HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Por que região de Balneário Camboriú e cidades próximas é o novo polo de desenvolvimento da multipropriedade?

Com um dos mercados imobiliários de luxo mais aquecidos do Brasil e várias atrações de entretenimento, o litoral norte de Santa Catarina entra na rota de expansão dos projetos de turismo compartilhado

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Balneário Camboriú - Roda-gigante FG Big Wheel (Foto: Hildo Junior)

O ciclo de crescimento do mercado de multipropriedade imobiliária acontece muito em períodos de expansão em certos destinos turísticos, foi assim primeiro em Caldas Novas (GO), Olímpia (SP), Gramado (RS), depois a região Nordeste, e, mais recentemente, os negócios fracionados despertaram o interesse dos empresários do litoral norte de Santa Catarina, correspondendo a um polo turístico formado em um raio de menos de 50 km, abrangendo as cidades de Balneário Camboriú, Penha, Itajaí, Bombinhas, Itapema, Porto Belo, Barra Velha e outras.

Atualmente, a região conta com 12 empreendimentos já lançados, com cinco em operação, além dos outros projetos que estão em fase de desenvolvimento para serem lançados em breve. O estado de Santa Catarina possui um total de 20 empreendimentos de multipropriedade.

O litoral norte de Santa Catarina já é bem conhecido por ser uma das regiões mais pujantes economicamente do Brasil, com boas taxas de qualidade de vida do Brasil, com os maiores índices de valorização imobiliária, gerando um dos mais desenvolvidos mercados imobiliários de altíssimo padrão e luxo nacional.

Recebendo quase 9 milhões de visitantes por ano, a região também é turística, com o perfil de atrair turistas com alto poder aquisitivo. Além das famosas praias e clima ameno, o que gera um badalado turismo náutico, inclusive, com um dos mercados mais desenvolvidos de propriedade compartilhada de lanchas, jet skis e embarcações, o litoral norte de Santa Catarina também conta com outras atrações, como o parque temático Beto Carrero World, em Penha, o mais visitado da América Latina, outros parques e atrações temáticas (Space Adventure, Oceanic Aquarium, Aventura Jurássica, todos em Balneário, e outros), a famosa roda-gigante de Balneário, restaurantes, museus, hotéis de altíssimo padrão e povo hospitaleiro.

Por conta deste crescimento da multipropriedade na região, o Turismo Compartilhado realiza o seminário Multipropriedade Summit em Balneário Camboriú, nos dias 05 e 06 de agosto, no Ocean Place. Mais informações e inscrições no LINK.

Interesse na Multipropriedade

Balneário Camboriú (Foto: Hildo Junior)

“É natural que os projetos de multipropriedade se instalem em cidades e regiões com muito potencial e que já tenham alguma base de visitantes constantes”, afirma Dainara Warken, turismóloga especialista em multipropriedade. “Esta é uma praça que brilha aos olhos de empreendedores e construtores, pelo PIB que carrega e pelo nível de imóveis e atrações turísticas que entrega”.

Além das belezas naturais e vários equipamentos turísticos, a região também é completa em termos de infraestrutura, comércio, segurança e lazer. “Ou seja, é bom para morar e para visitar”, diz a especialista em multipropriedade. Para ela, esses fatores são primordiais para um projeto de multipropriedade ser bem-sucedido. “Uma região que consiga reter o visitante por vários dias com atrações e atividades costuma ser o pacote completo para sucesso em vendas e entrega”.

Danilo Samezima, CEO da Oceanic Empreendimentos e sócio da Proxy, empresas de Balneário Camboriú e atuantes no mercado de entretenimento, multipropriedade e hotelaria, reforça que é natural o desenvolvimento de hotéis e resorts em uma região como o litoral norte de Santa Catarina. “Diante deste vasto leque de opções e investimentos no turismo, que ano a ano tem crescido a visitação de turistas, atraindo o desenvolvimento de hotéis e resorts para atender esta demanda; sendo a multipropriedade uma das formas de funding”.

Esse potencial turístico atrai grandes empresas a investir na multipropriedade na região, como grupos de entretenimento, redes hoteleiras internacionais, como a Wyndham Hotels & Resorts, grupos de hotelaria e entretenimento internacionais, como Amazon Parks & Resorts, grandes redes hoteleiras brasileiras, como Costao do Santinho, e muitos hoteleiros e incorporadores da própria região, como o Grupo Tedesco. 

Incorporadores locais lançam projetos

Infinity Exclusive Home

Uma das empresas de negócios imobiliários de Balneário Camboriú que entrou no mundo da multipropriedade, com o lançamento de seu primeiro empreendimento Infinity Exclusive Home, em Barra Velha, foi o Grupo Viabilize. O diretor comercial da companhia, Neto Bastos, destaca o poder aquisitivo do público que visita a região, “No litoral catarinense podemos encontrar um público classe média/alta que, além de sonhar com uma residência de férias, busca investir no mercado imobiliário”.

