O estudo Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil, que traça cenário do desenvolvimento do setor, ganhará um reforço importante neste ano: um novo capítulo será dedicado a divulgar o perfil e os hábitos de viagens de lazer do multiproprietário brasileiro, com dados extraídos de uma pesquisa inédita realizada em uma parceria estratégica entre a Caio Calfat Real Estate Consulting e a Mapie, ouvindo clientes de todas as regiões do País.
“O mercado de multipropriedade se consolida a passos largos no Brasil, mas não se sabe a opinião dos compradores”, diz Caio Calfat, CEO da Caio Calfat Real Estate Consulting, consultoria especializada em planejamento, desenvolvimento e gestão de empreendimentos imobiliários, hoteleiros e turísticos e responsável pela produção do estudo setorial desde sua primeira edição, em 2017.
Para incorporar este importante capítulo ao estudo, a empresa estabeleceu parceria com a Mapie, reconhecida consultoria de turismo com expertise no desenho de produtos, serviços e experiências no cliente final, detentora de um qualificado e extenso banco de dados resultante de estudos sobre o viajante brasileiro em diferentes áreas, como luxo, lazer e corporativo. “Saber se o perfil do multiproprietário é similar ao do viajante típico brasileiro ou traçar as diferenças entre eles vai ajudar a entender se isso interfere ou influência na motivação de compra da multipropriedade”, explica Carolina Sass de Haro, sócia da Mapie.
A expectativa é que a amostra tenha cerca de 800 respondentes de todas as regiões do Brasil, o que garante a relevância estatística. No questionário, há perguntas gerais relacionadas ao comportamento de viagem, como tempo de permanência, gasto médio e antecedência de reserva, além de questões relacionadas à multipropriedade, como motivação de compra, forma de utilização e grau de satisfação. Além de medir a satisfação, o estudo também vai revelar os itens que os clientes consideram importantes nesse tipo de empreendimento. “As respostas vão nos dar o mapa de como a multipropriedade pode evoluir daqui para a frente”, defende Calfat.
Essa vai ser a primeira pesquisa com o cliente de multipropriedade. “Exatamente por isso, é importante ouvir como as pessoas se comportam, o que que elas estão percebendo desse segmento e entender o que é possível melhorar na qualificação de produtos, serviços e experiências relacionadas à multipropriedade”, acrescenta a sócia da Mapie.
A ideia é que o capítulo, que passa a ser avaliado anualmente, também sirva como balizador para decisões de empreendedores e clientes finais. “Os dados são importantes para quem não conhece o mercado e está em dúvida sobre investir no modelo de negócios e para o comprador. O sucesso de um empreendimento pode ser medido também pela satisfação de quem o tem”, pontua Calfat.
O estudo 2024 do Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil traz os dados de 2023 e será lançado durante o ADIT Share, que será realizado entre 22 e 24 de maio, no Tauá Resorts & Convention Atibaia, em São Paulo.