De acordo com o Cadastur, no Brasil tem mais de 33 mil meios de hospedagens, isso inclui hotéis, pousadas, resorts, albergues, apart-hotéis, entre outros. Na tentativa de ter uma operação mais enxuta ou até mesmo por medo de perder a autonomia de seu negócio, muitos investidores optam por uma hotelaria familiar ou não profissional e acabam perdendo muito dinheiro no seu negócio.
Para Priscilla Junqueira, fundadora da Meta Hotelaria, uma administradora hoteleira profissional pode atrair um perfil de cliente específico e até dobrar o ticket médio, através estratégias comerciais, serviços hoteleiros agregados, aumento do período de estadia do cliente, captação de grupos e eventos, criação de pacotes especiais, revenue management, entre outros.
“Em todos empreendimentos que passei fiz estratégias como essas e todos foram bem-sucedidos, pudemos ver nitidamente o crescimento do ticket médio em apenas 45 dias de operação. No caso da multipropriedade, o crescimento das conversões de vendas dos clientes hospedados foi de 350% em 4 meses, é realmente fantástico”, afirma a fundadora da Meta.
Confira o bate-papo com Priscilla Junqueira sobre a importância da gestora hoteleira profissional:
Quais as vantagens para o empreendimento ter uma gestora profissional e não contratar um bom gerente para o hotel?
Uma administradora profissional conta com a experiência de vários gestores de diferentes áreas do setor hoteleiro, que estão antenados ao cenário nacional e internacional, atualizando processos para manter as melhores práticas do mercado, otimizando a gestão financeira, experiência do cliente, melhorando a qualidade dos serviços prestados e identificando oportunidades de crescimento.
Além disso, uma gestora profissional tem uma ampla rede de contatos no setor, incluindo fornecedores, especialistas e outros profissionais do ramo, o que facilita a negociação de acordos, parcerias estratégicas e acesso a recursos valiosos para melhorar a operação do hotel.
Por ter uma perspectiva neutra e imparcial, a gestora pode tomar decisões objetivas e mais assertivas para o empreendimento por evitar o conflito de interesses, principalmente em momentos de crise, ou confronto em que a mesma terá mais experiência e habilidade para gerenciar as situações.
Uma gestora hoteleira cria estratégias para administrar os canais de forma a absorver o melhor de cada plataforma, trazendo maior rentabilidade e resultado para o empreendimento. A grande maioria dos hotéis independentes não possui esse know-how.
Como que a gestora hoteleira contribui para as vendas da multipropriedade?
A gestora hoteleira através de uma estratégia comercial e de vendas, trabalhando experiência, preço e praça, pode selecionar o público que frequenta o empreendimento.
Dessa forma, se desde a captação, os leads do empreendimento forem pensados e formatados dentro do perfil do investidor de mulltipropriedade, a chance de conversão de hóspedes comuns em multiproprietários é muito alta.
Além disso, um trabalho em conjunto do comercial com a área de relacionamento de clientes é muito importante para o encantamento do cliente. O convite na hora certa, para o colocar o casal certo e na hora certa dentro da sala de vendas é muito importante.
Como que a gestora hoteleira contribui para os multiproprietários pagarem em dia suas taxas de condomínio?
O investidor de multipropriedade é um proprietário diferente de um investidor comum. Ele tem interesse direto na questão financeira, patrimonial e de experiência. Ele só sentirá confiança e enxergará valor em repassar a taxa condominial se as entregas por parte da administradora forem bem executadas
Portanto, o relacionamento com esse investidor, que ao mesmo tempo é um hóspede, precisa ser muito bem trabalhado por parte da administradora. Para muitos, essa relação é confusa e conflitante, mas quando se compreende o tripé dos anseios do multiproprietário, fica claro o posicionamento que a administradora deve tomar e como conduzir o negócio.