimento como estratégia
A premiação do Top Seller faz parte da estratégia da RCI de integrar as várias pontas do negócio. Além dos prêmios individuais, a empresa reconhece empreendimentos afiliados por meio de selos como Resort Award Gold Crown®, Resort Award Silver Crown®, Resort Award Hospitality®, Excelence in Service Resort®, All Inclusive Premier® e All Inclusive Premier Plus®.
Há, também, o Top Producer, que é entregue para operações de vendas, além dos prêmios LASOS Awards, entregues pela RCI América Latina, voltado para projetos específicos. “Quando reconhecemos os empreendimentos e profissionais, estamos valorizando o trabalho de cada um”, afirma Fabiana Leite.
O modelo de reconhecimento anual é baseado em avaliações diretas dos clientes da RCI após suas estadas nos hotéis e resorts. Em 2025, a RCI entregará cerca de 100 premiações entre os seus 280 empreendimentos afiliados no Brasil. “As avaliações consideram cinco aspectos: check-in, check-out, manutenção da unidade, manutenção do hotel, hospitalidade e limpeza. Esses reconhecimentos impactam inclusive o poder de intercâmbio de férias dos empreendimentos”, explica.
Já o LASOS Awards contempla empreendimentos de toda a América Latina e é entregue durante o seminário LASOS (Latin American Shared Ownership Summit) — evento sobre negócios, inovação, tendências e tecnologia da RCI América Latina. A edição de 2025 acontecerá em Punta Cana, na República Dominicana, entre 6 e 8 de outubro, e premiará iniciativas em categorias como Inovação, Marketing e Responsabilidade Social Corporativa. “É uma forma de valorizar projetos que vão além da excelência operacional”, complementa Fabiana.
Nova ferramenta para capacitação

Com o objetivo de levar mais informação e conhecimento ao mercado, promovendo a capacitação profissional das operações dos empreendimentos afiliados, a RCI lançou em 2025 a plataforma RCI Lab.
“Essa é uma ferramenta desenvolvida especialmente para o profissional que nem sempre tem acesso às informações sobre os produtos ou sobre o que está acontecendo no mercado”, explica Fabiana.
O RCI Lab é uma iniciativa da RCI América Latina voltada para toda a indústria global de propriedade compartilhada. No Brasil, a plataforma já está disponível, com diversas operações cadastradas. Para acessar, o profissional deve se inscrever em: www.rci.com/pre-rci/br/pt/landing/lab
Além de informações sobre a indústria, a plataforma oferece conteúdos sobre vendas, atendimento, destinos, calendário de eventos, produtos e serviços da RCI.
O ambiente também possui áreas específicas para diferentes níveis de gestão. “Há uma parte aberta a todos, outra restrita a diretores de projetos e outra exclusiva para CEOs”, detalha Fabiana. “Nosso objetivo é tornar o RCI Lab uma ferramenta acessível, que ajude os profissionais a conhecerem melhor os produtos e a evoluírem constantemente dentro do setor.”
Para mais informações e inscrições para o Top Seller Event e LASOS acesse os links:
https://la.rci.com/topsellerbr/
Para acessar o RCI Lab: https://www.rci.com/pre-rci/br/pt/landing/lab