O executivo do Grupo Viabilize explica que na região há uma grande demanda de visitantes, mas, ao mesmo tempo, há uma carência de locais para hospedagem em determinadas épocas do ano, o que viabiliza a criação de empreendimentos de multipropriedade. ”Além disso, por ser uma região que recebe um grande público de investidores, se torna uma região ímpar para a comercialização de empreendimentos do mercado imobiliário”.

Mercado Imobiliário Aquecido gera projetos de alto padrão

A multipropriedade segue o momento do mercado imobiliário das cidades do litoral norte, que tem as características de projetos de altíssimo padrão e grande valorização, voltados para um perfil de público com mais alto poder aquisitivo, que enxerga o segmento imobiliário local como uma forma de diversificar os investimentos.

Atualmente, Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí estão entre as 10 cidades com o metro quadrado mais caro do Brasil. “Toda região tem uma valorização imobiliária grande, conforme índice divulgado em Mar/24 pela Fipezap, o valor médio do m² de venda em Balneário Camboriú é de R$ 12.903, sendo mais alto do Brasil.”, afirma Danilo.

O executivo da Proxy/Oceanic explica que o valor de venda do m² do modelo de multipropriedade em vários destinos costuma ser de superior de 2 a 4 vezes o valor da venda tradicional; porém, “na região, como a valorização imobiliária tradicional já é alta, esse spread fica extremamente apertado, tornando, assim, o valor do m² do produto em multipropriedade em linha do tradicional”.

O mercado imobiliário aquecido e valorizado também é apontado como um fator de crescimento do turismo e, consequentemente, da multipropriedade. “Com pessoas desejando o destino, e é uma região com novidades o tempo todo, que atrai muitos investimentos e a cada ano traz novas possibilidades, fazendo sentido que os turistas e visitantes retornem muitas vezes, gerando o desejo de possuir um imóvel aqui”, salienta Dainara. “A cidade não tem um custo de vida baixo, por isso, também a tendência é de um volume maior de casais dentro das qualificações que sabemos que geram um resultado melhor em vendas”.

O mercado de empreendimentos imobiliários de altíssimo padrão e luxo também eleva o padrão e formatação da multipropriedade na região, como pode-se constatar pelos empreendimentos já em operação, o Solar Pedra da Ilha, em Penha, que conquistou a premiação TC Awards – Categoria Premium Hotel, como melhor multipropriedade do Brasil; o Brava Mundo, na Praia Brava, um hotel boutique com muita sofisticação e requinte; e também nos projetos em desenvolvimento: como o Amazon Parques & Resorts, que terá um resort e parque temático com temática de Amazônia; o Costao Estalerinho, uma parceria do Costao do Santinho e Grupo Tedesco, entre outros.

Beto Carrero World, em Penha, uma das atrações âncoras do polo turístico

Desafios da multipropriedade no litoral norte de Santa Catarina 

De acordo com Danilo Samezima, por conta deste mercado imobiliário de alto padrão e as características do turismo local, os incorporadores de multipropriedade podem encontrar alguns desafios na formatação da viabilidade financeira dos projetos na região, “como preço mais caro de terreno, a precificação do produto e os já conhecidos custos altos de comercialização e gestão do modelo de Multipropriedade, a sazonalidade dos turistas em destino de praia e sol, a diferença econômica entre hóspedes de lazer e os veranistas (proprietários dos imóveis de segunda moradia) e a escassez de âncoras para pontos de captação de clientes”.

Para Neto Bastos, do Grupo Viabilize, além dos desafios de regulamentação, licenças, marketing e comercial, a própria população cobra que projetos hoteleiros e imobiliários sigam um padrão de luxo. “Para que haja uma boa aceitação da comunidade é necessário que o empreendimento siga as dinâmicas sociais e econômicas da região, mantendo o padrão de qualidade, conforto e perfil de cliente”.

Ambiente de negócios desenvolvido na região

A região do litoral norte de Santa Catarina conta com um forte ambiente de negócios o que favorece o desenvolvimento de novos projetos. “A região toda tem histórico das entidades, poder público e moradores com visão “pró negócio”, o reflexo desse pensamento conjunto é o alto desenvolvimento econômico da região. Os bons projetos não têm dificuldades em aprovações de licenças e a aceitação por parte da comunidade é ampla”, reforça Danilo Samezima.

Segundo Dainara, além de a população acostumada com o mercado imobiliário aquecido realmente enxergar como corriqueiras as abordagens, ofertas de produtos e lançamentos imobiliários, as atividades de marketing e comerciais também são bem regulamentadas e fiscalizadas. ”Garantindo que o nível de entrega se mantenha, visto que é necessária alguma robustez do projeto e dos investimentos para uma sala de vendas se manter na região”.

“Como em toda praça, Balneário Camboriú e região é um excelente lugar para aqueles que trabalham de forma séria e focada em manter a boa experiência dos clientes para que retornem e desejem adquirir uma fração imobiliária na cidade. A relação com o trade turístico e imobiliário, como um todo, é importantíssima, devido inclusive à quantidade de negócios estabelecidos na cidade. Existe espaço para todos aqueles que trabalham bem e a relação entre os negócios pode e deve ser saudável.”, conclui Dainara Warken.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000