Em seu primeiro ano de atividade, a Proxy, braço de consultoria imobiliária do Grupo Oceanic, já conta com mais de 200 colaboradores atuando em cinco salas de vendas, administrativo e pós-vendas. Dando continuidade em seu crescimento, a empresa traz Charles Oliveira para assumir a Controladoria. O primeiro trabalho do novo executivo é o planejamento para 2024.
“A indústria da multipropriedade e timeshare vem evoluindo e buscando cada vez mais utilizar a Controladoria como suporte para a sua tomada de decisão. Para colocar a governança corporativa em prática se faz necessário observar alguns requisitos, como: transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa”, diz Charles Oliveira.
O controller da Proxy lembra que há dez anos o principal foco de planejamento de novos empreendimentos era saber qual o VGV que o projeto iria trazer, muitas vezes com números grandiosos e com pouco embasamento técnico. “Existiam somente KPIs básicos para nortear a Operação, áreas de vendas e corporativo totalmente desconectados, poucos profissionais tinham a visão do todo, ou seja, a sustentabilidade financeira”.
Segundo Charles, alguns fatores contribuíram para a evolução da Controladoria nestes, como case de projetos greenfields que foram entregues, depuração do perfil do cliente com foco financeiro, Lei da Multipropriedade e a participação dos fundos de investimentos como principal alicerce no processo de funding.
“Um departamento de Controladoria bem estruturado é aquele que direciona qual a alternativa tomar e norteia as decisões dos acionais, tornando transparente o caminho que a companhia irá seguir conforme algumas perspectivas: tamanho do projeto, captação de recursos próprios ou terceiros, prestação de contas seja para a sociedade ou para os sócios, sustentabilidade e saúde financeira. A tríade Controladoria, Financeiro e Contabilidade formam o arcabouço estratégico que toda companhia séria e comprometida precisa fortalecer. As boas práticas de governança corporativa agradecem”, conclui o novo executivo da Proxy.
Charles Oliveira está no mercado de timeshare e multipropriedade há 14 anos, é graduado em Economia com pós-graduação em Finanças e Controladoria; Contabilidade e Direito Tributário e atualmente faz Incorporação e Negócios Imobiliários. Passou por grandes empresas do segmento de Turismo e Entretenimento, como: Aviva, WAM Group (hotelaria e multipropriedade), Incorpore, Mundo Planalto. Atualmente, é o Controller da Proxy Gestão de Negócios Compartilhados, braço de consultoria de multipropriedade do Grupo Oceanic, em Balneário Camboriú-SC.