Empresa MindMiners divulga relatório sobre Turismo em que mostra comportamento dos turistas brasileiros e constata a grande influência dos meios digitais na escolha dos destinos
A empresa de tecnologia especializada em soluções digitais de pesquisa, MindMiners, https://mindminers.com/, divulgou recentemente o relatório ‘’Estudo Original Turismo’’, com o objetivo de compreender os comportamentos e hábitos dos viajantes brasileiros, em relação a novos conceitos e novos modelos de negócios dentro da cadeia do turismo.
Durante cinco dias a empresa conversou com 1.000 pessoas, dentre as 400 mil cadastradas em seu site, bem representativas em relação a gênero, idade, classe social e região do Brasil, e essas pessoas responderam questões sobre seus hábitos, planos e sonhos de viagens.
A gerente de marketing da MindMiners, Danielle Almeida, revela que alguns resultados do relatório surpreenderam os pesquisadores, como o número alto de pessoas que ainda procuram as lojas físicas das agências de viagens, 23% dos entrevistados, apesar do crescente uso dos dispositivos digitais, para compra de passagens e reservas de hotéis.
Outro destaque apontado por Danielle foi em relação a crise econômica. Os brasileiros não deixaram de viajar, mas tiveram que fazer mudanças em seus planos de viagem. ‘’A gente achou que com a crise iria ter um impacto maior’’, afirma a gerente de marketing. ‘’Teve um impacto, mas as pessoas readequaram seus planos, mudando o destino ou os gastos com a viagem’’.
Resultados da pesquisa
A pesquisa apontou que 34% dos entrevistados viajam apenas uma vez ao ano; 31% entre duas e três vezes, enquanto 20% não possuem o hábito de viajar.
Outro dado muito importante é em relação a gastos com viagens, em que o relatório indicou que o orçamento do brasileiro está enxuto. 37% gastam menos de R$ 1.000 com viagens; 32% até R$ 3.000; 17% até R$ 5.000; 10% até R$ 10.000; e apenas 3% mais de R$ 10.000.
Entre os fatores mais importantes para escolher um destino a parte financeira também foi a mais apontada: 43% dos entrevistados elegeram o custo de viagem como o fator mais importante; 29% responderam as opções de entretenimento do destino.
A pesquisa também constatou que os viajantes utilizam muito as redes sociais durante as viagens, inclusive para compartilhar suas experiências, e também a crescente influência das mídias sociais, blogueiros e influenciadores digitais na escolha do destino.
Uma ótima notícia para toda a indústria de turismo e hotelaria é que 92% dos entrevistados disseram pretender viajar nos próximos 12 meses e 65% pelo Brasil.
A pesquisa completa pode ser visualizada no link: https://mindminers.com/estudos/viagens/