Com três projetos já aprovados, dois hotéis e um parque aquático prestes a iniciar as obras, o Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa (PB), deverá ter sua primeira multipropriedade em breve. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba levou uma equipe e teve um estande no ADIT Share 2022, em Olímpia, principal fórum de multipropriedade e timeshare do país.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rômulo Polari Filho, confirmou que uma empresa com atuação no segmento fracionado já fechou a compra de uma área no Polo Cabo Branco para construção de um resort, mas ainda não pode divulgar o nome da empresa.
“No ADIT Share do ano passado eles conheceram o projeto e começaram a desenvolver o estudo de viabilidade na região. Aqui é onde que estão os principais players do mercado”, conta o secretário. Enxergando a oportunidade de grandes negócios no segmento de multipropriedade, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico veio para 2022 com um estande e uma grande equipe. “Trouxemos o time jurídico, o pessoal de patrimônio e de atração de investimento, para estudar a multipropriedade, conversamos com o prefeito de Olímpia, o oficial de registro de imóveis do Cartório de Olímpia, secretária de turismo, para entendermos sobre boas práticas”.
Incentivos para empreendedores
Com 654 hectares de área, o Polo Turístico Cabo Branco é um projeto do Governo da Paraíba que visa o desenvolvimento turístico e sustentável da região. O projeto conta com 35 lotes para serem vendidos à inciativa privada, o Centro de Convenções já está pronto e já há confirmado três outros complexos. “É o primeiro distrito turístico criado por lei, em 2016, para dar segurança jurídica ao investidor, tem um potencial de âncora para turismo de eventos, áreas para parque aquático, uma área para um grande shopping”, afirma.
O secretário destaca que a área está localizada em João Pessoa e já possui infraestrutura, além de estar entre o mar do litoral sul paraibano e o verde da Mata Atlântica, sendo abraçado pelo Parque das Trilha, a maior reserva ambiental de mata atlântica nativa. “Está localizado dentro da capital, quase 1 milhão de habitantes e a 20 minutos do aeroporto”
Para empreendedores e investidores que desejarem empreender no Polo Turístico Cabo Branco, o Governo da Paraíba concede uma série de incentivos. Primeiro, licença ambiental previamente aprovada, e uma compra subsidiada de 90%. “Então a empresa irá adquirir a 10% do valor do mercado”, diz. “Mas há uma série de regras para os parceiros, para afastar aventureiros: para entrar tem que ser do segmento, ter uma história, apresentar os balanços para comprovar as condições financeiras e a capacidade de investimento, um projeto de arquitetura, entre outros”.