Imersão Tempo Compartilhado

Qual a relação entre arquitetura e branding nos empreendimentos de turismo e lazer?

* Artigo do arquiteto Milton Filho

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Não sou um especialista em branding, mas um estudioso do assunto, porque cada vez mais ele tem tamanha relevância e impacto nos projetos de arquitetura, que é nossa área de atuação.

Gosto muito da definição da Ana Couto, uma das maiores especialistas nesse assunto: “O branding evoluiu de uma estratégia de marca para uma estratégia que alinha a marca, negócio e comunicação. Ou seja, quem eu sou como marca, qual é a minha personalidade, meus atributos, como sou percebido; qual o meu produto, qual a proposta de valor e o que o meu negócio faz”.

Com essa definição, já conseguimos visualizar toda a interface que o branding e a arquitetura têm. É necessário um alinhamento entre as duas disciplinas, eu gosto de analisar da seguinte forma: O Branding é a alma da empresa, e a arquitetura é o corpo físico dessa empresa. Tudo o que a alma é, faz e fala, precisa de um corpo para tangibilizar isso.

É muito importante uma análise do branding pela equipe de arquitetura, para compreender o propósito de cada ponto, assim como a análise e interpretação do business plan do empreendimento, para termos uma conexão entre marca, arquitetura e estudo de viabilidade.

Em nosso escritório, antes de começar a projetar temos uma análise minuciosa do branding de cada empreendimento. Mesmo que o empreendimento não tenha um branding finalizado, é realizado uma discussão com o cliente, para captar esses pontos e visões que ele tem sobre sua marca, porque isso será o ponto de partida para início de um projeto de arquitetura.

Assim como cada pessoa é única e tem necessidades específicas, os empreendimentos também são únicos, e precisam de soluções personalizadas em cada projeto, para atender um cliente específico, e se posicionar de forma única dentro do seu mercado.

Por isso discutimos muito a relação entre essas duas disciplinas, para que haja uma visão conjunta, uma colaboração de ideias e partidos arquitetônicos, onde a marca possa ser expressa de forma clara, elegante, com os atributos do branding, e sem ser caricata, agregando valor ao empreendimento.

* Milton Filho é arquiteto e urbanista, sócio da MFDC Arquitetura & Design, Professor do MBA da FAG no curso de Archidesign no mercado de luxo, com ampla experiência em arquitetura e construção civil, possui MBA em gestão de projetos pela FGV, e no segmento de turismo atuou por seis anos na AVIVA como coordenador de projetos, gerenciando o portfólio de projetos da empresa. Atualmente assina importantes projetos de empreendimentos hoteleiros e parques, como o GR Group, Grandes Lagos Thermas Resort, Empreendimento Cataguá, entre outros.

@miltonfilho.arquiteto

@mfdc.arq.design

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000