Contando com as participações de Rafael Albuquerque, diretor de Multipropriedade do grupo Hot Beach Parques e Resorts, de Gustavo Kinzel, sócio e fundador do Laghetto Sports Resort, de Felipe Castro, diretor Corporativo de Operações e Fidelidade do Tauá, além de Fabiana Leite, diretora de Desenvolvimento de Negócios RCI América do Sul, e integrante do Conselho de Administração da ADIT Brasil, o painel “Propriedade Compartilhada 360: modelos de férias, gestão de calendário de uso e desenvolvimento de produtos”, no ADIT Share 2025, realizado em Foz do Iguaçu (PR), destacou os avanços, desafios e estratégias adotadas por diferentes empresas no setor no Brasil, com foco em vendas, parcerias, pós-venda e prospecção.
A executiva começou o painel convidando o executivo do Laghetto a explicar a inspiração para a criação do modelo de desenvolvimento de empreendimentos de multipropriedade com a temática de times de futebol. “Trata-se de uma proposta disruptiva, viabilizada por meio do modelo de licenciamento de marcas e impulsionada por nosso desejo de fazer algo diferente e que conquistasse o cliente”, disse Gustavo Kinzel, que destacou a parceria com a RCI como um diferencial competitivo importante, permitindo acesso a salas de vendas e reforçando a confiança no produto. Ele mencionou iniciativas como convênios com farmácias no Rio Grande do Sul e benefícios para torcedores de Grêmio e Internacional na aquisição de frações.
Felipe Castro também valorizou a importância do relacionamento com a empresa, que é a líder mundial em serviços de viagens no setor da Propriedade Compartilhada. “A RCI é uma grande parceira. Estamos estudando experiências para melhorar o que é oferecido aos clientes”, disse.
Perfil do cliente, pós-venda, prospecção e abordagens criativas
Rafael Albuquerque apontou que 30% dos compradores do Hot Beach You já eram clientes de outros produtos do grupo, como o Hot Beach Suites. A estratégia da empresa envolve adaptar o produto ao perfil do cliente e redirecionar ofertas conforme a necessidade percebida. “Isso reforça uma estratégia baseada no direcionamento do portfólio conforme o perfil do cliente, o que permite apresentar produtos diferentes ao longo do tempo, de acordo com o interesse e a maturidade do consumidor”, disse.
Felipe Castro observou que o perfil dos clientes da indústria tem mudado, descatou que a entrega de experiências é um diferencial importante, e o pós-venda precisa ser constante e bem estruturado, incluindo desde o processo de venda até manutenção e comunicação.
Com relação à prospecção de novos clientes, temática trazida pela moderadora Fabiana Leite, Castro explicou que o Tauá investe em tecnologia e conta com o apoio de concierges e profissionais conhecidos como guardiões, que atuam diretamente na jornada do cliente. Kinzel mencionou abordagens criativas realizadas nos estádios de futebol, aproveitando o momento em que os visitantes estão em um ambiente de lazer e emoção para apresentar oportunidades de aquisição. No caso do Hot Beach, o concierge já atua com um perfil voltado ao marketing e é peça-chave nesse processo.
O painel também de vendas digitais, tema trazido pela moderadora. Kinzel comentou que o Laghetto Sports conseguiu estruturar um processo de vendas totalmente digital, da captação de leads à assinatura, sem necessidade de intervenção humana. Já no Hot Beach, embora já existam estudos com uso de inteligência artificial, a venda digital ainda é um campo em desenvolvimento. No Tauá, o modelo digital ainda não trouxe resultados expressivos, mas o tema continua em análise e faz parte do planejamento.
Fabiana Leite também trouxe a temática do futuro multidisciplinar – desafios e importância com conectar a operação hoteleira com benefícios. A excelência na experiência com benefícios é um caminho sem volta”, disse Gustavo Kinzel.
A moderadora também pediu que os participantes deixassem um breve recado para quem está entrando na indústria da propriedade compartilhada. “Tenha seu negócio muito estruturado, tenha os dados em mãos e atue com foco em mais resultados”, disse Felipe Castro, diretor Corporativo de Operações e Fidelidade do Tauá. Rafael Albuquerque, diretor de Multipropriedade do grupo Hot Beach Parques e Resorts, recomenda: “faça a diferença”, enquanto Gustavo Kinzel, sócio e fundador do Laghetto Sports Resort destaca a força da parceria” “esteja cercado de parceiros em quem confia e que entregam excelência”, disse Gustavo Kinzel.
Para finalizar, Fabiana Leite reforçou a força da indústria, destacando que “não há dúvidas de que a indústria é forte e próspera. Somente no Brasil, em 2024, foram gerados US$ 2,2 bilhões em vendas”, disse a diretora de Desenvolvimento de Negócios RCI para a América do Sul.
Sobre RCI
RCI – A forma diferente de viajar™ é a líder mundial em serviços de viagens no setor da Propriedade Compartilhada. A empresa oferece a plataforma líder de intercâmbios de férias para seus 3,9 milhões de sócios ao redor do mundo, fornecendo acesso a mais de 4.200 resorts e mais de 600 mil hotéis afiliados em quase 110 países. A RCI integra as marcas de viagens da Travel + Leisure Co. (NYSE: TNL). A RCI Travel oferece serviços de viagens adicionais, permitindo que os sócios RCI viajem com maior flexibilidade durante todo o ano.