A indústria da propriedade compartilhada tem várias histórias de superação e crescimento, em que há muitas pessoas que começaram muito jovens e chegaram a cargos executivos nas maiores empresas. Com a palestra “De estagiário a CEO”, Raimundo Pimenta, CEO do My Mabu e diretor de Marketing da Abrotec, compartilhou sua história profissional no Top Seller 2024.
Organizado pela RCI, o Top Seller Event é o principal evento para profissionais do mercado de propriedade compartilhada e esta edição acontece no Le Canton Resort, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, nos dias 06 e 07 de novembro.
Raimundo iniciou na propriedade compartilhada há quinze anos como estagiário no Rio Quente Resorts, com o objetivo de ajudar nos custos da faculdade de Administração, atuando com referências da indústria atualmente, como Rodrigo Martins e Danilo Samezima.
“Não sabia o que era timeshare ou multipropriedade”, disse ele. “Quinze anos atrás, a expectativa de sucesso era que fosse um trabalho árduo, e realmente é, e ao longo do caminho fica pior. Hoje parece que foi fácil chegar a CEO, mas foi uma construção e processo. Quando se quer algo e tem uma estratégia e plano para isso, é possível conseguir”.
Após um ano atuando como estagiário, Raimundo foi efetivado como assistente administrativo, para logo depois receber a primeira promoção na carreira, para analista administrativo. “Ali já me senti muito privilegiado por ter acesso a várias informações e dados da empresa”.
Um tempo depois, ele recebeu uma nova promoção, para analista pleno. “Então, consegui visualizar uma carreira dentro da propriedade compartilhada, tinha acesso aos números do timeshare, hotelaria e parque da companhia”.
Porém, com uma curta carreira bem-sucedida no Rio Quente Resorts, Raimundo deixou a companhia para trabalhar em um banco. “Eu tinha o sonho de criança de trabalhar em um banco. Sai do Rio Quente para atuar no banco para ganhar menos. Realmente o trabalho no banco era apaixonante, eu atuava na área administrativa. O banco vende dinheiro e outros produtos, como seguro de vida, consórcio. Ali tive oportunidade de participar de uma série de treinamentos”.
A aventura no banco não durou muito, ele sentiu falta do ambiente mais dinâmico do timeshare e recebeu o convite da TC Brasil para implantar a operação de vacation club do Pratagy, em Natal. Fui como coordenador administrativo para implantar a operação do timeshare. O antigo gerente geral do vacation club do Rio Quente, o Alejandro Marques, me convidou para o projeto pelo trabalho que fiz na Aviva”. Pouco tempo depois no próprio Pratagy se tornou gerente de projeto. “E mergulhei na área comercial”.
Com vontade de voltar a morar em Goiás, Raimundo iniciou na New Time, com sede em Caldas Novas, para implantar os projetos da consultoria em várias localidades do Brasil. “Sou muito grato as pessoas que tive oportunidade de conhecer através da New Time. Foi promovido a diretor comercial, participando das reuniões estratégicas da companhia”.
Depois de quase cinco anos na New Time, ele queria conhecer o lado da incorporadora imobiliária e foi atuar com a Natos, que possuía empreendimentos de multipropriedade em Olímpia.
“Meu papel era acompanhar o desenvolvimento comercial dos empreendimentos. Estava morando em Goiânia e estava muito feliz. Nesta época, descobri que minha esposa estava grávida. Após alguns meses, recebi uma proposta para fazer uma implantação de um empreendimento de multipropriedade na Paraíba, da Alliance Construtora, para ser CEO do projeto. Eles não sabiam o que era multipropriedade, foram buscar alguém que entendia o modelo de negócio e mercado. E fomos para a Paraíba”.
Após poucos meses em João Pessoa, outra proposta chegou para Raimundo. “Estava muito feliz na Paraíba., mas recebi uma proposta do Mabu”, disse ele. “E me mudei, com minha esposa e filho, para Foz do Iguaçu, e estou no Mabu há dois anos e muito feliz”.
Finalizando, Raimundo deu dicas de crescimento profissional:
– Precisa ter um propósito;
– Seja grato por tudo que já tem e conquistou, e pelas pessoas que te ajudaram;
– Celebre as pequenas conquistas;
– Encontre uma liderança inspiradora;
– Entenda que não há atalhos;
– Evite o negativismo;
– Aprenda com seus líderes e colegas;
– Fique atento às boas oportunidades;
– Tenha mais de uma referência profissional;
– Deve assumir suas responsabilidades;
– Aprimore suas forças, lembre-se de seus valores, origens e raízes;
– Questione-se o que está disposto a abrir mão.
Acompanhe mais do Top Seller em nosso Instagram @turismo_compartilhado
- O Turismo Compartilhado cobre o Top Seller 2024 a convite da RCI.