‘’Assumir o papel de protagonistas para promover as mudanças na carreira, emprego e vida’’, esse foi o tema da palestra do master coach trainer Sulivan França, no dia 13 de março, no Vacation Ownership Experience (VOX), evento organizado pelo Grupo Rio Quente, que ocorre dias 13 e 14 de março, no Rio Quente Resorts.
França iniciou a palestra diferenciando ‘’carreira e trabalho’’. Segundo ele, trabalho é aquele que a pessoa entrega apenas o que foi pedido, sem empolgação, para receber o salário no fim do mês.
Para o master coach, carreira é quando a pessoa entrega mais que o esperado. ‘’Precisa ter capacidade de empreender’’, afirmou França. ‘’Antigamente as empresas queriam mão-de-obra, hoje procuram cérebro-de-obra, que é um empreendedor dentro da empresa, que propõe ideias, cria, inova e faz além do pedido’’.
E dentro da carreira, de acordo com França, deve-se assumir o protagonismo para promover as mudanças necessárias. ‘’Onde você pensa estar daqui a um ou dois anos?”, indagou.
França explicou as várias etapas e tipos de mudanças que são impostas no mundo corporativo. De acordo com ele:
– As empresas propõem mudanças para atingir ao desempenho necessário para se chegar a meta;
– Os gestores propõem mudanças para se adequar aos novos objetivos e metas;
– A economia obriga a fazer mudanças por conta de crises e falta de estabilidade;
– A concorrência obriga a fazer mudanças para que as empresas nunca deixem de melhorar;
– O mercado obriga a mudar por conta das mudanças do comportamento do consumidor;
‘’Por que o ser humano resiste às mudanças?’’, perguntou França. ‘’Medo, insegurança, comodismo e orgulho’’, afirmou.
‘’Você já viu alguém com medo, insegurança, acomodado e orgulhoso progredir?’’, indagou.
Tipos de mudanças corporativas
França listou mudanças em que todas as empresas passam e enfatizou a importância de que os colaboradores saibam que existam e ter estratégias para passar por elas. ‘’Mudança de gestor, mudança de local, mudança de sistema, mudança de política e mudança de regras’’, disse.
‘’Temos estratégia para tudo, para a mudança também’’, afirmou França. ‘’A gente assume o papel de protagonismo quando olha para todo o processo de mudança’’.